O Governo do Estado confirmou no final da manhã desta sexta-feira (12), que houve rompimento na barragem do Quati, na cidade de Pedro Alexandre, após vistoria técnicos da Defesa Civil do Estado e do Corpo de Bombeiros.
O órgão afirma que inicialmente, houve transbordamento da barragem, com rachaduras nas laterais, mas a barragem não suportou a pressão da água e acabou provocando rompimento parcial do equipamento.
Na tarde desta sexta será realizada uma nova vistoria para verificar a extensão dos danos da barragem.
A água da barragem invadiu Pedro Alexandre e a cidade vizinha Coronel João Sá. A cidade de Coronel João Sá foi a mais atingida pela inundação, porque fica em uma altitude mais baixa que Pedro Alexandre. Cerca de 500 pessoas estão desalojadas.
A forte chuva que cai na região aumentou o volume de água do Rio do Peixe, que deságua na barragem. O percurso do rio entre as cidades de Pedro Alexandre e Coronel João Sá é cerca de 80 km.
A barragem do Quati foi construída pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e entregue em novembro de 2000 à Associação de Moradores da Comunidade do distrito. Ela represa o Rio do Peixe para o período de estiagem.