O Bahia voltou a vencer após três jogos. Na noite deste domingo (27), o Esquadrão de Aço bateu o Juventude por 3 a 0, na Arena Fonte Nova, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jean Lucas, duas vezes, e Lucho Rodríguez marcaram os três gols que definiram o placar da partida.
Com o resultado positivo, o Tricolor voltou a figurar no G-4 da tabela de classificação ao somar 28 pontos e assumir o quarto lugar. Estacionado nos 11, o Alviverde gaúcho caiu para a vice-lanterna.
Agora, o Bahia vira a chave para a disputa da Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira (30), às 19h30, o Esquadrão de Aço enfrenta o Retrô, novamente na Fonte Nova, pelo jogo de ida das oitavas de final. Pelo Brasileirão, o time baiano visita o Sport, no sábado (2), às 16h, na Ilha do Retiro, pela 18ª rodada.
Primeiro tempo
O Bahia chegou com perigo aos dois minutos na cabeçada de Willian José que obrigou Gustavo a fazer boa defesa. No rebote, Pulga finalizou por cima. Gabriel Xavier falhou e Gabriel Tagliari partiu em velocidade saindo de cara com Ronaldo. Ele chutou e a bola bateu no travessão salvando o Tricolor aos nove. Depois, Everton Ribeiro desperdiçou boa chance dentro da área ao receber passe de Jean Lucas, mas chutou por cima da meta gaúcha aos 23.
Jean Lucas abre o placar para o Esquadrão de Aço
O Bahia abriu o placar com Jean Lucas aos 26 minutos. Ademir recebeu um bolão de Everton Ribeiro, disparou pela direita, invadiu a área, cortou Natã, rolou para o meio e o camisa 6 finalizou para balançar as redes. Bahia 1×0 Juventude
Segundo tempo
Os dois times voltaram dos vestiários com as mesmas formações da etapa inicial. O Juventude assustou a torcida tricolor no chute perigoso de Lucas Fernandes que passou tirando tinta da trave esquerda de Ronaldo.
Jean Lucas amplia para o Esquadrão de Aço
O Bahia ampliou o placar ao marcar o segundo gol novamente com Jean Lucas aos 12 minutos. Bola na entrada da área, Everton Ribeiro soltou a bomba, mas ela parou no meio do caminho e o camisa 6 aproveitou o rebote para encher o pé e estufar as redes. Bahia 2×0 Juventude
Jean Lucas quase pediu música ao tentar fazer o terceiro gol chutando de fora da área aos 30 minutos, mas Gustavo caiu para fazer a defesa. No minuto seguinte, o Tricolor ficou com um jogador a mais com a expulsão de Hudson que deixou o braço ao tentar parar Ademir na velocidade após lançamento de Acevedo.
FICHA TÉCNICA
Bahia 3×0 Juventude
Campeonato Brasileiro – 17ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 27/07/2025 (domingo)
Horário: 18h30
Árbitro: Matheus Delgado Candancan (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Leandro Matos Feitosa (ambos de SP)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Cartão amarelo: Rodrigo Nestor (Bahia) / Hudson, Matheus Babi (Juventude)
Cartão vermelho: Hudson (Juventude)
Gols: Jean Lucas, duas vezes, Lucho Rodríguez (Bahia)
Bahia: Ronaldo; Santi Arias, Gabriel Xavier, David Duarte e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Michel Araujo); Ademir (Kayky), Erick Pulga (Rodrigo Nestor) e Willian José (Lucho Rodríguez). Técnico: Rogério Ceni.
Juventude: Gustavo; Reginaldo (Ewerthon), Abner, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Natã (Luis Mandaca), Hudson, Jadson e Lucas Fernandes (Batalla); Gabriel Veron (Ênio) e Gabriel Tagliari (Matheus Babi). Técnico: Claudio Tencati.