A crise política entre o prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina (PP) e a vice-prefeita Márcia Gomes (PSDB) provocou a saída de mais um secretário. O titular da pasta de Indústria e Comércio, André Peixoto, anunciou nesta quarta-feira (2), na sua página pessoal do Facebook, o pedido de exoneração do cargo.
Na carta, entregue ao gabinete do prefeito na última segunda-feira (31), ele afirma que a gestão possui “planejamento inconsistente e frágil, mediante ações contraditórias” e não disponibilizou condições de trabalho. Em nota, Peixoto agradeceu o trabalho e informou que dará continuidade as suas atividades pessoais.
O nome que substituirá André Peixoto deve ser anunciado nos próximos dias pelo prefeito. Esse é o segundo secretário que deixa a gestão em sete meses de mandato.
Confira a nota:
“Quero comunicar a vocês que pedi exoneração do cargo de Secretário de Indústria e Comércio, da Prefeitura Municipal de Candeias, em carta protocolada no dia 31 de julho de 2017.
Quando os nossos sonhos caminham à deriva, sem apoio, não podemos continuar paralelos a ideais completamente diferentes dos nossos. Não podemos ser coniventes a ideias vazias.
Na oportunidade, quero agradecer o apoio de todos vocês que torceram pela minha gestão junto à secretaria.
_______________________________________
À PREFEITURA MUNICIPAL DE CANDEIAS/BA
Av. Celino Gomes da Silva, S/N, bairro Jardim Ouro Negro.
Candeias/Ba. Cep.: 43800-000
Ilmo. Sr. Prefeito Pitágoras Alves da Silva Ibiapina
Ofício nº 063/2017
Assunto: Pedido de Exoneração
Cumprimentando-o cordialmente, e em atenção a transparência que a vida pública nos impõe, vimos externar as razões fáticas que norteiam a decisão de nosso afastamento da administração pública municipal de Candeias, conforme a seguir exposto.
Neste momento, tendo em vista o rompimento do nosso grupo político, com a vossa gestão, julgamos inadequado nos manter na condução dos trabalhos da Secretaria de Indústria e Comércio da Prefeitura Municipal de Candeias, uma vez que nosso intento de governabilidade já não se perfaz em unidade.
Insta salientar que durante toda a nossa gerência na Secretaria, visamos contribuir com a cidade, sempre buscando a máxima de vertentes industriais e comerciais para incrementá-las a nossa realidade, de maneira a fomentar ideias para o desenvolvimento econômico de Candeias.
Enquanto agente político de uma nova gestão, acreditamos ter novos ares para administrar, vislumbrando reais chances de tornar promissora a pasta de Indústria e Comércio, com vistas a trazer resultados efetivos e rentáveis para o município.
Nesse sentido, exemplificando tais ações, logo no primeiro mês da gestão, nos reunimos com a direção estadual do Sebrae, buscando vantagens de trazer os serviços da instituição para a cidade, com ações que contribuíssem para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.
Por conseguinte, houve nossa conversa com a gerência do Porto de Aratu, na qual identificamos a existência de oportunidades empresariais, com vistas a possibilidade de geração de emprego e renda para o nosso município;
Cabe registrar ainda, entendimentos com a presidência da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Candeias, na busca por melhor relacionamento entre os comerciantes de nossa cidade e o poder público.
Mais uma importante atividade foi nossa atuação junto à presidência do Sindicato dos Empregados do Comércio de Candeias, na finalidade de também estabelecer parcerias e, a partir da coletividade, viabilizar o crescimento do comércio de nossa cidade.
No mesmo sentido, cumpre pontuar o ineditismo da nossa pesquisa de opinião pública, que teve como objetivo estudar o comércio, por ser uma das principais fontes de emprego e renda do nosso município. Pelo que apresentamos as inúmeras demandas apontadas no relatório, com vistas a propor melhorias para fortalecer o trabalho comercial e, consequentemente, ter um retorno econômico dentro do município.
Desse modo, conforme todas as atividades acima relatadas, bem como os mais diversos encontros que tivemos com os órgãos e instituições do setor, buscamos concretizar nossa motivação e esforços em criar parcerias que qualificassem os comerciantes e os comerciários, os empresários de micro e pequenas empresas, que disponibilizassem potencial de investimento para as grandes empresas.
Contudo, apesar de nossas ações buscarem crescimento local e melhorias na economia, observamos que o Senhor Prefeito vem administrando com um planejamento inconsistente e frágil, mediante ações contraditórias, e que não condizem com o nosso desejo de ver esta cidade crescer.
Assim sendo, por não vislumbrar condições de trabalho que nos permitam concretizar o crescimento em potencial para esta cidade, ainda mais diante de sua arrecadação, vimos externar tais inconformidades, o que inviabiliza a nossa continuidade na pasta.
Pelo exposto, venho solicitar exoneração do cargo de Secretário de Industria e Comércio, ao tempo em que externo gratidão pela oportunidade conferida, bem como renovo votos de esperança para que os direitos alusivos ao povo norteiem a sua gestão pública municipal.
Candeias/BA, 31 de julho de 2017.
André Peixoto de Santana
Cidadão Candeense”