A agência que regulamenta os medicamentos nos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA), autorizou ontem (29), o uso limitado em caráter de emergência de dois medicamentos utilizados no combate à malária, a cloroquina e a hidroxicloroquina, para tratamento de Covid-19 no país.
Na semana passada, o presidente Donald Trump disse que os dois medicamentos poderiam ser um “presente de Deus”, mas os cientistas alertaram para os perigos de se utilizar medicamentos sem testes comprovados.
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos citou em comunicado a doação de 30 milhões de doses das substâncias pelas gigantes farmacêuticas Buyer e Novartis para o estoque nacional.
Segundo o comunicado, o FDA pode permitir o uso de emergência para facilitar o acesso a substâncias ainda não aprovadas para responder a ameaças “químicas, biológicas, ameaças radiológicas e nucleares”.
Os medicamentos, cloroquina e hidroxicloroquina, também são utilizados para tratar doenças como o lúpus e a artrite reumatoide.