Na tarde da ultima quarta-feira (29), a Prefeitura de Candeias, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou na Biblioteca Municipal Dalila Baptista, a consultoria de pré-lançamento da Lei Paulo Gustavo. Na ocasião, os artistas e fazedores de cultura, puderam esclarecer suas dúvidas e conhecer todo o detalhamento de como funcionará o edital.
Durante o encontro, os fazedores de cultura tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de elaboração e publicação dos instrumentos de repasse, número de vagas, categorias e a fase de inscrição no edital, execução do processo de pré-operacionalização, operação do edital e prestação de contas do município.
“Nós estamos aqui falando sobre essa importante lei federal, criada para abraçar e amparar os artistas que ficaram impossibilitados de trabalhar na pandemia, mas saber que aqui em Candeias a Prefeitura sempre esteve empenhada na valorização cultural, e no período da covid-19 o município criou à Lei Rolmar Duarte para que vocês não ficassem desamparados”, disse o prefeito Pitágoras Ibiapina.
Na oportunidade, o Consultor Especialista em Gestão Pública Municipal, Lúcio Flávio Rufino, explanou sobre os princípios da lei e como será o processo perante o Edital que será lançado em breve, apoio financeiro para produção de projetos audiovisuais e premiações para artistas, fazedores de cultura e coletivo de Candeias, que sofreram danos financeiros devido à paralisação da maioria das manifestações culturais durante a pandemia de Covid-19.
Conforme o palestrante, serão destinadas vagas para duas modalidades, o audiovisual e demais áreas culturais. Na categoria de audiovisual estão incluídas longas, médias e curtas-metragens, videoclipes, mostras e espaços de cinema, formação e difusão audiovisual.
Nas demais áreas culturais estão incluídas premiações artísticas e culturais coletivas e individuais, como literatura, música, cultura tradicional, teatro.