Home Blog Page 555

Feirão Serasa Limpa Nome já registra mais de 50 mil acordos em todo o estado

0

 

Desde o início do Feirão Serasa Limpa Nome, nesta segunda-feira (4), mais de 50 mil acordos foram realizados por consumidores baianos para renegociar dívidas.

O evento, que segue até o dia 29 de novembro, oferece descontos de até 99% em mais de 10 mil agências dos Correios em todo o Brasil, permitindo que os cidadãos regularizem seus débitos sem custos ou taxas adicionais.

Uma das principais novidades desta edição é a possibilidade de negociar múltiplas dívidas de uma só vez. Agora, é possível reunir boletos e códigos Pix para quitar débitos com empresas de diversos setores, incluindo serviços essenciais como água, energia e gás.

Em Salvador, o atendimento presencial está disponível na agência dos Correios da Avenida Jequitaia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para consultar outros locais de atendimento, bem como os horários, basta acessar o site ou aplicativo dos Correios. Mais de mil empresas participam do Feirão, incluindo bancos, operadoras de telecomunicações e redes de varejo

Seis em cada dez negros sofreram discriminação no último ano

0

 

A pesquisa Brand Inclusion Index 2024, da empresa global de dados e análise de marketing Kantar Insights, entrevistou 1.012 brasileiros e constatou que 61% dos pretos e pardos sofreram discriminação no último ano. Os ambientes e circunstâncias mais violentos nesse sentido foram o local de trabalho (31%), locais públicos (26%) e enquanto faziam compras (24%).
Ao todo, 11% dos participantes apontaram a cor da pele como fator que motivou a discriminação. Uma parcela de 10% ainda indicou a etnia ou a raça.

A amostragem abarcou quatro grupos minoritários: mulheres, negros (pretos e pardos), pessoas com deficiências (PCDs) e comunidade LGBTQIA+. A companhia pretendia captar sua percepção sobre aspectos como diversidade, equidade e inclusão de uma marca.

Em relação às marcas, o resultado foi de que 86% dos negros (pretos e pardas) afirmaram ser importante que promovam ativamente a diversidade e a inclusão em seus próprios negócios ou de modo mais abrangente, de modo a beneficiar toda a sociedade.

A Natura, a Avon e a Nike foram reconhecidas como as que mais contribuem para a representatividade negra, retratando a população negra a partir de uma perspectiva positiva. Outro atributo ligado a essas marcas foi a preocupação em oferecer produtos para clientes não brancos.

Outro dado de destaque do levantamento é o de que apenas um em cada cinco dos entrevistados (20%) se vê representado sempre em veículos de comunicação. As parcelas que disseram se enxergar no que é disseminado algumas vezes e nunca são, respectivamente, de 69% e 6%.

Kleber Pessoa, profissional da área de desenvolvimento de jogos digitais, já foi constrangido e vítima de racismo em uma loja de artigos para animais, pertencente a uma grande rede com presença em todo o território brasileiro. Ele conta que entrou no local acompanhado de um primo, negro, como ele, e que os dois foram também seguidos por um funcionário.

“Meu primo não percebeu, mas eu percebi”, disse.

Incomodado com a desconfiança, o recifense experimentou se deslocar pela loja, para confirmar que o funcionário estava de fato de olho nos dois, por associar pessoas negras a atos criminosos, o que configura uma postura e uma atitude de racismo. Após se despedir do primo, na estação de metrô, Pessoa retornou à loja, para se certificar de que o mal-estar com a vigilância descabida não era mera impressão e que, na realidade, tinha fundamento. Ao chegar, confrontou o funcionário, que negou a perseguição e argumentou que “estava só fazendo seu trabalho”.

“Fiquei com muita raiva, com isso na cabeça, e remoendo por muito tempo. Podia ter brigado, feito uma confusão, mas precisava de provas e eu não tinha como provar”, lamenta.

Em pesquisa rápida pela internet, é possível encontrar inúmeros casos semelhantes. Em outubro de 2021, a Polícia Civil concluiu um inquérito que apurava a suspeita de abordagem racista em uma loja de uma marca de vestuário, em Fortaleza, que teria sido praticada por um gerente. Finalizado, o inquérito afirmou que a empresa possuía um “código de conduta” para classificar pessoas “fora do padrão dos clientes da loja”, que seria anunciado como um alerta para os funcionários, para que eles passassem a vigiá-las.

Em outro episódio recente de grande repercussão, uma mulher negra se revoltou com a diferença de tratamento em uma loja, gerada pela insinuação silenciosa de que teria cometido furtos. Em protesto e como forma de dar visibilidade à sua denúncia, voltou ao local, seminua, gritando, com sarcasmo, que, de lingerie, não teria como levar algum item escondido e que, portanto, os funcionários não teriam razão para suspeitar dela.

