Home Blog Page 571

INSS amplia atendimento via Correios para pedidos de auxílio-doença

0

 

O Ministério da Previdência Social e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão ampliar a parceria com os Correios para receber pedidos de auxílio-doença por meio das agências postais.  A iniciativa foi alvo de um programa piloto em Fortaleza (CE) e Aracaju (SE) no primeiro semestre e agora será ampliada para 2.681 agências em 2.200 municípios em todo país.

O termo de parceria que oficializa a medida foi assinado nesta segunda-feira (14) pelo ministro Carlos Lupi (Previdência) e pelos presidentes do INSS, Alessandro Stefanutto, e dos Correios, Fabiano dos Santos.

A expectativa do governo é continuar expandindo a parceria até abranger todas as 7.000 agências próprias dos Correios em território nacional, o que deve ocorrer até o ano que vem. Será um complemento à rede de atendimento presencial do INSS, que conta com cerca de 1.600 agências.

O novo canal de atendimento faz parte da estratégia do órgão de ampliar o uso do Atestmed, sistema online que dispensa a perícia presencial. Os segurados terão duas opções. A primeira é ir direto à agência dos Correios, onde um funcionário fará o pedido e digitalizará o atestado médico.

Outra alternativa é iniciar o requerimento por meio da central telefônica 135 e ir à agência dos Correios apenas para apresentar o atestado médico para complementar a solicitação. Neste caso, haverá um prazo de cinco dias para a entrega do documento.

A análise do requerimento, por sua vez, seguirá sendo feita pelo INSS. A parceria com os Correios foi concebida diante do diagnóstico do governo de que nem todos os segurados do órgão estão familiarizados com sistemas digitais, o que poderia se transformar numa barreira.

“Os Correios têm uma capilaridade muito grande, são mais de 12 mil postos avançados no Brasil inteiro. Ou seja, alcançam todos os municípios brasileiros. É uma ajuda muito importante”, disse Lupi a jornalistas após a cerimônia de assinatura.

“Esse estágio probatório, que eu chamo, já tem algum tempo [e serviu] para começar a testar a entrega, o treinamento de pessoal, o que tem que conferir para ter esse atestado entregue”, acrescentou o ministro. Segundo ele, os funcionários foram treinados para fazer a conferência dos documentos e verificar, por exemplo, se o registro do médico no CRM (Conselho Regional de Medicina) é válido.

Stefanutto, do INSS, disse que os profissionais dos Correios seguem um roteiro para prestar o serviço aos cidadãos. “Qualquer funcionário do correio está habilitado, foram criadas senhas para acessar o sistema do INSS, foi aberto um canal seguro para isso, e aí nós testamos isso já em algumas agências”, afirmou.

O presidente dos Correios, por sua vez, disse que a ideia é ir expandindo gradualmente a rede de atendimento de Atestmed dentro do serviço postal. “É por isso que existe um cronograma de evolução, mas é um cronograma que a gente vai agilizar bastante”, afirmou.

Caixa anuncia volta da ‘raspadinha’ com premiações de até R$ 2 milhões

0

 

A Caixa Econômica Federal lançou, nesta segunda-feira (14), a Instantânea, popularmente conhecida como “raspadinha”, no Espaço da Sorte, em São Paulo. As vendas dos bilhetes vão começar no dia 2 de novembro, com premiações entre R$ 2,50 até R$ 2 milhões. A informação é de uma matéria do Metrópoles.

A “raspadinha” volta após nove anos de interrupção. Parte da arrecadação das apostas será destinada a repasses sociais, como cultura, esporte, segurança e seguridade social.

O Metrópoles aponta que de acordo com o presidente da Caixa, Carlos Vieira, a volta da “raspadinha” é um passo importante para a retomada do produto no mercado brasileiro. “A Caixa está retomando a comercialização de um produto presente no mundo inteiro. A raspadinha foi um sucesso no Brasil até o ano de 2015, e hoje reassumimos a comercialização deste produto acessível a todos, com a responsabilidade de condução pelas Loterias, que, desde a década de 60, até hoje, tem a grande vocação de distribuir, não apenas o prêmio bruto, mas também valores relativos às políticas públicas” explicou Carlos Vieira.

