O Grupo Cultural Olodum, que comemorou 45 anos nesta quinta-feira (25), na Varanda Cultural de sua sede, no Pelourinho, aproveitou a ocasião para anunciar o tema de seu carnaval em 2025: “Olodumaré – O Senhor do Universo, raízes e origens do Deus Supremo”.
A escolha implica em um retorno às origens da agremiação, pois o próprio nome do bloco, Olodum, é uma referência a Olodumaré, que, ao contrário do que muita gente pensa, não é um orixá, mas o Deus criador do universo e dele senhor, o Deus dos deuses.
No prefácio do livro “Olodum Carnaval Cultura e Negritude: 1979-2014”, o então presidente da agremiação, João Jorge Rodrigues escreve: “OLODUM – Olodumaré o nome de Deus em iorubá, o nome da rosa, a explosão que criou o mundo, o homem, a mulher, a natureza e a sabedoria”.
“Olodumaré” é também o título de uma música do bloco, de autoria de Jau, Tenisson Del Rei e Paulo Vascon, lançada no Carnaval 2003, sob o tema “A Lenda do Arco-Íris”.
“Para celebrar os 45 anos de fundação do Bloco Afro Olodum, vamos contar, de abril de 2024 até o carnaval de 2025, a história de Olodumaré, o onipotente, onipresente, o supremo Ser e criador de todas as coisas! Vamos falar a partir da origem e das suas raizes mais profundas e também como um bloco afro criado no Brasil, ajudou a divulgar e promover o nome deste Ser supremo no mundo inteiro, através do carnaval, da nossa música, da nossa cultura e da nossa gente”, diz nota emitida pelo bloco.
Portanto, os compositores já podem preparar a inspiração para falar do criador, Olodumaré, e da criatura, que no caso é o próprio afro Olodum.
A partir do ano que vem, o Olodum vai desfilar exclusivamente sem cordas no Carnaval de Salvador.