Cerca de 700 mesários foram convocados para atuar nas eleições de outubro no município de Candeias, na região metropolitana de Salvador. Segundo o chefe do cartório eleitoral do município, Roger Fábio Fassarella, o treinamento para a turma de mesários que vão atuar nos distritos da cidade acontece até a próxima sexta-feira (14).
Para as eleições deste ano, os mesários foram convocados até 8 de agosto. O treinamento é obrigatório para todos os convocados. Os principais requisitos para ser mesário são estar em dia com a Justiça Federal e ter completado 18 anos até o 1º turno das eleições. Parentes de candidatos de até segundo grau, bem como cônjuges, não podem exercer a função. Integrantes de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva e autoridades, e agentes policiais também não podem ser eleitos mesários.
Cada mesário recebe um auxílio-alimentação por turno trabalhado. O valor é determinado por cada estado, obedecendo o teto máximo de R$ 35. Entre as funções que podem ser desenvolvidas pelos mesários no dia da eleição estão as seguintes: presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, secretário e suplente. Cabe a eles também organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica, processar justificativas e conduzir, com tranquilidade, os trabalhos de votação.