Os militares lotados na 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), major Diego Pestana e o sargento Wellington, comandante do Pelotão Especial Tático Operacional – PETO -, foram homenageados na tarde desta terça-feira (9), pela alta cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP).
Devido aos relevantes serviços prestados aos municípios (Candeias, Madre de Deus, São Sebastião do Passé e São Francisco do Conde) em que a Companhia atua, eles receberam a medalha honrosa Alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes).
A honraria está ligada também na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em que a Companhia obteve uma diminuição de 19,6% no 1º semestre de 2024 em comparação com o 1º semestre de 2023.
Os números se tornam ainda mais expressivos quando se é olhado para a cidade de São Francisco do Conde que não registra assassinatos há mais de 6 meses. “É gratificante receber essa honraria pois trabalhamos muito para reduzir os índices de violência e, claro, proteger a vida do cidadão. Agradeço a todos os guerreiros da 10ª pela disposição e entrega em prol da segurança nas 4 cidades”, ressaltou major Pestana.
A condecoração aconteceu no Auditório Adalgisa Borges, Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), bairro do Costa Azul, em Salvador.
Medalha Tiradentes
Tal honraria é destinada a homenagear policiais do Sistema Estadual da Segurança Pública que no campo de suas atividades se hajam distinguido de forma notável ou relevante, e tenham contribuído para o engrandecimento da Segurança Pública do Estado da Bahia.