Eleição nos EUA: Kamala e Trump empatam em 1ª urna apurada

0

 

A primeira urna das eleições nos Estados Unidos foi aberta nesta terça-feira (5) na pequena comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire. A votação teve início pontualmente à meia-noite, no horário local (2h, no horário de Brasília), e foi finalizada em poucos minutos. Kamala Harris e Donald Trump receberam, cada um, 3 votos.

Desde os anos 1960, Dixville Notch se destaca por ser a primeira localidade a abrir as urnas nas eleições presidenciais americanas. Com poucos eleitores, a contagem dos votos é realizada logo após o encerramento da votação. As primeiras urnas serão fechadas às 20h (horário de Brasília), e as últimas, às 3h de quarta-feira. Nos sete estados-pêndulo — Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin —, que são decisivos para a corrida eleitoral, a votação será encerrada entre 21h e 00h, também no horário de Brasília.

Logo após o encerramento da votação, começa a contagem das células. No entanto, o processo pode se estender, já que alguns estados contam os votos mais rapidamente do que outros. Esse ritmo depende, em grande parte, das leis de cada lugar. Além disso, se a disputa for tão acirrada quanto as pesquisas indicam, pode levar dias até que um vencedor seja projetado, como ocorreu em 2020.

Donald Trump

O ex-presidente e candidato republicano Donald Trump votou nas eleições na tarde desta terça-feira (5), na Flórida. Trump votou ao lado de sua esposa, Melania, em um centro recreativo em Palm Beach, perto de Mar-a-Lago, onde o republicano tem uma mansão. Após votar, o ex-presidente falou com a imprensa. Trump afirmou não se arrepender de nada ao longo da campanha e se mostrou otimista com o resultado. “Me sinto confiante”, disse.

Kamala Harris

A candidata democrata Kamala Harris disse no domingo (3) que já votou por correio nas eleições presidenciais. Ela divulgou um vídeo em suas redes sociais em que incentiva seus eleitores a votar. “Acabei de preencher minha cédula de votação pelo correio”, declarou Kamala a jornalistas no estado-chave de Michigan, a dois dias do pleito. Ela disse, ainda, que a cédula está “a caminho da Califórnia”.

Ana Hickmann acerta renovação de contrato com a Record até 2027, afirma colunista

0

 

A Record está em estágios finais de acertar a renovação de contrato da apresentadora Ana Hickmann com a emissora, que deve ser anunciada nos próximos dias. Apenas alguns detalhes e a assinatura formal do novo vínculo estão em falta para a conclusão do processo, é o que aponta o colunista Gabriel Vaquer, do portal f5.

Diferentemente dos acordos anteriores, Hickmann e a TV de Edir Macedo firmaram a continuidade da parceria por, pelo menos, mais três anos. Até então, os contratos da apresentadora tinham validade de apenas dois anos. Com isso, Hickmann integrará a equipe da emissora paulista até o fim de 2027, caso seu vínculo seja cumprido até o fim. No novo acordo, ela continuará no comando do Hoje em Dia, que vai completar 20 anos no ar em 2025, afirma o colunista.

Esta é a primeira vez que a empresária negocia diretamente seu contrato com a Record. Antes, os acordos passavam pela curadoria de Alexandre Correa, seu ex-marido e ex-empresário. Novos projetos, focados no digital, foram discutidos e existe a possibilidade de que Hickmann obtenha mais espaço na emissora de alguma forma. Neste ano, o Hoje em Dia atraiu anunciantes e trouxe investidores, como na estreia do quadro Duelo Fashion.

Ainda segundo o colunista, a Record enxerga a manutenção de Hickmann em seu elenco como uma prioridade, em vista do alto valor atrativo que a apresentadora tem no mercado publicitário, além de já ser um dos rostos mais associados a emissora. Ana Hickmann está na Record desde 2004, quando foi convidada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim (1942-2019) para comandar um quadro no vespertino Tudo a Ver.

Nova ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo cobra resultados, diz colunista

0

 

Há dois meses no cargo, a nova ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, tem cobrado resultados palpáveis das secretarias da pasta, que, nos tempos de Silvio Almeida, sofria críticas de Lula pela falta de entregas. A informação é da coluna de Guilherme Amado, do portal Metrópoles.

De acordo com a publicação, Macaé Evaristo tem evitado fazer anúncios ou promessas, e está preocupada em tornar concretos os projetos que foram anunciados pela equipe anterior ao longo do um ano e oito meses em que estiveram na pasta, sem prejuízo de não levar à frente o que já tenha se comprovado ineficaz.

