A Prefeitura continua com a ação preventiva “Operação Chuva”, para amenizar os transtornos no período de chuva. Para isso, a Secretaria de Serviços Públicos – Sesp, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil-Comdec, vem executando, diariamente, limpeza de córregos e canais para prevenir os transtornos provocados pela chuva que atinge Candeias anualmente no período de abril a julho.
Neste mês de fevereiro, a equipe da Defesa Civil realiza ações preventivas na Saboaria, Urbis I (Caminhos 14, 16, 17) e no Ouro Negro. As intervenções são feitas de forma manual e também com auxílio de máquinas pesadas, de acordo com a necessidade do local.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Everton Souza, essas intervenções são contínuas e necessárias para manter os córregos e canais sempre limpos. “Temos muito trabalho por conta do descarte, pela população, de móveis em lugares inadequados. O que mais encontramos nestas limpezas são pneus, sofás, colchões, fogão, geladeira, baldes, tonéis e sacos plásticos”, lamenta Everton.
O prefeito, Dr. Pitagoras Ibiapina, pede a colaboração de todos para diminuir este problema crítico provocado pelo descarte irregular de móveis em vias públicas. “Essa ação preventiva que ajuda a desobstruir os canais também é de extrema importância para a prevenção de doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika. Precisamos da ajuda de todos os candeenses no descarte adequado do lixo, para tratar este problema”, pontuou.
A Prefeitura conta com três pluviômetros, para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva no município.