A Ponte Preta recuperou mais um time no Campeonato Brasileiro e mostrou porque tem a fama de “Robin Hood”. Na noite de quarta-feira, com três falhas do sistema defensivo e um primeiro tempo abaixo da crítica, a Macaca foi derrotada pelo Vitória, por 3 a 1, no Estádio Manoel Barradas, pela 18ª rodada.
O Leão não sabia o que era vitória há cinco jogos, sendo quatro derrotas, e por isso se manteve na penúltima colocação mesmo com o resultado positivo, chegando aos 16 pontos. Já a Ponte Preta estacionou nos 21 e perdeu a chance de se distanciar da zona de rebaixamento.
A Macaca, porém, tem um jogo a menos que os demais – o duelo contra o Fluminense do último fim de semana foi adiado por conta da morte do filho de Abel Braga.
Vitória aproveita
Gilson Kleina entrou apostando no contra-ataque com três volantes e três atacantes de velocidade, mas a tática foi por água abaixo logo aos dois minutos. Neilton cobrou escanteio e Tréllez subiu mais que Jeferson para abrir o placar. A boa tocou no travessão e depois em Aranha antes de entrar.
Aos nove, Rodrigo soltou a bomba em cobrança de falta, Caíque espalmou e a zaga rubronegra afastou na sequência. Três minutos depois, em mais uma falha pontepretana, o Vitória ampliou. Juninho cruzou, Rodrigo escorregou bisonhamente na hora de tentar o corte e a bola sobrou para Neilton, que teve tempo de dominar e apenas deslocar Aranha.
A Macaca estava perdida em campo e não conseguia criar nenhuma jogada ofensiva, sendo totalmente dominada pelo Vitória, que tirou o pé depois de fazer 2 a 0. Aos 28, Lucca arriscou de fora da área e quase que Caíque se complicou na hora de fazer a defesa. O Leão, porém, sempre levava perigo pelo alto. Neilton cruzou e Kanu desviou de cabeça por cima do travessão.
Em mais uma falha da Ponte Preta, o Vitória liquidou o jogo aos 35 minutos. Elton entregou a bola nos pés de David, que desceu em velocidade e rolou para Tréllez soltar a bomba no alto de Aranha. Depois disso, o Leão levou o jogo a “banho maria”.
Na saída do gramado, o meia Renato Cajá assumiu que o gol marcado pelo Vitória logo aos dois minutos acabou com a proposta de jogo da Ponte Preta.
“Time vacilou logo no começo e a proposta de jogo foi desfeita. Vamos tentar organizar para buscar fazer um bom segundo tempo”, disse Cajá, que entrou no lugar de Jadson logo após o segundo gol rubronegro.
Jogadores do Vitória comemoram a vitória depois de cinco tropeços seguidos
Jogadores do Vitória comemoram a vitória depois de cinco tropeços seguidos
Logo aos três minutos, Elton acertou uma bomba no ângulo de Caíque e diminuiu para a Ponte Preta, marcando um golaço em Salvador.
Na sequência, Renato Cajá saiu jogando errado e Tréllez cruzou fechado, mas ninguém conseguiu completar. O atacante rubronegro voltou a levar perigo, sendo travado por Rodrigo.
Etapa final
O segundo tempo começou movimentado. Lucca desceu em velocidade e passou para Emerson Sheik chutar rasteiro. A finalização saiu travada e facilitou a vida de Caíque. Aos 17, Danilo Barcelos roubou a bola de Yago e recebeu de Lucca, finalizando rasteiro. Com os pés, o goleiro rubronegro impediu o segundo gol pontepretano.
A Macaca melhorou na partida e quase fez aos 24. Saraiva recebeu nas costas da defesa, passou pela marcação e bateu para defesa de Caíque. Sempre pelo alto, o Vitória chegou com André Lima, mas Aranha salvou quase em cima da linha. No contra-ataque, Lucca desceu em velocidade e cruzou rasteiro, mas Saraiva chegou atrasado.
No contra-ataque, David recebeu nas costas da defesa e soltou a bomba na rede pelo lado de fora. Sem conseguir marcar, a Ponte diminuiu o ritmo e o jogo caiu de produção nos minutos finais.
Ficha
Renda: R$ 50.332,50
Público: 5.247 pagantes
Vitória: Caíque; Caíque Sá, Wallace, Kanu e Juninho; Ramon, Uillian Correia, e Yago (Patric); Neilton (André Lima), David e Santiago Tréllez (Danilinho). Técnico: Vagner Mancini.
Ponte Preta: Aranha; Jeferson (Nino Paraíba), Marllon, Rodrigo e Danilo; Naldo, Elton, Jádson (Renato Cajá) e Maranhão (Felipe Saraiva); Lucca e Emerson Sheik. Técnico: Gilson Kleina
Próximos jogos
Os dois times voltam a campo no próximo domingo, pela última rodada do primeiro turno. O Vitória enfrenta o Flamengo, às 11h, no Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro, enquanto a Ponte Preta recebe o Vasco da Gama, às 19h, no Moisés Lucarelli, em Campinas.