Em mais um confronto direto pelo G-4 do Campeonato Baiano, o Bahia derrotou o Barcelona de Ilhéus por 2 x 0 na Arena Fonte Nova. Na noite desta quarta-feira (31), Everton Ribeiro e Rafael Ratão marcaram para dar o triunfo ao Esquadrão.
Com o resultado, o Bahia foi a 10 pontos e assumiu a liderança do Baianão. Para permanecer na posição até o fim da rodada cinco, o Tricolor precisa torcer por um tropeço do Vitória contra o Jequié.
O próximo compromisso do Bahia é pela Copa do Nordeste 2024. No domingo (4), a equipe baiana recebe o Sport na Arena Fonte Nova, às 16h, pela primeira rodada da competição.
O JOGO
Primeiro tempo
O Barcelona de Ilhéus não se intimidou e partiu para cima do Bahia logo no primeiro minuto. Natan teve duas chances no mesmo lance para inaugurar o marcador, mas Adriel fez ótimas defesas. O Esquadrão melhorou na partida e, pelo lado direito, criou suas melhores oportunidades. Com o volume ofensivo do Tricolor, a Onça-Pintada se postava na defesa e aproveitava os contra-ataques para assustar. Apesar da primeira etapa muito movimentada, nenhuma das equipes foi efetiva e o placar terminou zerado.
Antes de completar o primeiro minuto, Dionas Bruno recebeu passe e, de primeira, tocou para Natan, que partiu em velocidade. Na hora da finalização, o atacante chutou em cima de Adriel, aproveitou o rebote e mais uma vez parou na defesa do goleiro.
Aos dois, Ninho Xavier recuperou a saída errada do Esquadrão e acionou Dionas Bruno sozinho na pequena área. O camisa 31 finalizou por cima da meta, porém estava em posição irregular e a jogada foi anulada.
Aos nove minutos, Cauly recebeu na intermediária, tocou para Gilberto e passou para receber. Na volta, o camisa 8 pegou mal e bateu por cima da meta.
Cauly mais uma vez! Aos 16, o meia recebeu passe na meia-lua da grande área e chutou de primeira, mas Thiago Passos defendeu com as pontas dos dedos.
Na trave! Aos 23 minutos, Cauly avançou pela direita e cruzou na cabeça de Gilberto, que mandou a bola no poste esquerdo.
Aos 29, Everton Ribeiro tocou nas costas da marcação para Cauly. O camisa 8 foi até a linha de fundo e passou para Thaciano finalizar, mas a defesa cortou em cima da linha.
Chegou a Onça-Pintada! Aos 40 minutos, Dionas Bruno arriscou de longe e o goleiro tricolor pulou no canto esquerdo para defender.
Segundo tempo
O Bahia voltou do intervalo com o mesmo ímpeto ofensivo que terminou o primeiro tempo e abriu o placar na Fonte Nova. Aos 11 minutos, Everaldo cruzou para Everton Ribeiro marcar de cabeça. Após as entradas de Luciano Juba e Biel, o Tricolor seguiu pressionando para ampliar a vantagem. O Barcelona de Ilhéus não teve criatividade para incomodar e sofreu o segundo gol. No fim, Rafael Ratão recebeu lançamento de Thaciano e sacramentou o triunfo do Esquadrão.
Aos oito minutos, Yago Felipe recebeu perto da meia-lua, chutou colocado, mas mandou para fora.
Gol do Bahia! Aos 11, Everaldo foi até a linha de fundo e cruzou na cabeça de Everton Ribeiro. A bola desviou no defensor, bateu na trave e foi morrer no fundo das redes.
Aos 18 minutos, Hugo Moura aproveitou erro de Biel, roubou a bola e arriscou de longe. A bola passou rente à trave esquerda de Adriel.
Aos 32, Biel descolou passe entre a linha da marcação para Rafael Ratão. O atacante bateu rasteiro e Thiago Passos defendeu.
Segundo do Tricolor! Aos 38 minutos, Ratão recebeu passe em profundidade de Thaciano e finalizou na saída do goleiro para ampliar o marcador.
FICHA TÉCNICA
Bahia 2 x 0 Barcelona de Ilhéus
Campeonato Baiano – 5ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 31/01/2024 (quarta-feira)
Horário: 19h15
Árbitro: Eziquiel Sousa Costa (BA)
Assistentes: Paulo de Tarso Bregalda Gussen (BA) e Daniella Coutinho Pinto (BA)
Quarto árbitro: Janielton Andrade de Oliveira (BA)
Gols: Everton Ribeiro e Rafael Ratão (Bahia)
Cartões amarelos: Caio Alexandre (Bahia) / Cesinha e Bruno Ritter (Barcelona de Ilhéus)
Bahia: Adriel; Gilberto, Gabriel Xavier, David Duarte e Ryan (Luciano Juba); Yago Felipe (Caio Alexandre), Thaciano, Cauly e Everton Ribeiro © (Jean Lucas); Ademir (Biel) e Everaldo (Rafael Ratão). Técnico: Rogério Ceni
Barcelona de Ilhéus: Thiago Passos; Hugo Moura, Bruno Ritter, Wesley e Reginaldo (João Henrique); Ninho Xavier (Edvan), Ramires © (Jefferson) e Hadrian; Natan, Dionas Bruno (Tauã) e Cesinha (Vitor Hugo). Técnico: Betinho