Ainda segundo o Metrópoles, as apostas custam de R$ 2,50 a R$ 20. As estampas dos bilhetes terão temáticas variadas e para o lançamento serão utilizados os temas Trevo da Sorte, Só o Ouro, Roda da Sorte, Caça ao Tesouro e VIP. Para jogar, basta o apostador adquirir o bilhete em uma lotérica, raspar a área de jogo e verificar se foi premiado ou não de acordo com as instruções.

A premiação é imediata e os valores de até R$ 2.259, por bilhete, podem ser resgatados nas lotéricas. Já os prêmios acima desse montante devem ser retirados em agências da Caixa. A alta probabilidade de acerto da Instantânea é uma das características mais atraentes desse tipo de aposta. Em média, em cada emissão de apostas, um em cada três bilhetes será premiado. Os prêmios variam desde R$ 2,50 até R$ 2 milhões, acrescenta o Metrópoles.

Mais de 247 mil não sacaram abono salarial

0

 

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aponta que 475.933 pessoas realizaram o saque do abono salarial em setembro, mas ainda restam 247.754 para efetuar a retirada do benefício. O montante ainda a ser sacado é de R$ 228 milhões. A informação é de uma matéria do Metrópoles.

O calendário de pagamentos teve fim em agosto e contemplava 26.151.402 trabalhadores. Os valores pendentes de saque estarão disponíveis até 27 de dezembro de 2024, nas instituições financeiras Caixa Econômica e Banco do Brasil. Os trabalhadores que solicitaram a revisão do abono salarial por meio de recurso administrativo, os pagamentos serão emitidos mensalmente, todo dia 15 ou no primeiro dia útil subsequente, acrescenta o Metrópoles.

Para receber o abono é necessário:

Estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos;

Ter trabalhado para empregadores que contribuem para o PIS ou para o Pasep;

Ter recebido até 2 (dois) salários mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado;

Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração; e

Ter seus dados informados pelo empregador (pessoa jurídica/governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração.

Acelen investe R$ 70 milhões em requalificação do Terminal Aquaviário de Madre de Deus

0

 

O Terminal Aquaviário de Madre de Deus (Temadre) é o principal ponto de escoamento da produção da Refinaria de Mataripe, responsável por 42% do abastecimento do Nordeste e 80% da Bahia. A Acelen investiu R$ 70 milhões na primeira etapa da requalificação do Temadre com o objetivo de aumentar a segurança da navegação e das operações para as pessoas e o meio ambiente, além de receber navios SuezMax, com capacidade em torno de um milhão de barris de petróleo, e reduzir as emissões de CO2 logístico.

As obras dessa primeira etapa da requalificação foram concentradas no Temadre – Terminal do Mirim, no município de Madre de Deus-BA. De acordo com o diretor de logística da Acelen, André Quirino, o projeto incluiu inspeções emersas, acima do nível do mar, e submersas, além de recuperação estrutural e aplicação de proteção das superfícies dos dolfins, que são as estruturas de amarração e atracação dos navios.

O desenvolvimento, a execução e conclusão foram realizados em 24 meses. A última fase desta requalificação foi a dragagem de manutenção do canal, que não era realizada há mais de 20 anos, e recuperou a sua profundidade operacional de navegação, de aproximadamente 15,5 metros, possibilitando receber carregamentos maiores de petróleo. Com isso, reduziu a necessidade do processo ship to ship, que é a transferência de cargas de petróleo e derivados de um navio diretamente para outro sem passar por estrutura em terra.

Reforçando o compromisso da Acelen com o meio ambiente e o foco em ESG, durante a dragagem houve monitoramento ambiental contínuo, conforme recomendações dos agentes reguladores. A empresa contribuiu também para a implantação do Projeto Corais da Baía, cujo propósito é a restauração de recifes de corais e o controle de espécies invasoras, como o coral sol (Tubastraea spp.), presente na Baía de Todos os Santos.

O diretor de Projetos Especiais da Acelen, Carlos Brenner, destaca que “o investimento representa mais um ativo revitalizado, aumentando a confiabilidade das operações, conferindo ganhos ambientais, logísticos e, consequentemente, melhor posicionamento e competitividade no setor de Óleo e Gás. Esse conjunto de fatores está alinhado com o plano de fomento à economia do mar, promovido pela Marinha do Brasil, Governo do Estado e iniciativas privadas”.

