Home Blog Page 567

Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas

0

 

Nesta sexta-feira (18), quando é celebrado o Dia dos Médicos, o Ministério da Saúde destaca que o programa Mais Médicos já atinge 80% dos cerca de 3.900 mil municípios brasileiros com até 52 mil habitantes. Ainda de acordo com a pasta, a estimativa é que o programa alcance 26,9 milhões de pessoas nessas cidades, o equivalente a quase 41% da população.

Os municípios de maior vulnerabilidade social também tiveram avanços na cobertura do programa: 60% dos médicos estão nessas regiões. Na Amazônia Legal, nove municípios de alta vulnerabilidade passaram a ter médicos: Amapá do Maranhão, no Maranhão; Anori, Nhamunda, Quaticuru e Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas; Calcoene, no Amapá; Lizarda, e Paranã, no Tocantins; e Santa Luiza do Pará, no Pará.

Na última semana, o Ministério da Saúde promoveu, em parceria com o Ministério da Educação, o 3° Módulo de Acolhimento e Avaliação de 2024 do Programa Mais Médicos. Participaram 364 médicos intercambistas, todos brasileiros formados no exterior. Trinta desses profissionais atuarão na Saúde Indígena, dez no Consultório na Rua e 15 na Saúde Prisional.

Festival Sangue Novo, Luiz Caldas e Saulo, Nando Reis e mais; confira agenda cultural do fim de semana

0

 

Quer curtir o fim de semana fora de casa? O Metro1 reuniu algumas opções para quem quer aproveitar os dias de folga em Salvador.

SHOWS

Luiz Caldas e Saulo
Sexta (18) às 19h00
Concha Acústica

Festival Sangue Novo
Sexta (18), Sábado (19) e Domingo (20)
Trapiche Barnabé

Nando Reis
Domingo (20), às 19h
Concha Acústica

Quadrajazzimo
Sexta, às 19h
Associação Jazz Na Avenida – Boca do Rio

EXPOSIÇÕES 
Portinari: entre Traços e Palavras
Somente até domingo (20), das 9h às 17h30
CAIXA Cultural Salvador

ESPETÁCULOS 
Gonzaguinha: O Jovem Aprendiz
Sábado (19) e Domingo (20) às 20h
Teatro Jorge Amado

Rezadêra
Domingo, às 17h
Sesi Casa Branca

Salvador é avaliada pela FIFA para ser sede na Copa do Mundo Feminino

0

 

A comissão da Federação Internacional de Futebol (FIFA) esteve em Salvador para avaliar a Arena Fonte Nova. A capital baiana é uma das opções para sediar os jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, a primeira edição na América do Sul.

Durante a visita feita na sexta-feira (11), os representantes da Fifa assistiram à apresentação do Estado da Bahia, que destacou as modernas instalações do estádio e as vantagens que a Bahia oferece, incluindo conectividade aérea, infraestrutura hoteleira, segurança e opções turísticas.

Rhiannon Martin, liderança da comissão, afirmou que o processo de seleção de sedes é uma concorrência. O objetivo é garantir que os estádios atendam às condições necessárias para sediar o evento e que os jogos sejam realizados com qualidade.

O Brasil foi o país escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. O anúncio foi feito pela Fifa, no 74° Congresso da entidade, em maio desse ano.

Ao todo, 12 estádios brasileiros recebem os jogos entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027. A disputa contará com 32 equipes e 64 jogos. A Fifa vai anunciar as sedes escolhidas no primeiro semestre de 2025.

Fonte: Ibahia

Governador Jerônimo lamenta tragédia em Heliópolis após morte de quatro estudantes

0

 

O governador do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, publicou redes sociais uma nota determinando imediata apuração e se solidarizou com as famílias. “Acabo de receber a triste e lamentável notícia da morte de quatro jovens, estudantes da rede municipal da cidade de Heliópolis. Meus sentimentos a todos os familiares e colegas dos estudantes”.

