O governador Rui Costa (PT) considera que a Bahia tem percentuais baixos de contaminados pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. De acordo com o gestor estadual “A Bahia se destaca, se considerar o cenário nacional”. Enquanto o país tem pouco mais de 1,3 mortes – a maioria concentrada em São Paulo -, foi registrada, nesta segunda-feira (13), a 22ª morte em solos baianos.
“E isso é graças a vocês, que têm acatado as medidas”, reforçou Rui, em transmissão ao vivo na noite de hoje. O governador também anunciou que 14 municípios terão o transporte intermunicipal normalizado a partir desta terça-feira (14), por não haver registro de casos nos locais há 14 dias ou mais.
“Essas 14 cidades estão saindo das medidas restritivas, e eu espero logo, logo, poder anunciar isso para outros lugares”, afirmou, em referência a Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Canarana, Conceição do Jacuípe, Conde, Correntina, Dias D’Ávila, Entre Rios, Guanambi, Itamaraju, Jequié, Nova Soure, Pojuca e São Domingos.
Monitora Covid-19
Durante o pronunciamento para internautas, Rui Costa pediu que a população faça o quanto antes a utilização do aplicativo Monitora Covid-19, lançado pelo governo na semana passada. Segundo o gestor, a medida é semelhante a uma estratégia adotada pelos chineses para identificar mais rápido os locais onde há concentração de pessoas com os sintomas da doença.
“Na China, esse monitoramento pelos celulares é permitido, aqui, não. Por isso nós precisamos que vocês baixem o app e autorizem a localização do GPS, porque assim você vai informar qual sintoma sente e a gente vai entrar em contato com a vigilância sanitária para que vá e trate imediatamente. Aposto muito nesse app”, reforça, ao salientar que a tática funcionou bem no país asiático.
Para Rui, outra estratégia importante que visa evitar o colapso do Sistema Único de Saúde (SUS) é o número 155 – que as pessoas podem ligar gratuitamente e esclarecer dúvidas pela doença. Assim, não há necessidade de se expor para sair e buscar informações em unidades de saúde, por exemplo.
Fonte: Bahia.ba