Home Blog Page 510

Baiano conquista medalha de prata no Mundial de Natação na Hungria

0

 

O nadador baiano Guilherme Caribé conquistou a medalha de prata nos 100m livre em piscina de 25 metros, nesta quinta-feira (12). O atleta, que disputou Olimpíadas de Paris 2024, foi vice-campeão no Campeonato Mundial de Natação, disputado em Budapeste, na Hungria.

Além da medalha, o nadador bateu novo recorde sul-americano na prova. Foi a primeira vez que o atleta subiu a um pódio no Campeonato Mundial de Natação ao alcançar a marca de 45.47.

Os recordes do Brasil na competição não pararam por aí. Na categoria 100m medley, Fernanda Celidônio, foi a 15ª, e Caio Pumputis, que garantiu vaga na final da prova, nadaram para as marcas de 59.58 e 51.76, respectivamente.

O quarteto formado por Maria Fernanda Costa, Gabrielle Roncatto, Fernanda Celidonio e Letícia Fassina Romão, estabeleceram o novo recorde do continente, nadando 7:47.97 e terminando na 8ª colocação.

Alckmin afirma que Lula não precisou se afastar após cirurgias

0

 

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), declarou nesta sexta-feira, 13, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não precisou se afastar de suas funções como chefe do Executivo, apesar de ter passado por três procedimentos cirúrgicos.

“O presidente está trabalhando, só não está presente no Palácio. Acabou de sancionar a lei do mercado regulado de carbono. Hoje, com computador, à distância, você faz tudo. Então, não tem nenhuma razão para se afastar do governo. Em plena atividade. Não saiu do hospital, obviamente por questão medica, mas está no exercício da função”, afirmou Alckmin durante agenda.

A informação foi repassada durante uma conversa de Alckmin com a imprensa, na qual ele ressaltou que as cirurgias não interferiram na continuidade do exercício do mandato presidencial.

Alckmin não forneceu detalhes sobre os procedimentos realizados, mas garantiu que Lula segue desempenhando suas atividades normalmente.

Deputados sul-coreanos aprovam impeachment do presidente Yoon Suk Yeol

0

 

Os deputados sul-coreanos aprovaram neste sábado (14) o impeachment do presidente Yoon Suk Yeol, com 204 votos favoráveis, superando os 200 necessários. A decisão ocorre menos de duas semanas após Yoon decretar e revogar, em poucas horas, uma lei marcial que restringiria direitos civis. A votação contou com 85 votos contrários, três abstenções e oito inválidos.

A oposição, liderada por Lee Jae-myung, negociou durante uma semana para viabilizar o processo. Após uma tentativa frustrada no sábado anterior, a segunda moção foi apoiada por deputados do partido governista. Yoon enfrenta uma investigação por “rebelião” e não pode deixar o país. Em discurso recente, ele prometeu lutar até o último momento, mesmo com a queda de sua popularidade para 11%, segundo pesquisas.

Com o afastamento imediato de Yoon, o primeiro-ministro Han Duck Soo assume interinamente a presidência. O Tribunal Constitucional tem até seis meses para decidir se confirma ou rejeita o impeachment. Caso confirmado, novas eleições presidenciais devem ocorrer em até 60 dias. A Corte enfrenta incertezas devido à falta de três de seus nove juízes necessários para deliberação.

Policiais militares ficam feridos após viatura cair em córrego na Bahia

0

Três policiais militares ficaram feridos depois que a viatura onde estavam caiu em um córrego, no bairro de Pernambués, em Salvador. O acidente aconteceu na noite de quinta-feira (12), durante uma ocorrência de troca de tiros na localidade conhecida como Guiné.

Imagens feitas por moradores da região mostram o veículo parcialmente “engolido” pelo buraco. Segundo a Polícia Militar (PM), a viatura integra a frota da 1ª Companhia Independente (CIPM). Após serem retirados do local, os agentes foram socorridos e levados para uma unidade de saúde. Depois do atendimento médico, eles foram liberados.

A viatura foi removida do córrego nesta sexta-feira (13). Inicialmente, o serviço seria feito pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), mas o guincho do órgão não conseguiu acesso ao local. A situação foi resolvida pela própria PM.

Então é Natal: Caminhões de lixo recebem decoração natalina e viraliza nas redes sociais

0

 

Basta olhar o caminhão da coleta de lixo decorado com pisca-pisca pelas ruas de Candeias para entender a criatividade e a inovação na decoração natalina feita pela Prefeitura do município.

O veículo que chamou a atenção dos moradores, começou a circular na noite de segunda-feira (09), e muitos populares aproveitaram o momento para tirar fotos e gravar vídeos. No Instagram, os registros publicados pelos internautas viralizaram na cidade. Os comentários elogiam a decoração e a valorização dos profissionais de limpeza, que também aparecem com gorrinhos do papai noel.

“Eles são guerreiros de verdade, merecem todo respeito, alegria e o brilho do natal”, relatou uma internauta. “Está mais bonito que o carro da Coca-Cola”, brincou um usuário no Instagram, comparando a decoração com a tradicional caravana da marca.

Além dos caminhões iluminados que irão percorrer os bairros da cidade durante o mês de dezembro, a decoração natalina que conta com roda-gigante, pista de patinação no gelo, casa do papai noel, entre outras novidades, vai acontecer nos próximos dias.

