O prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina revogou nesta quarta-feira (25), parte do decreto que prevê o fechamento das casas lotéricas do município. A medida foi adotada na última sexta-feira (20), para conter o avanço do coronavírus. No novo decreto, poderão funcionar farmácias, supermercados, mercearias, padarias, postos de combustíveis, distribuidoras de água e gás, funerárias, serviços de urgência e emergência, como também de clínicas veterinárias, pet shops, agências/casas lotéricas, agências bancárias, correspondentes bancários e laboratórios.
Em um vídeo nas redes sociais, publicado na última segunda-feira (23), o prefeito declarou que funcionários das casas lotéricas, das agências bancárias e outros empreendimentos devem adotar medidas como usar luvas e máscaras e o controlar o fluxo de pessoas para evitar o contágio. “Nós estaremos revogando a decisão das casas lotéricas, nós estaremos reabrindo as casas lotéricas, mas pedimos que a cidade continue com o bom senso”, disse o prefeito.
O decreto proíbe a utilização de som em porta- malas e paredões como forma de inibir a presença de pessoas e evitar aglomerações. A medida prevê a utilização de carros de som para auxiliar na conscientização contra o coronavírus (COVID-19).
“Qualquer tipo de som Mecânico que possa estar fazendo festa ou que possa estar fazendo balbúrdia proporcionando aglomerações iremso pegar esse instrumento, esse equipamento será apreendido”, destacou.
Outra medida do decreto suspende a realização de enterros e a concentração de pessoas em velórios.