A Secretaria da Segurança Pública também se posicionou por meio de nota lamentando as mortes dos quatro alunos do Colégio Municipal Dom Pedro I, localizado no povoado de Serra dos Correias, na cidade de Heliópolis.

As vítimas tinham entre 14 e 15 anos. A informação inicial das testemunhas indica que um dos alunos disparou com um revólver calibre 38 contra três colegas. Na sequência, ele atirou contra o próprio corpo, vindo também a óbito.

As Polícias Militar, Civil e Técnica estão no Colégio, tomando todas as medidas relacionadas à preservação do local, coleta de indícios, perícia e remoção das vitimas fatais.

Massacre em Heliópolis: saiba quem são as vítimas da tragédia em escola do interior baiano

0

 

O quatro jovens vítimas do massacre no Colégio Municipal Dom Pedro I, em Heliópolis, na Bahia, nesta sexta-feira (18), foram identificados.  Os estudantes são Jonathan Gama Santos (15 anos), Adriane Vitória Silva Ferreira (15 anos), Fernanda Souza Gama (15 anos), e o autor do episódio, Samuel Santana Andrade (14 anos).

De acordo a Secretaria de Segurança Pública, informações iniciais de testemunhas indicam que os alunos assistiam uma aula, quando Samuel levantou da cadeira, atirou contra os colegas e tirou a própria vida em seguida. Um revólver calibre 38, usado na ação, foi apreendido e será periciado.

As Polícias Militar, Civil e Técnica estão no Colégio, tomando todas as medidas relacionadas à preservação do local, coleta de indícios, perícia e remoção das vítimas fatais.

Por causa do episódio, o governador Jerônimo Rodrigues decretou, em edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE), luto oficial de três dias na Bahia.

Governo firma parceria com o Governo Federal e entrega 78 mil tablets

0

 

Com o tema “Biomas da Bahia: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), foi encerrada nesta sexta-feira (18), no Museu de Arte Contemporânea (MAC), no bairro da Graça, em Salvador.

Na ocasião, o governador Jerônimo Rodrigues, ao lado da ministra da ciência, tecnologia e inovação, Luciana Santos, e de outras autoridades, visitou stands, conheceu os projetos dos estudantes e autorizou o decreto que institui o Programa de Promoção, Popularização e Difusão da Ciência, o PopCiência Bahia. A iniciativa pretende tornar o conhecimento científico, tecnológico e de inovação mais acessível à juventude da rede estadual.

Na oportunidade, Jerônimo também fez a entrega de mais de 78 mil tablets destinados a Educação Básica. Foram aplicados R$ 78,2 milhões, beneficiando estudantes da 1ª série do Ensino Médio e professores, promovendo o uso do Diário de Classe Digital nos 27 Territórios de Identidade.

“Uma agenda de encerramento de um ciclo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aqui na Bahia. A Secti [Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação] percorreu o estado fazendo agendas em quilombos, em aldeias, em escolas, escolas rurais, dialogando inclusive com empresários, com empreendedores, tentando mostrar que a ciência está no dia a dia da gente. Aproveitamos e fizemos entregas, por exemplo, entrega de tablets para que os estudantes da rede estadual possam ter facilidade de acessar tecnologias”, destacou o governador.

Assinaturas e autorizações –Durante o evento, o governador autorizou a publicação da homologação da Resolução CEE-BA 162/2024, que estabelece as diretrizes curriculares para a educação científica nas instituições de ensino que integram o sistema estadual.

A iniciativa visa aprimorar a formação dos estudantes, promovendo uma educação mais integrada e de qualidade, que estimule o pensamento crítico e a curiosidade científica, preparando melhor os jovens para os desafios do futuro.

O governador também assinou um convênio autorizando a ampliação e modernização do Centro Multiusuário de Análises Integradas em Agricultura, Alimentos, Saúde e Meio Ambiente (CEMA).

O objetivo é apoiar a infraestrutura de pesquisa no Brasil, por meio da aquisição de equipamentos e adaptações de espaços físicos. O investimento total é de mais de R$ 6 milhões. Os municípios beneficiados pelo convênio incluem Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, e a duração do projeto será de 36 meses.

