Home Blog Page 559

Autoridades confirmam 95 mortes em enchentes na Espanha

0

 

Ao menos 95 pessoas morreram após enchentes repentinas severas na Espanha. A região mais afetada de Valência, houve 92 mortes, de acordo com Angel Victor Torres, ministro de política territorial e memória democrática da Espanha. As informações são da CNN.

Diversas regiões ao sul e leste da Espanha foram atingidos por até 300 mm de chuva em apenas algumas horas na terça-feira (30). Segundo a agência meteorológica estadual AEMET foi a pior precipitação em Valência em 28 anos.

“Não foi uma chuva torrencial, foi como o rompimento de uma represa”, disse Emiliano García-Page, presidente do governo regional de Castela-La-Mancha ao comparar a chuva com o rompimento de um dique. “As pessoas estavam ligando [para números de emergência] chorando, pedindo ajuda e era quase impossível alcançá-las”, completou.

Integrantes da Mancha Verde identificados pela polícia têm histórico de crimes

0

 

Seis membros da torcida organizada  Mancha Verde, do Palmeiras têm passagens pela polícia e respondem a diversas acusações criminais. Eles foram identificados após uma emboscada contra contra integrantes da torcida organizada Máfia Azul, do Cruzeiro, no último domingo (27),  que resultou  na morte de um torcedor. As informações são da CNN.

Os suspeitos tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça de São Paulo na tarde da quarta-feira (30). Também foi determinado apreensões de veículos identificados na briga e mandados de busca em diversos endereços.

O relatório da Polícia Civil, que a CNN teve acesso, aponta o presidente da torcida, Jorge Luiz Sampaio Santos, como mentor intelectual do ataque. Segundo o documento, ele é “conhecido pelas forças de Segurança, Ministério Público e Tribunal de Justiça como um indivíduo contumaz no crime, principalmente no âmbito esportivo”, diz o documento.

No último domingo (27), uma emboscada preparada pela Mancha Verde contra a Máfia Azul deixou 17 feridos e um morto na Rodovia Fernão Dias, no interior de São Paulo. O confronto aconteceu por volta das 5h da manhã, quando o ônibus da torcida foi interceptado por palmeirenses, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Pela 32ª vez, ONU vota a favor do fim do embargo a Cuba na ONU

0

 

A Assembleia Geral da ONU reafirmou, nesta quarta-feira (30), com ampla maioria, seu pedido para que os Estados Unidos encerrem o embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba. Na votação, 187 nações manifestaram-se favoráveis, enquanto apenas duas — Estados Unidos e Israel — votaram contra, e a Moldávia optou pela abstenção. Porém esta resolução é não vinculante, ou seja, os Estados Unidos não é obrigado a acatar.

O embargo norte-americano contra Cuba teve início em 1960 e foi progressivamente ampliado ao longo dos anos. Em 2000, houve uma flexibilização para permitir o envio de alimentos e produtos humanitários à ilha, mas as sanções continuam a impedir a maioria das operações. Depois da votação, o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Eduardo Rodriguez Parrilla, afirmou que o apoio majoritário “reafirma o direito de nosso povo e de todos os povos de defender sua independência, soberania e autodeterminação, sem interferências e intervenções estrangeiras”.

Após a votação, o embaixador dos EUA na ONU, Paul Folmsbee, defendeu o embargo, afirmando que ele é “parte de um esforço mais amplo para promover a democracia e os direitos humanos em Cuba”. Em contraste, o ministro brasileiro Mauro Vieira destacou os impactos negativos do embargo, ressaltando que “as severas sanções […] contribuíram ainda mais para exacerbar a situação, impedindo uma resposta adequada à crise humanitária gerada pelo furacão Oscar”.

Candeias: Técnicos da UFBA e Prefeitura discutem gestão de riscos e prevenção de desastres naturais

0

 

Debater as vulnerabilidades existentes e intervenções necessárias para a redução dos riscos e resposta a desastres naturais no município. Esse foi o foco da Oficina Técnica “Introdução à Gestão de Riscos de Desastres”, realizada nesta quarta-feira, 30 de outubro, no Paço Municipal, com o apoio do Ministério das Cidades e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A oficina foi conduzida por técnicos da UFBA, que compartilharam informações sobre as etapas do mapeamento das áreas de risco. Durante a oficina, foram abordados tópicos fundamentais, como o processo de planejamento e análise de riscos, infraestrutura urbana, melhorias nos sistemas de drenagem e acesso.