A segunda etapa da requalificação do Temadre está prevista para os próximos dois anos e prevê um novo investimento de R$ 15 milhões na modernização do Terminal, com melhorias adicionais complementares de confiabilidade.

ACORDA CIDADE

Candeias: Ação social em prol da pequena Joana acontece neste domingo (20)

0

 

A família da pequena Joana irá realizar mais uma ação solidária em prol do tratamento da criança no próximo domingo (20), a partir das 14h na Praça Nossa Senhora das Candeias, Centro da cidade.

A ação visa o mês das crianças que terá brinquedos, guloseimas, contação de histórias, músicas, palhaços e muita diversão voltadas ao público infantil.

Toda a renda arrecada será utilizada para custear o tratamento de Joana na única clínica especializada na patologia da criança, localizada no Estado de Santa Catarina.

De acordo com os pais de Joana, o tratamento será anual, com o valor de aproximadamente R$ 120 mil reais, com hospedagem, alimentação e transporte esse valor sobe para pouco mais de R$ 170 mil.

Joana tem um problema na coluna que afetou todo o sistema neurológico, motor, digestivo, entre outros fatores que a impede de andar e se desenvolver como uma criança comum.
Dessa forma todos nós nos solidarizamos com a causa e pedimos sua ajuda nessa ação ou por qualquer outro meio que você queira ajudar.

Serviço

O que é? Ação solidária em prol do tratamento da pequena Joana

Quando? Dia 20 de outubro, a partir das 14h

Onde? Na Praça Nossa Senhora das Candeias, Centro da cidade

O que vai ter? Brinquedos infantis, guloseimas, contação de histórias, músicas, palhaços e muito mais.

Quem pode ir? Toda a família

Candeias: Eriton Ramos se tornou o prefeito mais bem votado da história do município

0

 

 

Ele foi desacreditado, muitas vezes humilhado ao colocar palavras pejorativas contra o jovem postulante, a exemplo de ser o “poste” da política; o inexperiente, desconhecido…

No início acreditaram em Eriton apenas o prefeito Pitágoras, a primeira dama Soraia Cabral, a mãe (dona Salete), a esposa, hoje primeira dama (Tarcila Ramos) e, claro a filha (Bia).

Nessa conta pode entrar também a avó e as tias mais próximas, mas não passa daí. Depois que o homem ganhou apareceu foi gente garantindo que era do mesmo sangue.

Voltando para a política, a história de Eriton se confunde com de alguns profetas da Bíblia: Davi, Moisés, Jonas… os desacreditados que se tornaram potência em suas respectivas épocas.

Os vereadores por sua vez, estavam incrédulos pela escolha de Eriton, afinal eles entendiam que deveria ser um deles ou alguém com mais tarimba, experiência, representatividade. Muitos se zangaram e até fizeram jogo duplo, mas deixa o prego que o martelo chama. E chamou!

Eriton foi crescendo em sabedoria, conquistou apoios e o reconhecimento da população. Os adversários começaram uma verdadeira força tarefa contra o jovem tentando aproximar a imagem dele com a do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas por incrível que pareça, a imagem que não colou na campanha da adversária foi dizer que fazia parte do time de Lula. A população não comeu esse H e no final foi uma lapada daquelas.

Mas não foi só isso: a principal emissora de rádio do município também escolheu um lado e adivinhe que lado eles apoiaram? o da oposição. Daí foi uma enxurrada de coisas contra Eriton, inclusive foram rasteiros ao criticar o fato do rapaz não ter uma casa no nome dele.

Eriton se tornou o candidato a prefeito mais votado da história da cidade com quase 30 mil votos. Em segundo lugar ficou seu amigo e líder político Dr Pitágoras com pouco mais de 26 mil. Francisco teve pouco mais de 18 mil em 2012.

No total ambos somaram quase 60 mil votos enquanto a oposição (todos juntos), conseguiu a metade desse número.

