Home Blog Page 528

Candeias: Prefeitura amplia estrutura escolar e inaugura auditório e refeitório na Escola Julieta Viana

0

 

Acreditando na educação como base para a transformação social, a Prefeitura de Candeias entregou nesta quinta-feira (28) o auditório e o refeitório da Escola Municipal Julieta Viana, no bairro da Areia.

Com capacidade para mais de 100 pessoas, o espaço foi equipado para receber palestras, seminários e formações. Além disso, conta com banheiros, sistema de iluminação e um amplo refeitório.

A entrega das novas instalações do Julieta Viana faz parte de uma série de melhorias realizadas na unidade escolar. Isso porque, a escola passou por uma requalificação em toda sua estrutura, com a renovação de pisos, instalação de cobertura, aquisição de novos equipamentos, entre outros. Recentemente, a unidade foi ampliada, com quatro novas salas de aula e dois pátios de recreação.

O prefeito Pitágoras Ibiapina destacou as condições precárias em que a escola se encontrava antes da reforma. “Quando viemos aqui no início da gestão, a escola estava abandonada. Hoje, ver o resultado do que plantamos é muito gratificante. Isso é fruto do trabalho de toda a equipe, dos servidores e do corpo docente,” declarou.

“Sou moradora da Areia há 43 anos e me orgulha muito fazer parte dessa transformação. Antes, a estrutura da escola era muito limitada. Agora, nossos alunos têm um espaço que realmente atende às suas necessidades,” disse a gestora da unidade, Joseane Coutinho.

A cerimônia contou com a presença de vereadores, secretários, professores e lideranças políticas.

Sistema de Reconhecimento Facial alcança 101 foragidos da Justiça em um mês

0

 

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) auxiliou na captura de 100 foragidos da Justiça em toda a Bahia, em um mês. A marca de 2.101 prisões foi atingida na quarta-feira (27), após a captura de um suspeito de homicídio e de uma mulher procurada pelos crimes de tráfico de drogas e roubo, nas cidades de Salvador e Santo Antônio de Jesus.

Entre os dias 25 de outubro e 27 de novembro, procurados pelos crimes de tráfico de drogas, estupro, homicídio, pensão alimentícia, roubo, porte ilegal de arma de fogo, organização criminosa e lesão corporal que passaram por pontos monitorados pela ferramenta acabaram presos.

As capturas aconteceram nas cidades de Salvador, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Simões Filho, Itaberaba, Vitória da Conquista, Mata de São João, Lauro de Freitas, Serrinha, Eunápolis, Camaçari, Vera Cruz, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Candeias, Feira de Santana, Itamaraju, Barreiras e Irecê.

Somente em 2024, 848 prisões foram realizadas com o auxílio da ferramenta,  batendo o recorde dos anos anteriores com 680 (2023), 348 (2022), 26 (2021), 90 (2020) e 110 (2019).

União confirma aditivo de R$ 3,6 bi para Transnordestina com recursos do FDNE

0

 

O presidente Lula oficializou nesta quinta-feira (28), em cerimônia em Brasília, o repasse de R$ 3,6 bilhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para a Ferrovia Nova Transnordestina, por meio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) – que administra o FDNE.

Espera-se que os recursos do aditivo, assinado em conjunto com o Banco do Nordeste – agente operador do FDNE no projeto, possibilitem a execução de serviços de infraestrutura e superestrutura nos trechos MVP (Missão Velha/CE ao Porto do Pecém/CE) e EMT (Eliseu Martins/PI a Trindade/PE).

O aditivo é resultado de uma ação coordenada do governo federal para garantir a conclusão das obras. A Transnordestina Logística (TLSA), empresa responsável pelo projeto, informou que trechos transitáveis estarão em funcionamento até 2026. A Transnordestina é a maior obra logística do Nordeste e um dos principais projetos de infraestrutura do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

Com trechos em 53 municípios do Ceará, Pernambuco e Piauí, a Transnordestina escoará a produção de grãos, combustíveis, minérios, fertilizantes e outros produtos que impulsionam diversas cadeias produtivas do Nordeste.

De acordo com levantamento da Federação das Indústrias do Ceará, a área de influência da ferrovia, em um raio de até 300 km, abrange 1.008 municípios dos nove estados nordestinos, com um PIB estimado em R$ 509 bilhões, representando quase 41% do total da região.

A autorização da Sudene para que o Banco do Nordeste assinasse o aditivo com a Transnordestina Logística (TLSA) foi concedida no dia 5 de novembro.

Até o anúncio desta quinta, o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste já havia aportado R$ 3,8 bilhões dos R$ 7,5 bilhões investidos na Transnordestina desde o início das obras. Para a conclusão do projeto, estima-se que ainda sejam necessários R$ 7 bilhões. O restante dos recursos será obtido por meio de instituições financeiras e pela própria concessionária.

Lula fala sobre plano golpista após retirada de sigilo: ‘tentaram dar um golpe’

0

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou pela primeira vez nesta quinta-feira (28), sobre o plano golpista envolvendo sua morte, a do vice, Geraldo Alckmin, e a do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes. A declaração ocorreu durante o lançamento do programa Periferia Viva, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Lula afirmou que houve uma tentativa de golpe de Estado para que seu grupo político não assumisse a Presidência após a vitória na eleição de 2022. “Vocês sabem o que está acontecendo na política mundial e na política brasileira. Vocês sabem a quantidade de mentiras, a quantidade de ódio. Vocês sabem a tentativa de golpe que está ficando verdadeiro e ninguém pode desmentir”, disse o petista.

“Porque, na verdade, eles tentaram dar um golpe para não deixar que a gente assumisse a Presidência da República. É isso que eles tentaram fazer”, completou Lula.