Foram apresentadas ainda ferramentas tecnológicas que permitem o mapeamento detalhado de áreas de difícil acesso, utilizando aplicativos específicos. Esses recursos são essenciais para a criação de um panorama mais preciso sobre as áreas de risco, possibilitando ações preventivas e uma resposta mais rápida em caso de eventos extremos. Entre as regiões que foram estudadas pela UFBA e apontadas como prioritárias estão a Nova Brasília, Malemba, Dom Avelar, Passagem dos Teixeiras, Menino Jesus e Passé.

O professor e geotécnico da UFBA, Roberto Guimarães, destacou que essas orientações são essenciais para estabelecer uma política eficaz de prevenção e gestão de desastres a curto, médio e longo prazo.

Ruy Barbosa, secretário de Obras, comemorou o convênio entre a UFBA e a Prefeitura. “Essa parceria entre UFBA e Prefeitura é essencial para implementar ações mais eficazes de mapear e reduzir as áreas de riscos no município, principalmente para proteger as famílias que estão em locais mais vulneráveis”, disse.

O estudo, realizado em colaboração com a esfera federal, tem prazo estimado de um ano e meio para conclusão, o qual iniciou em março de 2024. Na Bahia, apenas duas cidades foram contempladas pelo projeto: Candeias e Ilhéus.

Além dos citados, estiveram presentes na oficina o superintendente da Defesa Civil, Abdoral Junior, técnicos das secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SEPLANDUR), Meio Ambiente (SEMA), e representantes da Defesa Civil do Estado.

CBF e Neymar entram em acordo para retorno à Seleção Brasileira apenas em 2025

0

 

Em acordo fechado na última terça-feira (29), entre Neymar e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ficou definido que o camisa 10 do Al-Hilal só voltará a vestir a amarelinha em 2025. A informação foi divulgada pelos jornalistas Cahê Mota e Eric Faria, do Globo Esporte.

Com essa decisão, Neymar está fora da convocação para os jogos contra a Venezuela e o Uruguai, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Os confrontos serão realizados no Monumental de Maturin e na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador, respectivamente.

A decisão conjunta visa garantir que Neymar chegue à Copa do Mundo de 2026 em sua melhor forma física. O jogador se recuperou recentemente de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e já retornou aos gramados, mas ainda precisa de mais tempo para readquirir a sua melhor condição.

Neymar se lesionou em outubro de 2023, durante um jogo contra o Uruguai, pelas Eliminatórias. Sua reestreia aconteceu no dia 21 de outubro deste ano, quando entrou no segundo tempo contra o Al-Ain, na Liga dos Campeões da Ásia.

Quatro em cada dez pessoas no mundo não têm acesso à internet móvel

0

 

O relatório Estado da Conectividade de Internet Móvel 2024, da organização GSMA, mostra que 43% da população mundial não acessa a internet por meio de celulares ou dispositivos móveis. Isso significa que mais de 3,45 bilhões de pessoas não têm acesso à internet móvel.

Entre os fatores que explicam essa lacuna, estão os gargalos de conectividade: 57% da população mundial utiliza a rede móvel, mas 4% não têm acesso a essa conexão na área onde vivem.

A África Subsaariana é a região com os piores índices de conectividade, onde apenas 27% da população tem acesso à internet móvel.

Em contrapartida, 60% da população poderiam acessar a rede, mas não possuem dispositivos para isso.

Outros 13% não têm acesso por falta de cobertura tecnológica.

Regiões rurais, pouco povoadas ou economicamente vulneráveis, especialmente em países sem litoral ou insulares, apresentam falhas de conexão recorrentes.

Além disso, enfrentam baixa alfabetização digital e dificuldade para adquirir aparelhos.

Nos 20% dos países mais pobres, esse custo chega a 51% da renda mensal.

Na África Subsaariana, o valor de um aparelho pode consumir até 99% da renda média mensal.

A GSMA estima que seriam necessários cerca de US$ 418 bilhões (R$ 2,3 trilhões, na cotação atual) em investimentos para garantir acesso global à internet móvel.

Mesmo em regiões com internet móvel disponível, os usuários relatam dificuldades para acessar a rede. Entre as principais barreiras apontadas estão:

Além disso, embora muitos usuários possuam smartphones com conexão 4G e 5G, uma parcela significativa ainda utiliza aparelhos 3G ou feature phones.