A câmara teve uma renovação de quase 60%, ou seja, a política de Candeias se vive um novo momento. Eriton trouxe consigo novos nomes, novas ideias e nova forma de fazer política, sendo a principal dela que todos podem chegar muito longe, mesmo que o mundo conspire contra você.

Faço esse relato com propriedade, pois acompanhei de perto todos esses acontecimentos. O que eu ouvir não chegou nem perto do Eriton ouviu e sentiu das pessoas. Seu porto seguro era sua família, que segurou as pontas nos momentos mais críticos da campanha.

E Soraia? Essa foi fundamental. Olhos clínicos e de águia que enxergou a potência do menino da xerox há anos-luz.

Erroneamente disseram que a escolha por Eriton foi de uma hora para outra. Não foi. Lembro que quando cheguei no setor de comunicação Soraia me chamou e disse: “tem um menino muito bom no setor de contratos. Inteligente e esforçado, faça uma matéria com ele”, assim fiz e constatei tal afirmação. O cara era descolado e desembolado.

Soraia foi atacada, caluniada e chegaram a dizer que essa escolha partiu do “ego” dela. Se todos as escolhas partidas de egos forem tão acertavas, começo a campanha: “por mais egos em Candeias”.

Moral da história, Pitágoras e Soraia acertaram e elegeram o prefeito mais improvável da história e com maior número de votos de todos os tempos.

Após a eleição Eriton ainda enfrenta às más línguas, que insistem em dizer que ele será “marionete” do atual prefeito. Em conversa com o próprio casal (Soraia e Pitágoras), eles deixam bem claro: “o mandato é de Eriton e ele vai fazer a história dele. Nós ajudamos a chegar a partir de agora é com ele”, confidenciaram.

Pitágoras mudou a história de Candeias e Eriton terá a chance de consolidar. Quem ainda tem dúvida é bom rever seus conceitos, afinal, foguete não tem ré 

Roubos a ônibus diminuem 36%, diz SSP-BA

0

 

O número de roubos a ônibus na Bahia caiu 36% nos meses de janeiro a setembro deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Em números absolutos houve a diminuição de 882 para 563 assaltos a coletivos, 319 menos ocorrências em relação aos mesmos nove meses de 2023, aponta a Secretária de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

De acordo com o tenente-coronel Reginaldo Moraes, comandante do Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos a Coletivos, a integração do Batalhão Gêmeos e as demais unidades da capital e RMS, bem como com a Delegacia Especializada de Roubos a Coletivos, tem sido essencial para alcançar os resultados.

“A Operação Vectura foi criada nesta gestão e conta com o apoio operacional das unidades orgânicas que compõem o Comando de Policiamento e Apoio Operacional, além da Ronda Noturna, que faz o acompanhamento dos ônibus nas madrugadas até que eles cheguem às garagens. Iniciativas essenciais para a diminuição dos roubos a ônibus”, disse.

A Polícia Civil também tem reforçado as ações especializadas de combate ao furto e roubo a ônibus. Em abril deste ano, implantou a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos em Coletivos, o que permitiu o aprimoramento das ações de polícia judiciária e a intensificação das atuações com foco na recuperação dos aparelhos celulares roubados em coletivo.

Com as iniciativas, mais de 200 aparelhos foram recuperados, além da identificação de criminosos reincidentes neste tipo de crime. Desde a criação da delegacia especializada, 32 prisões em flagrante por roubo a coletivo e receptação de aparelhos roubados foram realizadas, além do cumprimento de 16 mandados de prisão.

Israel ataca cidade no norte do Líbano e Hezbollah dispara série de foguetes

0

 

Israel atacou nesta segunda-feira (14) uma área no norte do Líbano, o que pode apontar para uma expansão dos alvos em sua guerra contra militantes do Hezbollah, matando ao menos 21 pessoas, segundo informações de autoridades de saúde do país.

De acordo com informações do portal InfoMoney, até agora, o foco principal das operações militares de Israel no Líbano vinha sendo o sul, o Vale do Bekaa, no leste, e os subúrbios de Beirute.

O ataque aconteceu na cidade de maioria cristã de Aitou e teria atingido uma casa que havia sido alugada para famílias deslocadas de outras regiões, disse o prefeito da cidade, Joseph Trad, à Reuters. Além das mortes, oito pessoas ficaram feridas, disse o Ministério da Saúde libanês.

