A gente observa que a piora da situação consiste basicamente de três momentos: primeiro, o aumento de pessoas contaminadas que aconteceu entre janeiro e fevereiro; segundo, o aumento das internações hospitalares que vêm acontecendo desde meados de fevereiro, com casos graves; o último momento, o mais triste, é quando há mortes.
Nos últimos três dias seguidos, nosso boletim ficou preto e branco, em sinal de luto. Uma morte quinta, duas ontem e duas HOJE. Isso não aconteceu em nenhum momento do ano passado. E já contamos dolorosas oitenta e cinco perdas de candeenses.
O momento atual tem vários fatores em jogo:
– pouca consciência da população
– exaustão das equipes de saúde
– lentidão na vacinação
– pressão no sistema de saúde
– prejuízos à economia
– variantes mais letais do vírus, atingindo jovens e velhos e se propagando mais rápido
Enfim.
Apesar das medidas de restrição impostas pelo governo, nós só experimentamos melhoria no índice de isolamento na primeira semana de março.
Conclamo a vocês que estão empenhados no enfrentamento e no combate à essa epidemia em Candeias que continuem. Não desistam. Chamem a atenção, insistam na conscientização, repassem informação. Força! A história é rica em exemplos de pequenos exércitos que venceram grandes batalhas.
Essa é a semana crucial pra começar a colher os resultados!!
É com a tristeza e a preocupação de quem teve a família atingida por essa tragédia que eu peço. Mas também é com a certeza de que a situação tende a melhorar que eu trago essas palavras. É com a certeza de que participo de uma gestão que não mede esforços pra oferecer ao seu povo o melhor que me inspiro fazer esse apelo.
Vamos JUNTOS, TODOS vencer esse vírus maldito. Com fé em Deus!
Marcelo Cerqueira
secretário de saúde