Na América Latina, 30% dos conectados usam dispositivos desse tipo, enquanto na África Subsaariana esse número sobe para 65%.

A GSMA prevê que, entre 2023 e 2030, a expansão da conectividade pode adicionar cerca de US$ 3,5 trilhões ao PIB (Produto Interno Bruto) global, beneficiando principalmente os países de baixa e média renda.

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai para R$ 105 milhões

0

 

O concurso 2.791 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (29), não teve nenhum acertador das seis dezenas. Com isso, o prêmio da faixa principal acumulou e está estimado em R$ 105 milhões para o próximo sorteio, que será na sexta-feira (1º).

As dezenas sorteadas foram: 02 – 03 – 11 – 25 – 37 – 43. A quina teve 127 apostas ganhadoras e cada uma vai receber R$ 40.720,36. Já a quadra registrou 9.900 ganhadores, com prêmio de R$ 746,24 para cada.

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país, ou pela internet, no site da Caixa. No caso das lotéricas, os estabelecimentos podem fechar antes das 19h.

Atlético-MG segura empate com o River e está na final da Libertadores

0

 

O Atlético-MG é o primeiro finalista da edição 2024 da Copa Libertadores da América. A vaga na decisão veio após o Galo segurar um empate sem gols com o River Plate (Argentina), na noite desta terça-feira (29) em pleno estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

A equipe mineira chegou à sua segunda final de Copa Libertadores graças à vantagem construída na partida de ida das semifinais, na qual derrotou o River por 3 a 0 em Belo Horizonte. Agora o Atlético-MG aguarda o confronto entre Botafogo e Peñarol (Uruguai), na próxima quarta-feira (30), para conhecer o seu adversário na decisão. O Alvinegro venceu o confronto de ida por 5 a 0.

O torcedor do River Plate fez uma grande festa no Monumental de Núñez para tentar apoiar a sua equipe, que precisava ao menos marcar três gols para conseguir decidir a classificação na cobrança de pênaltis. Porém, a equipe comandada pelo técnico argentino Gabriel Milito mostrou coragem e maturidade para lidar com a pressão criada pelo adversário. O grande destaque foi o goleiro Everson, que realizou defesas difíceis, em especial na etapa final.

A decisão da Copa Libertadores será disputada no dia 30 de novembro, no Estádio Monumental de Nuñez.

STF marca para novembro retomada do julgamento de Robinho

0

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) irá retomar em 15 de novembro o julgamento virtual do habeas corpus protocolado pela defesa do ex-jogador de futebol Robinho, preso desde março deste ano pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido em uma boate de Milão, em 2013.

A defesa do ex-atleta tem a intenção de derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que homologou sentença da Justiça italiana contra o ex-jogador e determinou ainda a prisão imediata dele. Robinho foi condenado a nove anos de prisão na Itália e cumpre a sentença no Brasil.

O julgamento do habeas corpus está suspenso desde setembro após um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. Até o momento houve somente o voto do relator do caso, ministro Luiz Fux, foi proferido. Para o magistrado, não houve irregularidades da decisão do STJ.

Polícia desarticula esquema de fraudes no Banco do Brasil que causou prejuízo de mais de R$ 40 milhões

0

 

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos do Rio de Janeiro realizam, nesta terça-feira (29), operação para desarticular esquema de fraudes bancárias. Segundo as investigações, o prejuízo causado pelo grupo seria de mais de R$ 40 milhões.

Segundo a polícia, os alvos são integrantes de uma organização criminosa especializada na prática de invasão de dados, alteração de informações cadastrais e subtração de valores diretamente do Banco do Brasil.

Os agentes buscam cumprir seis mandados de busca e apreensão, na capital, na Baixada Fluminense e no estado do Mato Grosso. As investigações conduzidas pela DRF revelaram que a quadrilha contava com a colaboração direta de um gerente da instituição financeira, lotado no Mato Grosso, um funcionário da área de tecnologia da informação e terceirizados do banco.

“Esses colaboradores facilitavam a inserção de scripts maliciosos nos sistemas, permitindo que os criminosos acessassem remotamente computadores da instituição e obtivessem controle sobre informações sigilosas. Com esse acesso, os envolvidos realizavam transações bancárias fraudulentas em nome dos clientes, cadastravam equipamentos, alteravam dados cadastrais e modificavam dados biométricos”, diz a polícia.