Pedágio da BR-324 segue com tráfego pelas faixas laterais; governo cobra mudanças, DNIT e Ministério avaliam alternativas

Date:

 

O tráfego na BR-324, principal ligação entre Salvador e o interior da Bahia, continuará sendo feito exclusivamente pelas faixas laterais das antigas praças de pedágio durante o feriado de São João. As cabines centrais seguem fechadas, e a reabertura das cancelas — solicitada pelo governo estadual — ainda não tem previsão. A situação tem gerado queixas de motoristas, especialmente nos horários de pico.

Em nota enviada a imprensa, o Ministério dos Transportes confirmou que “o pedido foi recebido e está em análise técnica no DNIT”. De acordo com a pasta, “entre as alternativas em avaliação, está a ampliação dessas faixas laterais, com o objetivo de garantir maior fluidez ao tráfego”. O ministério acrescentou ainda que “assim que os estudos forem concluídos, a solução adotada será divulgada oficialmente”.

Na última quinta-feira (5), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) declarou que “não tem condições de permanecer desta forma” e informou que foi encaminhado ao governo federal um pedido por “ajustes na modelagem adotada” após o fim da concessão. O trecho está sob administração direta do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), desde que a ViaBahia deixou a operação.

Segundo o Ministério dos Transportes, “não haverá cobrança de pedágio até a realização de um novo leilão, cuja previsão é para dezembro de 2025”. O projeto da nova concessão está sendo ajustado após audiência pública e será encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é de que a nova concessionária assuma no fim de 2026, quando a cobrança voltará a ocorrer, após execução dos serviços iniciais previstos em contrato.

Para o São João, o DNIT já antecipou que “não irá reabrir as cabines de pedágio da BR-324”, alegando “análises técnicas que apontaram riscos à segurança viária e à fluidez do tráfego”. Também foi anunciada a redução do limite de velocidade nos trechos das praças desativadas: “O limite de velocidade nos trechos próximos às praças passará a ser de 60 km/h”. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que o funcionamento das praças desativadas “cabe exclusivamente ao DNIT”, já que o trecho não está sob concessão.

Metro1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Confira quais veículos passarão a exigir placa e CNH dos condutores a partir de 2026

  A partir de 1º de janeiro de 2026, quem...

Na Fonte Nova, Bahia vence o Inter e assume o quinto lugar no Brasileirão

  O Bahia emplacou o terceiro triunfo consecutivo na Arena...

Inmet emite alerta de chuvas intensas para 263 cidades da Bahia

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira...

Candeias: Prefeito Eriton Ramos anuncia antecipação de 13º e feriado ao servidor

  O prefeito de Candeias Eriton Ramos anunciou na tarde...