Foguetes do Hezbollah

Segundo o jornal The Times of Israel, o Hezbollah respondeu disparando vários mísseis balísticos em direção a Tel Aviv durante o dia alarmes soaram em diversas regiões do país.

No meio da manhã, cerca de 10 foguetes foram atingiram a área de Haifa, mas as forças israelenses disseram que a maioria foi interceptada, enquanto alguns caíram em áreas abertas. No meio da tarde, uma barragem de 15 foguetes foi disparada em direção a Karmiel, na Galileia, sendo que um deles atingindo um veículo estacionado, incendiando-o, mas sem deixar feridos.

No início da noite, três foguetes disparados do Líbano fizera soar sirenes numa ampla faixa de Israel incluindo Netanya, Tel Aviv e Holon e dezenas de cidades vizinhas. Não foram relatados feridos, mas as IDF afirmaram que estavam respondendo os ataques, atingindo os lançadores no Líbano em resposta.

Nesta tarde, os militares disseram ter matado Muhammad Kamel Naim, chefe do conjunto de mísseis antitanque da força de elite Radwan do Hezbollah, em um ataque aéreo em Nabatiyeh, no sul do Líbano.

Desde 7 de outubro de 2023, o conflito entre Israel, Hamas e Hezbollah escalou dramaticamente após um ataque surpresa do Hamas a Israel, que resultou em centenas de mortes e sequestros de civis.

O governo israelense declarou estado de guerra e iniciou uma campanha de bombardeios em Gaza, visando a infraestrutura do Hamas e suas capacidades militares. Esse ataque marcou um dos piores episódios de violência na região em anos, exacerbando as tensões já existentes e gerando uma crise humanitária em Gaza.

O Hezbollah, que opera no Líbano e é apoiado pelo Irã, começou a intensificar suas atividades na fronteira com Israel, realizando ataques e disparando foguetes em apoio ao Hamas.

A comunidade internacional tem expressado preocupações sobre a escalada do conflito e suas consequências para a estabilidade regional, enquanto esforços diplomáticos para um cessar-fogo enfrentam desafios significativos.

Assessoria de Mani Reggo confirma processo contra Davi Brito

0

 

Nesta segunda-feira (14), veio à tona que a empresária Mani Reggo está processando Davi Brito, campeão do Big Brother Brasil 24. A equipe de reportagem do bahia.ba entrou em contato com a assessoria de influenciadora digital, que confirmou a veracidade das informações.

Mani entrou com um pedido judicial para o reconhecimento da união estável entre ela e Davi. O ex-casal manteve um relacionamento por um ano e meio, que chegou ao fim logo após a consagração de Davi no reality show. 

Vale lembrar que durante participação no programa “Mais Você”, o baiano afirmou que estava em fase de conhecer Mani, mas antes de entrar no reality show, eles chegaram a morar juntos, e agora cozinheira busca uma indenização legal do ex-namorado.

Segunda fase da campanha de vacinação contra a poliomielite começa em Gaza

0

 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou que começa nesta segunda-feira (14) a 2ª rodada da campanha de vacinação de emergência contra a poliomielite tipo 2 na Faixa de Gaza. Em uma escola da Agência da ONU, transformada em abrigo, jovens fizeram fila para receber a dose do imunizante. A ação acontece no local pelos próximos três dias, até que as equipes se movam para o sul por mais 72 horas.

O objetivo nesta fase é atingir cerca de 590 mil crianças menores de 10 anos em menos de duas semanas. De acordo com a OMS, a primeira rodada, de 1 a 12 de setembro, vacinou com sucesso 559.161 crianças, ou cerca de 95% dos jovens elegíveis a nível provincial. Na sexta-feira (11), as Nações Unidas expressaram temor de que os combates e as ordens de retirada no norte de Gaza podem afetar a campanha.

Em declaração, a Organização pediu às partes que estão em conflito –Israel e Hamas– para “implementar as pausas humanitárias necessárias” em Gaza durante a 2ª rodada. “Todos os profissionais da área da pólio precisam trabalhar em um ambiente seguro e protegido, para que as comunidades e famílias possam obter a vacinação para crianças sem medo”, disse o órgão.