A ministra tem dito a interlocutores que resultados num ministério com o dos Direitos Humanos são quando a política pública chega à população, na ponta, e não memorandos de entendimento, acordos ou protocolos de intenções.

Macaé pretende fazer algumas dessas primeiras entregas em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Cobiçado pelo Grupo City, goleiro do Corinthians dispara: “Pouco me importa”

0

 

Titular absoluto desde que chegou no Corinthians, o goleiro Hugo Souza, que pertence ao Flamengo e está emprestado ao Timão, recebeu recentemente sondagens do Grupo City, conglomerado que administra a SAF do Bahia. Em entrevista após a vitória da equipe por 2 a 0 contra o Palmeiras, na última segunda (04), Hugo foi questionado sobre o assunto.

“Isso é mais fácil o presidente resolver, se tem proposta ou não, pouco me importa. Estou fazendo meu trabalho e estou focado no Corinthians. Eu já deixei claro que quero ficar”, disse Hugo Souza.

A informação de que Hugo Souza despertou o interesse do Grupo City foi divulgada pelo jornalista Venê Casagrande, setorista do Flamengo no SBT Rio, na última semana. O goleiro tem 25 anos e já disputou 28 jogos no Corinthians em 2024.

Reconhecimento Facial auxilia na prisão de quatro foragidos da Justiça

0

 

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) auxiliou na localização de quatro foragidos da Justiça nos últimos dias. As prisões aconteceram no último domingo (3) e na segunda-feira (4), em Salvador e no município de Porto Seguro, no sul da Bahia.

Segundo a SSP, os foragidos eram procurados pelos crimes de associação criminosa, roubo, descumprimento de medida protetiva e dívida de pensão alimentícia.

Ainda conforme a pasta, equipes dos 18º e 8º Batalhões da Polícia Militar (BPM) e da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicação (CICOM) e realizaram as capturas.

A tecnologia da SSP encontrou 777 pessoas com mandados de prisão em 2024. No total, desde a sua implantação em 2019, a tecnologia ajudou na prisão de 2030 foragidos da Justiça.

Mais de 1,45 mi de famílias passaram a ter dívidas nos 2 últimos anos

0

 

Estudo feito pela Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) aponta que 77% das famílias têm alguma dívida, como conta sem pagar e financiamento imobiliário, o que significa que 1,45 milhão de famílias a mais assumiram dívidas nos últimos dois anos. Segundo a pesquisa, 29% das famílias têm contas em atraso e 13% disseram não ter condições ou perspectivas de quitar os débitos.

A pesquisa ouviu 18 mil famílias em 27 capitais em julho. Mais da metade das famílias endividadas (52%) vivem nos estados do Sudeste.

As capitais com maior quantidade de famílias endividadas são: São Paulo (2.888.081), Rio de Janeiro (2.028.143), Distrito Federal (765.823), Belo Horizonte (744.993) e Fortaleza (712.465).

Em termos de porcentagem Porto Alegre e Vitória, tem registro de 91% das famílias nessa situação. Em Belo Horizonte, Boa Vista e Curitiba, o percentual é de 90% e em Fortaleza, 88%. Já Campo Grande e Salvador (66%), Goiânia e Macapá (68%) e Belém (69%) apresentam percentuais menores.

O percentual de famílias endividadas cresceu em quatro capitais em 2024 na comparação com 2022. O aumento ocorreu em Teresina (de 61% para 86%), João Pessoa (78% para 87%), Porto Velho (72% para 84%) e Fortaleza (71% para 88%). Houve queda em Rio Branco (89% para 77%), São Paulo (75% para 68%) e Curitiba (95% para 90%) no mesmo período analisado.

Em nota, a FecomercioSP explica que as diferenças entre as capitais estão relacionadas às “condições macroeconômicas de cada estado e região, em que indicadores como inflação, juros e renda familiar criam circunstâncias distintas pelo país, e quanto maior o número de famílias convivendo com dívidas mais caro fica o crédito no mercado, elevando, como consequência, o risco de inadimplência, principalmente em um cenário de juros altos ou inflação pressionando o consumo“.

Na nota técnica, a Fecomercio afirma “mesmo que esse endividamento represente mais acesso da população ao crédito e aumento do consumo, também traz riscos: se mal gerido, pode levar à inadimplência e à exclusão no mercado. Por isso, é fundamental equilibrar o incentivo ao consumo com medidas que protejam o orçamento das famílias, especialmente as mais vulneráveis“.

