Home Blog Page 543

Brasil terá mudança para enfrentar o Uruguai na Fonte Nova; veja a provável escalação

0

 

O treino da Seleção Brasileira deste domingo (17) teve uma novidade no time titular. O lateral-direito Danilo trabalhou na vaga do suspenso Vanderson, que recebeu o terceiro cartão amarelo. O Brasil se prepara para encarar o Uruguai nesta terça-feira (19), na Arena Fonte Nova, pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Além de Danilo, o técnico Dorival Júnior ainda testou o volante André e o atacante Luiz Henrique. No entanto, os dois não devem começar jogando a partida diante da Celeste e a tendência é que iniciem como opções no banco de reservas. Com isso, a provável escalação deve ser: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Raphinha; Vini Jr., Igor Jesus e Savinho.

O Brasil ainda fará mais um último treino antes do compromisso contra o Uruguai. O jogo está marcado para começar às 21h45. O time Canarinho é o quarto colocado na tabela de classificação com 17 pontos, dois a menos do que a Celeste, que é a vice-líder. A primeira posição é da Argentina com 22, enquanto a Colômbia ocupa o terceiro lugar com 19.

Mega-Sena: Caixa sorteia dezenas com prêmio de R$ 8,9 milhões

0

 

A Caixa Econômica Federal sorteou os números do concurso 2.797 da Mega-Sena na noite deste sábado (16), em São Paulo. O prêmio é de R$ 8,5 milhões.

Depositado na poupança, esse valor (R$ 8,9 mi) rende em torno de R$ 44 mil por mês.

As dezenas sorteadas foram: 01 – 03 – 15 – 25 – 45 – 52.

O número de ganhadores dos prêmios principais e nas outras faixas de premiação ainda está sendo apurado pela Caixa Econômica Federal.

Fonte: Caixa

Bahia x Palmeiras: venda de ingressos começa neste sábado

0

 

A venda de ingressos para a próxima partida do Bahia contra o Palmeiras foi iniciada neste sábado (16). A partida acontecerá às 18h da próxima quarta-feira (20), na Arena Fonte Nova. No primeiro dia de venda, somente os sócios têm a oportunidade de conseguir seus lugares no confronto válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os ingressos estarão disponíveis exclusivamente online, pelo site da Fonte Nova e da plataforma Ingresse, durante os dois primeiros dias de comercialização. As vendas serão abertas ao público geral a partir da segunda-feira (18). Os ingressos também serão vendidos em pontos físicos, como as lojas do Bahia localizadas nos shoppings de Salvador.

No dia da partida, os bilhetes poderão ser comprados através da internet até às 19h. As bilheteiras da Arena Fonte Nova terão seu funcionamento nos horários: a bilheteria Sul estará aberta das 10h às 19h15; a bilheteria Norte funcionará das 15h15 às 19h15; e a bilheteira Leste (destinada à torcida visitante) atenderá das 10h às 19h15.

Seis vezes campeão mundial, Myke Tyson perde luta contra Jake Paul em retorno ao boxe

0

 

O ex-pugilista Mike Tyson,58, foi derrotado no confronto com Jake Paul, 28, durante uma luta de boxe realizada na sexta-feira (15), no AT&T Stadium, em Dallas, Estados Unidos. O resultado foi unanimidade entre os juízes.

Para o confronto foram estabelecidas algumas regras devido a diferença de idade entre os oponentes. A luta contou com oito rounds de oito minutos cada.

O último duelo profissional de Myke Tyson ocorreu há 19 anos. Essa é a 7ª derrota do pugilista desde que começou a carreira em 1988. O atleta conquistou seis vezes o título de campeão mundial na modalidade.

Com o triunfo sobre a lenda do boxe, Jake Paul conquistou a 11ª vitória em 12 duelos desde que começou no boxe.

Bahia goleia o Vitória e conquista título do Campeonato Baiano

0

 

O Bahia goleou o Vitória no clássico deste sábado (16), no estádio de Pituaçu, por 4 a 0, e conquistou o quinto título consecutivo do Campeoanto Baiano Feminino (2019, 2021, 2022, 2023 e 2024). Ary marcou duas vezes, Ellen e Aila fizeram os gols das Mulheres de Aço, que dominaram o jogo do início ao fim e criaram chances até para ampliar. A informação é do site globoesporte.com.

O Tricolor terminou a competição com 119 gols marcados em 12 jogos, apenas um sofrido e 100% de aproveitamento. Campanha irretocável.
Em 2024, o Bahia ainda conseguiu o acesso para a elite do Brasileiro Feminino e, de quebra, foi campeão da Série A2 do torneio nacional.