Além disso, foi assinado um convênio para a ampliação da infraestrutura de pesquisa da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com um investimento de aproximadamente R$ 9,7 milhões, beneficiando o município de Ilhéus e também com duração de 36 meses.

Cesol Digital e conectividade – Ainda no evento, o governador e a ministra autorizaram a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) a celebrar um convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a implantação do Centro Público Digital de Economia Solidária (Cesol Digital), com um investimento de R$ 2,2 milhões.

“ Este projeto não só oferece assistência técnica e extensão urbana, mas também promove a inclusão socioprodutiva, possibilitando que mais pessoas se beneficiem das oportunidades que a economia digital pode proporcionar”, afirma o secretário da pasta, Davidson Magalhães.

Garantindo que mais instituições tenham acesso a recursos tecnológicos essenciais, a ministra Luciana Santos anunciou a entrega da segunda etapa do programa Rede Nacional de Pesquisa (RNP) na Bahia.

“É a primeira vez que projetos de ciência e tecnologia entram no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Nós vamos dar a volta ao mundo com tantas infovias que estamos construindo. Nessa fase nós estamos levando infraestrutura de internet segura, de alta velocidade, para cinco novos trechos: as cidades de Irecê, Itaberaba, Itabuna/Ilhéus, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista, beneficiando 14 instituições de ensino e pesquisa de nível superior”, informou a ministra Luciana.

Também foi formalizada pelos governos estaduais e federal a parceria entre o MCTI, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi) e a Softex, autorizando a execução em duas fases do projeto Residência Games, com um investimento de R$ 11,5 milhões, que visa capacitar na primeira fase, 240 estudantes de nível técnico e superior na produção de games, focando nas tecnologias da Indústria 4.0.

Durante sete meses os participantes receberão uma bolsa no valor de R$600 por mês. Para participar da segunda fase, serão selecionados 100 estudantes que estarão aptos de acordo com o desempenho na primeira etapa e receberão o valor de R$2.200 por mês.

A Secti, a Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) firmaram acordo de Cooperação Técnica visando à integração da infraestrutura de gasodutos da Bahia com a instalação de fibra óptica, melhorando a operação e segurança dos dutos e ampliando o acesso à internet em regiões interioranas do estado.

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 42 milhões

0

 

O concurso 2.786 da Mega-Sena desta quarta-feira (16) não teve ganhador.

As dezenas sorteadas foram 06-11-17-20-40-51.

O próximo sorteio, no sábado (19), terá prêmio estimado em R$ 42 milhões.

Nos prêmios para os acertadores de cinco dezenas, 71 apostas vão levar R$ 54.038,72 cada. Os vencedores com quatro números, 5.135 apostas, ficaram com R$ 1.067,39.

As apostas na Mega-Sena são feitas nas lotéricas credenciadas da Caixa, sendo que os apostadores podem marcar de seis a 20 números por cartão. Também pode ser feita no site especial de loterias do banco.

O valor mínimo da aposta é de R$ 5, nas escolhas de seis dezenas entre a numeração de 1 a 60.

Panificação da Osid lança nova linha de biscoitos neste sábado (19)

0

 

O Centro de Panificação Santa Dulce, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), promove o lançamento da nova linha de biscoitos da marca Dulce Natura, neste sábado (19), às 15h, na praça de alimentação do Shopping Bela Vista. Os novos produtos terão 100% da renda obtida destinada à manutenção das atividades do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo da Osid que acolhe hoje mais de 900 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

O lançamento contará com a presença da boneca Dulcinha e com apresentações musicais da cantora Gilmelândia e da Camerata Santa Dulce, do núcleo de Práticas Musicais do Cesa, formado por alunos e ex-alunos da escola – iniciativa realizada em parceria com os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba).

