Nos dias 29 e 30 de abril, Madre de Deus recebe a Caravana de Direitos Humanos, iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) do Governo da Bahia. Com abertura oficial marcada para terça-feira (29), às 9h, na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, a ação reúne mais de 10 instituições públicas e privadas oferecendo atendimentos gratuitos à população das 10h às 16h no primeiro dia, e das 9h às 16h no segundo.
A Caravana oferece serviços como emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência, CIPTEA, ID Jovem, segunda via de certidões, além de orientação jurídica, atendimentos do PROCON, INSS, Embasa, Neoenergia, intermediação de mão de obra via SINE Bahia, vacinação e atualização do CadÚnico. Microempreendedores também serão atendidos.
Além dos atendimentos, o evento contará com atividades formativas em direitos humanos, bullying, violência contra a mulher e direitos da população LGBTQIA+. As ações ocorrerão na Escola Antônio Carlos Magalhães e no Colégio Estadual Professor Antônio Balbino.
A ação é realizada em parceria com diversas secretarias municipais e visa fortalecer a cidadania, especialmente entre grupos vulneráveis. “É um compromisso com a dignidade humana e o acesso à justiça em toda a Bahia”, afirma o secretário da SJDH, Felipe Freitas.