Câmara aprova urgência para projeto que libera mais recursos do Pré-Sal para saúde e educação

Date:

 

A urgência para apreciação do projeto de lei complementar (PLP), foi aprovada por unanimidade pela Câmara dos Deputados. A medida exclui do cálculo dos limites de despesas primárias, as despesas temporárias com educação pública e saúde previstas na legislação que trata do Fundo Social do Pré-Sal, e as despesas das metas fiscais.

Após a decisão, o projeto pode ser votado diretamente em plenário, sem passar pelas comissões da Casa. A lei que afirma o uso do Fundo Social do Pré-Sal determina a destinação, na lei orçamentária anual da União, do equivalente a 5% do montante do fundo em cada ano para a educação pública e a saúde.

O deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), autor do projeto, os aportes anuais no Fundo Social são da ordem de R$ 30 bilhões e, caso o PLP 163/2025 seja aprovado, será possível acrescer algo em torno de R$ 1,5 bilhão ao ano para educação e saúde nos próximos cinco anos.

“Trata-se de áreas em que há notória carência de recursos, de forma que esses recursos adicionais certamente serão bem-vindos! Ocorre que, se essas despesas forem computadas nos limites de gastos previstos pelo Novo Arcabouço Fiscal, a disponibilidade de recursos para gastos discricionários ficará ainda mais limitada”, alegou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Salvador teve apenas cinco dias sem registro de chuva em 2025, aponta Defesa Civil

  Salvador registrou, ao longo de 2025, apenas cinco dias...

INSS altera atendimento no Natal e no Ano Novo

  As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...

Bahia anuncia compra do goleiro Ronaldo; saiba valores

  O Bahia anunciou nesta segunda-feira (22) a compra do...

Vitória encaminha a contratação de volante que disputou a Série A

  O Vitória acertou a contratação do volante Caíque Gonçalves....