Santos é campeão da Série B após empate do Novorizontino

0

 

O Santos confirmou, neste sábado, o título da Série B do Campeonato Brasileiro, mesmo sem entrar em campo. A conquista foi confirmada graças ao empate por 1 a 1 entre Novorizontino e Paysandu, em jogo da penúltima rodada. Com o acesso garantido desde segunda-feira, o time da Vila Belmiro não pode ser mais alcançado por nenhum adversário, já que tem 68 pontos na liderança contra 64 de Mirassol e o time de Novo Horizonte, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

A equipe comandada por Fábio Carille, portanto, vai a campo para seu compromisso da rodada em clima de celebração, embora a torcida preferisse não ter esse troféu na prateleira. Às 16 horas deste domingo, recebe o CRB na Vila Belmiro para comemorar o momento de alívio e o título com a torcida. Depois, resta apenas um compromisso com o Sport, em Recife, para encerrar de vez o calvário fora da elite do futebol nacional.

Logo depois do fim da partida do Novorizontino, o Santos publicou em suas redes sociais um vídeo em que o tom não foi de celebração. Narrado por Edi Rock, rapper do grupo Racionais MC’s e torcedor icônico do clube, o manifesto relembra o rebaixamento no ano passado, fala sobre as dificuldades enfrentadas pelo time e trata o momento do acesso e do título como ‘renascimento’.

“O título de hoje ainda não cicatriza as marcas que aquele 6 de dezembro deixou. A nossa missão é muito maior, ela está apenas no começo, a gente sabe disso. Mas o título de hoje é um respiro de felicidade para quem injustamente sofreu tanto nos últimos anos. A emoção necessária para dar prosseguimento ao nosso mais importante renascimento, renascimento da história mais sagrada do futebol. Nada irá mudar. O Santos não é uma fênix, a fênix que é o Santos”, diz o texto.

 

Suspeito morre após troca de tiros com PMs no Recôncavo da Bahia

0

Um homem morreu após uma troca de tiros com policiais militares, na tarde deste sábado (16), na cidade de Maragogipe, no Recôncavo da Bahia. Segundo a Polícia Militar (PM), uma arma foi encontrada com o suspeito.

O confronto começou depois que policiais militares da 20ª Companhia Independente (CIPM) foram acionados para apurar uma denúncia de homens armados na localidade conhecida como Ponta de Souza, na zona rural do município.

Conforme relatou a corporação em nota, ao chegarem na região, os militares foram recebidos a tiros por homens armados. Em seguida, houve o revide e, após a troca de tiros, o suspeito foi encontrado ferido.

Lula reúne-se no Rio com a prefeita de Paris

0

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, neste sábado (16), a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que está no Rio de Janeiro para participar das reuniões paralelas ao G20. O encontro foi realizado no Forte de Copacabana.

De acordo com o Palácio do Planalto, Lula e a prefeita conversaram sobre a situação política no Brasil e na Europa, a reconstrução do papel internacional do Brasil no exterior e sobre as parcerias que envolvem os projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com municípios brasileiros.

Participaram também do encontro os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Fazenda, Fernando Haddad, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o assessor especial do presidente da República, Celso Amorim.

Anne Hidalgo participou do Urban 20, encontro de representantes de grandes centros urbanos que antecede a reunião dos chefes de Estado do G20.

O encontro teve a participação de prefeitos de Barcelona, Johanesburgo, Montreal, Phoenix e Nova Orleans, entre outras cidades, e buscou a ampliação de financiamento para o enfrentamento às mudanças climáticas e a transição energética.

Incêndio em UTI neonatal mata 10 recém-nascidos na Índia

0

 

Uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal de um hospital no norte da Índia foi atingida e destruída por incêndio. Com a tragédia, 10 recém-nascidos morreram e 16 bebês ficaram feridos, segundo informações divulgadas neste sábado (16) pela agência de notícias Associated Press (AP).

O incidente aconteceu na noite da última sexta-feira (15) em Jhansi, no estado de Uttar Pradesh. As autoridades relataram que as chamas se espalharam de forma rápida pela ala onde 55 bebês estavam sob cuidados médicos. As causas do incêndio ainda não foram determinadas. Conforme noticiado, a ala já estava completamente tomada pelo fogo e pela fumaça quando a equipe do corpo de bombeiros chegou.

Testemunhas relataram que o resgate teve início aproximadamente 30 minutos após o início do incêndio, o que fez com que a evacuação demorasse mais. O vice-ministro-chefe do estado, Brajesh Pathak, visitou o local e prometeu assistência do governo às famílias afetadas, além de uma investigação minuciosa.

De acordo com testemunhas, os alarmes de incêndio não foram acionados e a equipe do hospital só tomou providências após perceber o fogo e a fumaça. Segundo a AP, incêndios são frequentes na Índia, onde normas de construção e regulamentações de segurança são muitas vezes ignoradas. A escassez de equipamentos de combate a incêndios contribui para acidentes fatais no país.