“Estamos muito felizes em poder lançar para o mercado essa novidade com variedades de sabores e com a qualidade Dulce Natura que o consumidor já conhece. Além disso, são produtos que carregam a marca da solidariedade, pois ajudam a transformar a vida de centenas de crianças e adolescentes”, ressalta Daniel Reis, líder da Panificação Santa Dulce.

Onde comprar – Os biscoitos Dulce Natura estão disponíveis em três sabores: coco; banana e canela; e cacau e cereais. Os novos produtos poderão ser adquiridos nos principais supermercados de Salvador e região metropolitana; nas lojas próprias Dulce Sabor, situadas na capital baiana (Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim) e em Simões Filho (Av. Eng. Walter Aragão, s/n, Centro); ou no Dulce Truck, localizado em Patamares (Av. Tamburugy, 88).

Além da família dos biscoitos, o Centro de Panificação das Obras Sociais Irmã Dulce fabrica também os tradicionais Panetones Santa Dulce, pães variados, brownie, cookie, broa e colomba. Mais informações sobre os produtos podem ser obtidas pelo Instagram @dulcenaturaoficial. O lançamento da nova linha de biscoitos Dulce Natura conta com o apoio da agência Dendê Marcas, Central do Outdoor, Shopping Bela Vista e Uranus2.

Davi Brito recebe bronca de juiz em caso contra Tamires Assis; habeas corpus é arquivado

0

 

A situação de Davi Brito, campeão do BBB 24, se complicou nos tribunais. Após receber uma medida protetiva solicitada por Tamires Assis, musa do Boi Garantido, com quem teve um breve relacionamento, o baiano tentou reverter a decisão judicial, mas seu pedido foi negado. O habeas corpus que ele solicitou foi arquivado, agravando ainda mais sua situação, conforme noticiado inicialmente pelo jornalista Gabriel Perline e confirmado pelo portal LeoDias.

Tamires acusou Davi de ameaças, incluindo o uso de arma de fogo, e de comportamentos abusivos durante o relacionamento. Em sua defesa, o ex-BBB alegou que a medida prejudicava sua imagem pública e pediu a revogação da restrição, mas seus argumentos foram desconsiderados pelo tribunal.

O juiz manteve a decisão e repreendeu Davi, ressaltando que sua condição de figura pública não lhe confere privilégios na Justiça. Documentos do processo indicam que o habeas corpus solicitado não visava evitar uma prisão imediata, mas sim suspender o andamento do processo. Com o pedido arquivado, o ex-BBB deverá cumprir as medidas impostas e as restrições determinadas pela Justiça.

O caso continua em trâmite no Tribunal de Justiça do Amazonas, e Davi enfrenta uma dura batalha legal. Se descumprir qualquer uma das condições estabelecidas, ele poderá ser preso, e a Justiça tem sido clara sobre a gravidade das acusações.

CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026

0

 

A partir de julho de 2026, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) passará a ser alfanumérico, contendo letras e números. A Receita Federal publicou nesta quarta-feira (16) instrução normativa que altera o formato dos cadastros de empresas.

Em nota, a Receita esclareceu que a mudança não afetará as empresas atuais, apenas os cadastros futuros. Tanto os números atuais como os dígitos verificadores não serão alterados. Segundo o Fisco, a mudança é necessária para garantir a disponibilidade de números de identificação sem causar impacto na sociedade nem interromper políticas públicas.

O novo número de identificação do CNPJ, informou a Receita, terá 14 posições. As oito primeiras, com letras e números, identificarão a raiz do novo número. As quatro seguintes, também alfanuméricas, representarão a ordem do estabelecimento. Somente as duas últimas posições, que correspondem aos dígitos verificadores, continuarão a ser numéricas.

No caso dos dígitos verificadores, para manter os algarismos nos futuros CNPJ, os valores numéricos e alfanuméricos serão substituídos pelo valor decimal correspondente ao código da tabela ASCII (Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações), usada pela maior parte da indústria de computadores. Do código da tabela ASCII, será subtraído o valor 48. Dessa forma, a letra A equivalerá a 17, B a 18, C a19 e assim por diante.