IPVA 2025 na Bahia terá de novo desconto de 15% para pagamento antecipado até 7 de fevereiro

0

 

Em 2025, os proprietários de veículos baianos vão contar novamente com desconto especial de 15%, um dos maiores do país, para o pagamento antecipado, em cota única até 7 de fevereiro, do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A tabela do IPVA 2025, assim como todas as condições de pagamento, estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).

O desconto também é substancial, de 8%, para quem deixar para fazer a quitação integral do IPVA na primeira cota do parcelamento, cuja data varia de acordo com o número final da placa do veículo. Caso a opção seja pelo parcelamento, as condições na Bahia também estão entre as melhores entre os estados brasileiros: o pagamento em cinco vezes poderá ser feito a partir de março.

Para parcelar, é preciso que o valor devido seja no mínimo R$ 120,00. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da quinta parcela. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter direito ao parcelamento em cinco vezes.

CBF oficializa candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores em 2025

0

O estádio Mané Garrincha, em Brasília, é um dos candidatos para sediar a grande final da Copa Libertadores da América de 2025. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou a candidatura junto à Conmebol nesta sexta-feira (13).

Segundo matéria do Estadão, a candidatura de Brasília tem o apoio do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. “Brasília é uma das melhores cidades para receber a principal competição entre clubes da América do Sul. A capital brasileira une uma série de fatores importantes, como segurança, rede hoteleira, malha aérea e a grandeza do Mané Garrincha, para realizarmos a melhor final de Libertadores já organizada”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ao site oficial da entidade.

Final

A decisão da Libertadores do próximo ano está marcada para o dia 29 de novembro, mas a Conmebol só deverá anunciar a decisão sobre a escolha do palco da final do torneio continental no início de 2025.

Brasília já foi sede da Copa das Confederações de 2013, da Copa do Mundo de 2014, dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016, da Copa do Mundo Sub-17 e da Copa América de 2021. O Mané Garrincha passou por um processo total de replantio do gramado neste ano de 2024. O estádio tem capacidade para 72.788 torcedores.

A final da Libertadores de 2024 foi disputada no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina. O Botafogo sagrou-se campeão ao bater o Atlético-MG por 3 a 1.

Bahia encerra negociação após Cuiabá pedir R$ 38 milhões por Isidro Pitta, diz site

0

 

O Bahia decidiu encerrar as negociações pelo atacante Isidro Pitta. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13) pelo site ge.globo. A decisão da diretoria do clube baiano foi tomada após o Cuiabá pedir 6 milhões de euros, o equivalente a R$ 38 milhões pelo jogador paraguaio, de 25 anos.

Quando as duas equipes se enfrentaram na Arena Pantanal, pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro, Pitta foi flagrado na parte interna da Arena Pantanal junto com o técnico Rogério Ceni, o CEO Raul Aguirre e o diretor Carlos Eduardo Santoro. Após o triunfo do Tricolor por 2 a 1, o treinador foi questionado sobre a conversa com o atleta.

“Eu cumprimentei o Pitta e todos os outros dez jogadores do Cuiabá no começo do campo. Agora no final ele veio falar com alguém, e eu fiz questão de parabenizar. Ele é um bom atleta, um cara seguro, competitivo, o Gabriel Xavier sofreu muito com ele hoje. Qualquer zagueiro vai sofrer. Ele tem contrato. É um atleta que cai bem em muitos times da Série A. Eu gosto do futebol dele. É um belíssimo jogador”, elogiou na entrevista coletiva.

Contratado pelo Cuiabá no ano passado, Isidro Pitta foi destaque do time em 2024 ao marcar 21 gols e dar duas assistências em 61 jogos disputados. O bom desempenho em campo fez o atleta ser convocado pela seleção do Paraguai, onde atuou em cinco partidas, sendo três como titular.

Em 2025, o Bahia volta a disputar a Libertadores após 35 anos. Além da competição continental, a agenda do Tricolor ainda tem o Campeonato Baiano, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série A nacional. O primeiro desafio na nova temporada será o estadual, cuja abertura está prevista para acontecer entre os dias 11 e 12 de janeiro.

Lula aparece caminhando em hospital após deixar UTI em São Paulo

0

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou um vídeo nesta sexta-feira (13) em que aparece caminhando pelos corredores do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, acompanhado do neurocirurgião Marcos Stavale e da primeira-dama, Rosângela Silva – Janja. Nas imagens, é possível notar um curativo na cabeça do presidente.

“Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte”, escreveu Lula na legenda do vídeo, marcando sua primeira aparição pública após a cirurgia realizada na madrugada de terça-feira.

O presidente também informou que está se recuperando bem, mantendo boa alimentação e conversando bastante. “Em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando”, publicou. Lula deixou a UTI na manhã desta sexta-feira e, segundo os médicos, a previsão é que ele retorne a Brasília no início da próxima semana.

Bahia tem maior média de público do Nordeste

0

 

O Bahia terminou 2024 com a maior média de público entre os clubes do Nordeste. Dados divulgados pela rádio Itatiaia mostra que o Tricolor levou 33.166 pagantes por jogo à Arena Fonte Nova durante o ano.

No total, o Bahia 34 jogos como mandante em 2024. O maior público do Tricolor foi registrado contra o Cuiabá, na 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro: 48.267 pagantes. O time ainda lidera no Nordeste no quesito “total de pagantes”.

Em 2024, 1.161.703 torcedores tricolores compraram ingressos para as partidas do time como mandante. Ele é seguido pelo Fortaleza (1.078.540 pagantes), Ceará (747.260), Vitória (585.075), Sport (555.653), Náutico (141.622) e Santa Cruz (124.390).