Desmatamento cai 55% na Mata Atlântica no primeiro semestre

0

 

Dados do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica indicam redução de 55% no desmatamento do bioma no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. De janeiro a junho, foram desmatados 21.401 hectares, ante 47.896 em 2023, segundo levantamento divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com o MapBiomas.

Apesar da redução, a SOS Mata Atlântica avalia que o impacto do desmatamento permanece alarmante e inaceitável, especialmente neste bioma que é tão devastado e ameaçado. A área destruída nos seis primeiros meses do ano equivale a cerca de 20 mil campos de futebol. Segundo a fundação, embora viável, a meta de zerar o desmatamento no bioma ainda é um desafio.

A queda no desmatamento decorre, em grande parte, do fortalecimento da fiscalização, do corte de crédito para desmatadores ilegais e do uso de embargos remotos, que são restrições aplicadas a áreas desmatadas detectadas por monitoramento a distância, impedindo seu uso comercial.

“A redução do desmatamento é resultado do fortalecimento e da aplicação das políticas públicas ambientais brasileiras, principalmente a volta da fiscalização ambiental e o fortalecimento do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama”, diz o diretor executivo da SOS Mata Atlântica, Luís Fernando Guedes Pinto. O engenheiro agrônomo afirmou que os dados atuais representam um alívio temporário, mas ressaltou a necessidade contínua de vigilância e ação.

Nas áreas de encraves – fragmentos de vegetação nativa da Mata Atlântica localizados em limites com outros biomas como Cerrado, Caatinga e Pantanal, onde o desmatamento chamou a atenção ao longo do ano passado –, a redução chegou a 58%. Para Guedes Pinto, esta é uma ótima notícia.

“No ano passado, houve uma queda na região contínua de Mata Atlântica e aumento nos encraves, e este ano teve diminuição nessas duas regiões. Isso se deve também ao plano de combate ao desmatamento no Cerrado, a ações na Caatinga, a toda uma estratégia nacional de combate ao desmatamento”, acrescenta.

Desmatamento zero

De acordo com o MapBiomas, restam 24% da cobertura florestal original da Mata Atlântica. A proporção está abaixo do limite mínimo aceitável para conservação da cobertura, que é, segundo estudo publicado na revista Science, de 30%. Além disso, as florestas naturais estão restritas a espaços extremamente fragmentados – a maior parte não chega a 50 hectares – e, em 80% dos casos, estão em propriedades privadas.

Guedes Pinto lembra que, para o Brasil cumprir os compromissos firmados no Acordo de Paris, deve alcançar o desmatamento zero em todos os biomas até 2030. Para o engenheiro agrônomo, a Mata Atlântica tem o potencial de ser o primeiro bioma brasileiro a alcançar essa meta. “Isso porque é onde o desmatamento é relativamente menor e é uma região com bastante governança”, disse.

Ele observa que a impunidade diante dos crimes ambientais ainda é um enorme obstáculo para que tais metas sejam atingidas. “O caminho possível é continuar a fiscalização e a aplicação dos mecanismos de comando e controle, que são as punições para a ilegalidade.” Guedes Pinto destaca que é preciso afirmar a lei da Mata Atlântica politicamente, para órgãos federais, estaduais e municipais. “A última coisa são os incentivos econômicos para manter a floresta de pé e para a restauração”, afirma o engenheiro, que cita políticas públicas, como pagamento por serviços ambientais, além de instrumentos de mercado, como o mercado de carbono.

Queimadas

“As respostas das autoridades têm sido insuficientes, como vimos com relação às queimadas criminosas que este ano atingiram níveis assustadores”, ressalta a diretora de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro. Para Malu, a falta de justiça quase uma década depois do dano ambiental decorrente do rompimento da barragem de minério em Mariana, Minas Gerais, é exemplo dessa negligência institucional.

Guedes Pinto aponta ainda o enorme impacto dos incêndios a Mata Atlântica. Segundo ele, a área de florestas queimadas foi maior do que a área desmatada no ano passado. “A queimada não resulta no desmatamento, mas leva à degradação da floresta. Queimadas sucessivas podem acabar levando os pequenos fragmentos a desaparecer”, enfatiza.

As queimadas têm grande impacto sobre a biodiversidade, na emissão de gás de efeito estufa, além de degradar a floresta. “Ela pode entrar em uma rota inclusive de morte. Por isso, é preciso proteger as áreas que foram impactadas pelas queimadas, observar como vão reagir para se recuperar. O impacto [imediato] é menor que o do desmatamento, mas, no médio e longo prazos, pode ser até parecido.”

Por: Agência Brasil