Nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000, o ex-nadador Edvaldo “Bala” Valério voltou para a Bahia com a medalha de bronze na bagagem. Junto com a equipe brasileira de natação, ele ficou em terceiro no revezamento 4x100m livres. Para a próxima edição dos Jogos, que será realizada em Tóquio entre os dias 24 de julho e 9 de agosto deste ano, ele acredita que o trio baiano da maratona aquática formado por Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e Victor Colonese tem boas chances de repetir seu feito de 20 anos atrás.
Dos três, apenas Ana Marcela, de 27 anos, já tem o passaporte carimbado para o Japão. Ela aproveitou a chance quando a prova dos 10km no Mundial de Desportos Aquáticos, disputado em Gwangju, na Coreia do Sul, em julho do ano passado, distribuiu vagas para as dez primeiras colocadas. Naquela prova, a baiana cruzou a linha de chegada na quinta posição. Esta era a única chance de um país ter dois representantes do mesmo gênero na prova. Por isso, a gaúcha Viviane Jungblut está fora da próxima edição das Olimpíadas. No masculino, Allan do Carmo, de 30, e Victor Colonese, de 28, vão disputar a seletiva olímpica em Fukuoka nos dias 30 e 31 de maio. No total, serão 25 vagas de cada sexo e cada país terá apenas um representante por direito.
“Ana Marcela já está classificada. Pelos resultados que alcançaram recentemente, Allan e Victor têm muitas chances”, afirmou Bala Valério em entrevista
Fonte: Bahia Notícias.