A primeira fase do Campeonato Baiano foi encerrada na tarde deste domingo. Com quatro do centroavante Fernandão, o Bahia goleou o rebaixado Jequié por 5 a 0, no Waldomiro Borges, e garantiu a classificação. O Vitória, por sua vez, perdeu por 2 a 0 do Fluminense de Feira e acabou eliminado.
Com 15 pontos, o Bahia termina no terceiro lugar e, na semifinal, enfrenta o Atlético de Alagoinhas, segundo com 16 pontos. Do outro lado, jogam Bahia de Feira (16) e Vitória da Conquista (13). O Vitória, também com 13 pontos, terminou no quinto lugar, o primeiro fora da zona de classificação.
Em Jequié, o Bahia conseguiu inaugurar o marcador logo aos 14 minutos do primeiro tempo. Ramires entrou na área, passou pela marcação e, na tentativa de tocar para Arthur Kaíque, pegou errado. O centroavante Fernandão, então, recuou o corpo e bateu cruzado.
Aos 46 minutos da etapa inicial, Douglas Augusto recebeu de Fernandão, levou até a linha de fundo e cruzou para o centroavante completar de cabeça. Inspirado, após passe de Moisés, o artilheiro marcou o terceiro aos 8 minutos do segundo tempo em nova cabeçada.
Fernandão balançou a pela quarta vez na partida aos 19 minutos da etapa complementar. O centroavante recebeu na entrada da área e marcou mais um para o Bahia. Aos 29, Shaylon levantou e Arthur Caíke anotou o quinto gol do time visitante.
Vexame se repete
Já o Vitória, mesmo em casa, no Manoel Barradas, acabou derrotado por 2 a 0 pelo já eliminado Fluminense de Feira. A equipe visitante entrou ligada e marcou logo no primeiro minuto. Após belo lançamento de Allysson, a defesa rubro-negra tentou fazer linha de impedimento e a bola sobrou para cabeçada certeira de Deysinho.
Na tentativa de buscar o empate, o Vitória chegou a criar algumas oportunidades, mas acabou tomando o segundo aos 42 minutos do segundo tempo. Gustavo recebeu passe em profundidade, driblou Ronaldo e chutou rasteiro para definir o triunfo do Fluminense de Feira.
Ricardo Davi, do grupo de Carlos Falcão, repete o fracasso quando em 2015, não classificou o Vitória para a semifinal do Baiano. O Vitória pode ficar novamente fora da Copa do Nordeste em 2020. O Vitória também foi eliminado da Copa do Brasil e resta agora a Copa do Nordeste. Hoje, estaria desclassificado.
Rebaixado
Além da goleada, o Jacobina amarga o rebaixamento para a segunda divisão com 7 pontos em 9 jogos.
Outros resultados:
Juazeiro 2 x 2 Bahia de Feira
Jacobina 2 x 1 Vitória da Conquista
Atlético de Alagoinhas 3 x 2 Jacuipense