Para o economista Fábio Pina, assessor da FecomercioSP, o grau de endividamento está um pouco acima da média histórica, porém aponta que os dados de emprego indicam boas condições de renda e um mercado de trabalho aquecido, o que pode permitir às famílias reorganizarem as contas. “Eu não antevejo um solavanco, eu antevejo uma desaceleração da economia gradual no ano que vem. Isso dá tempo em tese de você fazer vários ajustes, você faz no mercado privado e dá tempo para o governo fazer ajustes onde ele precisa fazer“, explica.

Fonte: Agência Brasil

Venda de pílula do dia seguinte dispara após Trump vencer, dizem empresas

0

 

Empresas relataram um grande aumento de até 1.000% nas vendas de pílula do dia seguinte nos Estados Unidos após a vitória de Donald Trump nas eleições americanas, segundo a CBS News.

A Winx Health, empresa de saúde sexual, registrou um crescimento de 966% nas vendas das pílulas do dia seguinte nas 60 horas após as eleições, comparado com a semana anterior. Uma outra empresa de saúde sexual e reprodutiva, chamada Wisp, reportou um aumento de 1000% nas vendas de contraceptivos de emergência entre os dias 5 e 6 de novembro.

A CEO da Wisp, Monica Cepak, contou à CBS News que a disparada nas vendas aconteceu principalmente em estados com políticas antiaborto. Texas, Alabama e Indiana lideraram as vendas.

Monica Cepak afirmou que um movimento parecido foi observado após a Suprema Corte revogar, em 2022, o direito constitucional ao aborto, em vigor desde 1973 . A decisão não tornou o aborto ilegal, mas permitiu que cada estado decidisse autorizá-lo ou não. “Nós não estamos surpresos de que mulheres estão, mais uma vez, assumindo seus próprios cuidados de saúde ao estocar esse medicamento”, disse.

Trump já se posicionou diversas vezes publicamente contra o aborto fora de três exceções: estupro, incesto e risco à vida da mãe. Na presidência, ele nomeou três juízes conservadores que atuaram no julgamento de 2022.

O republicano evitou discutir o assunto durante a campanha contra os democratas. Ele defendeu que os estados tomassem suas decisões sobre a questão, o que significaria que alguns estados permitissem o aborto.

O presidente eleito se recusou a dizer como votou sobre o direito ao aborto. A cédula usada na Flórida, onde ele votou, questionava se o eleitor aprovava ou desaprovava que legisladores passem leis que penalizem, proíbam, atrasem ou restrinjam abortos no estado. “Você devia parar de falar sobre isso”, disse Trump à repórter ao ser questionado sobre o tema.

A consulta de iniciativa cidadã para ampliar o direito ao aborto para além das seis semanas de gestação fracassou no estado. A Flórida votou esmagadoramente em Trump para presidente.

Pela primeira vez na história novelas da Globo terão protagonistas negras simultaneamente

0

 

Pela primeira vez na história, as novelas das faixas das 18h, 19h e 21h na Globo terão protagonistas negras simultaneamente. Com a estreia de hoje da novela de Garota do Momento (18h), as três principais produções da teledramaturgia brasileira passará a ter mulheres negras como protagonistas.

A primeira protagonista negra da história, a atriz Tais Araújo celebrou o acontecimento.
A partir desta segunda-feira (dia 4), com a estreia de “Garota do Momento” no horário das 18h, as três novelas no ar na TV Globo terão protagonistas negras: Duda Santos, na trama de Alessandra Poggi; Jessica Ellen, em “Volta por cima”, obra de Cláudia Souto; e Gabz, em “Mania de você”, de João Emanuel Carneiro. Primeira atriz negra a protagonizar uma novela da emissora há 20 anos, “Da cor do pecado”, Taís Araujo comemorou o acontecimento em pleno Mês da Consciência Negra.

“Hoje não é uma segunda-feira qualquer, é um dia de celebração! Pois com a estreia da novela ‘Garota do Momento’ teremos as 3 principais produções atuais estreladas simultaneamente por protagonistas negras!”, frisou ela em suas redes sociais.

A atriz citou grandes nomes que abriram caminhos tempos atrás:

“O que será que Ruth de Souza, Léa Garcia e Chica Xavier diriam se estivessem aqui? Ligassem a TV e vissem @dudasantossd , @jessicaellen e @gabz uma seguida da outra? Brilhando, talentosas, e sobretudo refletindo uma luta que elas começaram lá trás por narrativas que retratem a pluralidade negra, no país onde a maioria precisou esperar décadas para se ver em papéis de destaque nas telas? Elas certamente estariam felizes!”.