O presidente se pronunciou após a retirada do sigilo ser imposta por Moraes, do STF. Na ação, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas foram indiciadas pela PF (Polícia Federal) por suspeita de participação na tentativa de golpe. O relatório com o desfecho da invstigação apontou que Bolsonaro “planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva” nos atos da organização criminosa que planejou a tomada de poder. O golpe não foi consumado por “circunstâncias alheias” à vontade do ex-presidente.

Operação policial desarticula ‘bunker’ de drogas no interior

0

 

Uma incursão realizada por equipes da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Chapada) e do Serviço de Investigação (SI) desarticulou nesta quinta-feira (28), em Irecê, um bunker utilizado para armazenamento de drogas.

De acordo a Polícia Civil, diligências investigativas apontaram a localização do imóvel pertencia a um suspeito investigado por tráfico de drogas na localidade.

Ao todo, foram apreendidos 174 pacotes de maconha do tipo skunk, com peso aproximado de 100 kg. O valor estimado da droga é de R$ 20 mil por quilo. A operação continua e polícia busca localizar o suspeito e outros possíveis envolvidos.

Militar suspeito de planejar morte de Lula presta depoimento à Polícia Federal

0

 

Um dos quatro militares presos presos na Contragolpe, o tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo presta depoimento à Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (28).

A defesa do militar diz que ele vai procurar “esclarecer todos os questionamentos” que lhe forem feitos. Azevedo está preso no Rio de Janeiro, em caráter preventivo, há dez dias, por suspeita de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado com planejamento do assassinato do presidete Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, do Supemo Tribunal Federal.

Segundo a investigação da PF, a partir de novembro de 2022, ele participou de “ações ilícitas” com o objetivo de “impedir a posse do governo legitimamente eleito e restringir o livre exercício da Democracia e do Poder Judiciário brasileiro”.

Azevedo foi preso no último dia 19, junto com o general da reserva Mário Fernandes e  os tenentes-coronéis Hélio Ferreira Lima, Rafael Martins de Oliveira e o policial federal Wladimir Matos.

Ministro Gilmar Mendes prevê mais indiciamentos em trama golpista

0

 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou nesta quinta-feira (28) que a Polícia Federal pode ampliar o número de indiciados suspeitos de envolvimento na trama golpista do final de 2022.

De acordo com o ministro, essa possibilidade está ligada aos depoimentos que ainda serão colhidos de militares alvo da operação realizada pela PF na última semana. As investigações buscam identificar ao menos outras três pessoas ligadas aos planos para atacar autoridades.

“É possível, por conta exatamente de haver pessoas presas e indiciadas que serão ouvidas. Certamente virão novas informações. O que se diz é que este relatório ficou um pouco atrasado em razão de informações últimas que foram colhidas. Então, é possível que ainda haja desdobramento”, disse Gilmar a jornalistas durante evento em Portugal.

Candeias: Último dia do mutirão novembro azul acontece nesta quinta-feira (28)

0

 

O Mutirão Novembro Azul, dedicado à saúde masculina, encerra nesta quinta-feira (28), no estacionamento do Ginásio de Esportes. A iniciativa, que integra a campanha de combate ao câncer de próstata e ao diabetes, teve grande adesão dos moradores do município.

Realizada todas as quintas-feiras do mês (7, 14, 21 e 28), a ação teve como objetivo principal conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da própria saúde, enfrentando preconceitos e tabus ainda presentes na sociedade.

Os atendimentos são gratuitos e incluem consultas com médicos clínicos e urologistas, atendimento odontológico, exames laboratoriais, ultrassonografias e orientações de saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde (SESAU), mais de 1.000 atendimentos já foram realizados durante o mutirão. O secretário Marcelo Cerqueira destacou o sucesso da campanha e reforçou o convite para que os homens aproveitem o último dia da ação. “Cuidar da saúde também é coisa de homem, não deixem para depois, consultas, exames e demais orientações estão à disposição de todos. Prevenir é o melhor caminho”.

Veículos com placas de final 9 devem quitar o IPVA até esta quinta-feira (28)

0

 

Os proprietários de veículos com placas de final 9 devem ficar atentos para quitar por completo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até quinta-feira, dia 28 de novembro. É possível pagar a quinta e última parcela ou a cota única sem desconto. Já para as placas terminadas em 0, o prazo para quitação vence na sexta-feira, dia 29 de novembro.

As placas 9 e 0 encerram o calendário 2024 do IPVA. O pagamento pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba): o Banco do Brasil, o Bradesco e o Sicoob.

O calendário de pagamento do imposto está disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado, no Canal Inspetoria Eletrônica – IPVA – Calendário. Para mais informações, o contribuinte pode ligar para o call center 0800 071 0071 ou enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br.

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) reforça que o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA. Para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e possíveis multas, se houver.

O Detran alerta ainda para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e), já que o documento não é mais enviado para o endereço do contribuinte. O Certificado deve ser impresso ou gerado arquivo digital para ficar salvo no aparelho de celular após o pagamento total do licenciamento. O documento pode ser obtido no site.

Ivete Sangalo confirma Bloco Coruja no carnaval 2025 em Salvador

0

 

A cantora Ivete Sangalo anunciou a confirmação do desfile do Bloco Coruja para o Carnaval 2025 de Salvador. O tradicional trio com cordas comandado pela cantora desfilará nos dias 1º e 3 de março, no Circuito Barra-Ondina.

As vendas dos abadás começam nesta quinta-feira (28), às 10h, através do site oficial do bloco, www.blococoruja.com.br.

O Carnaval de Salvador de 2025 será realizado entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, com uma vasta programação que inclui trios elétricos, blocos afro, afoxés e outras manifestações culturais, criando uma experiência inesquecível para os foliões.