O deputado Diego Coronel (PSD) defendeu, em indicação encaminhada ao governador Rui Costa, a implantação da Ronda Maria da Penha no município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, e a ampliação do número do efetivo policial da delegacia da mulher, a fim de atender as demandas da localidade, principalmente nos finais de semana.
No documento apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado lembrou que o município conta com uma população de mais de 86 mil habitantes (IBGE 2018) e tem o 11º maior PIB do Estado. A economia de Candeias, acrescentou ele, gira em torno das indústrias instaladas no seu robusto parque industrial, com escoamento através de um dos mais importantes portos do Brasil, o porto de Aratu, além de estar próxima da Refinaria Landulfo Alves (RLAM), segunda maior do país.
“Dada a importância do município, bem como suas características industriais e portuárias, já se faz por esses motivos, de grande importância atenção especial da Secretaria de Segurança Pública do Estado, visando garantir a segurança de todos que lá estão domiciliados”, defendeu Diego Coronel, ao justificar a indicação.
De acordo com ele, nos últimos meses, as mulheres candeenses têm sido vítimas constante de assédio, medo, humilhação, espancamentos e até homicídios, principalmente nos finais de semana, onde os níveis das ocorrências aumentam e a Delegacia especializada de atendimento a mulher não comporta esta demanda, sendo necessário o encaminhamento para a 20ª DTP.