Home Blog Page 596

Ex- jogador do Bahia campeão brasileiro Bobo, hoje deputado estadual

0

Ex- jogador do Bahia campeão brasileiro Bobo, hoje deputado estadual, participando da inauguração do Colégio Militar de Candeias.

 

Segunda etapa do projeto Construir para Educar terá 50% das obras destinadas aos povos e comunidades tradicionais

0

 

Secretaria de educação do estado Rawens Brito, enfatiza que as novas estruturas físicas ja tem apresentado resultados positivos na redução da evasão escolar

 

Globo negocia volta da Fórmula 1 para emissora

0

 

A Globo entrou em negociação com a Liberty Media para colocar a Fórmula 1 de volta na programação. O contrato com a Band tem validade até 2025, contudo, ambas as partes vivem uma crise nos bastidores.

O contrato que a emissora almeja é de uma temporada completa transmitida pela Sportv e pela GloboPlay, ambas por assinatura. Além disso, o canal aberto irá transmitir o Grande Prêmio do Brasil e o GP de Mônaco.

A Band está sofrendo problemas com o pagamento do acordo, por conta de uma casa de apostas que comprou uma cota de patrocínio por R$20 milhões, mas não pagou o valor. O caso virou um processo na Justiça.

Simaria vai morar com Simone após problema mental; confira

0

 

Simaria, cantora sertaneja, voltou a morar com a irmã, Simone Mendes, o motivo foi revelado no Fofocalizando (SBT) desta sexta-feira (30/8). Segundo o programa, a intérprete que estaria com depressão e passando por momentos difíceis, foi convidada pela esposa de Kaká Diniz a se hospedar na mansão deles por um tempo. A permanência da sertaneja junto dos filhos, na residência luxuosa, durou cerca de duas semanas. 

O rompimento da dupla aconteceu no dia 18 de agosto de 2022, com trocas de farpas e um fim conturbado. O programa do SBT t garantiu que Simaria está sendo cuidada pela irmã mais nova e recebendo o auxílio por conta da saúde mental. Conforme noticiado pelo FFZ, as parentes estão em sintonia e mais próximas do que nunca. 

Orçamento prevê salário mínimo de R$ 1.509 em 2025

0

 

O salário mínimo de R$ 1.509 deve começar a valer a partir de janeiro. O projeto para o Orçamento de 2025 que o governo federal envia ao Congresso, nesta sexta-feira (30), prevê o reajuste. O texto detalha toda a previsão de receitas e despesas do governo para o ano que vem.

Se confirmado, o novo valor do salário representa uma alta de 6,87% em relação aos R$ 1.412 atuais. O reajuste será aplicado no salário que o trabalhador receber de fevereiro em diante, já que é válido a partir de janeiro. O percentual ainda pode mudar até dezembro, quando o Congresso aprovar a versão definitiva do Orçamento de 2025.

Antes, a previsão era de um piso nacional de R$ 1.502 para o ano que vem. O valor consta no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. Algumas questões macroecômicas mudaram, como a previsão de inflação, então a estimativa do piso torna-se maior.

Justiça determina bloqueio de herança de Gugu a pedido de suposto novo filho do apresentador

0

 

A Justiça de São Paulo determinou o bloqueio parcial da herança de Gugu Liberato após um pedido da defesa de Ricardo Rocha, que se afirma ser o quarto filho do apresentador.

O rapaz solicita o bloqueio na proporção devida, caso sua paternidade seja confirmada. O pedido segue um acordo extrajudicial feito pelos nove herdeiros de Gugu, que dividiam os bens deixados: 75% para os filhos e 25% para os sobrinhos.

Ricardo alega que é fruto de um relacionamento que Gugu teria tido na década

Alexandre de Moraes revisa decisão sobre VPNs e acesso ao X e recua de restrição

0

 

O ministro Alexandre de Moraes revisou sua decisão anterior sobre o acesso à plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, que foi bloqueada no Brasil. Em nova orientação, Moraes instruiu Google e outras plataformas a não impedir o acesso ao X por meio de redes privadas virtuais (VPNs).

A mudança visa dar mais tempo às empresas para cumprir a decisão original e evitar transtornos para terceiros nos sistemas de telecomunicações do país. Apesar da revisão, Moraes manteve a multa diária de R$ 50 mil para qualquer pessoa ou empresa que utilize VPN para acessar a rede social.

Inicialmente, o ministro havia ordenado à Apple e ao Google que bloqueassem o acesso ao aplicativo do X em seus sistemas iOS e Android, além de removê-lo de suas lojas virtuais. A decisão também incluía a proibição de aplicativos que facilitassem o uso de VPN.

De acordo com a nova decisão, publicada no site oficial do STF, Moraes suspendeu essa parte da ordem para permitir que o “X Brasil” se manifeste e cumpra integralmente as determinações judiciais. A suspensão foi feita para evitar transtornos desnecessários e reversíveis para outras empresas.

Com o atletismo, Brasil chega ao quarto ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris

0

 

Com o atletismo, o Brasil chega ao quarto ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris. Nesta sexta-feira (30), a primeira medalha da modalidade foi de Júlio César Agripino nos 5.000m na classe T11 (deficiências visuais). E o Brasil teve dobradinha no pódio. O  sul-matogrossense Yeltsin Jacques, ficou com o bronze.

Júlio completou a prova com o tempo de 14min48s85, novo recorde mundial e paralímpico da distância, e comemorou sua primeira medalha paralímpica. “Estou muito feliz, é muita emoção ser campeão paralímpico e quebrar o recorde mundial. Mostra a força da periferia, comecei a treinar só tinha um campinho. Mas com muita força e determinação eu consegui vencer, sempre tem altos e baixos na vida, mas agora sou campeão paralímpico. Dedico também essa medalha para o meu avô”, disse.

Mais um ouro veio para o paraibano Petrúcio Ferreira que agora soma seis medalhas paralímpica, a terceira de ouro, ao vencer nos 100m na classe T47 (deficiência nos membros superiores) do atletismo. Ele terminou com o tempo de 10s68. Petrúcio já havia ganhado o ouro nesta prova nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e Rio de Janeiro em 2016.

“Está sendo um ano difícil pra mim. Já são dez anos de carreira, sempre quebrando recordes, e esse foi um ano que me cobrei muito, até porque eu estava passando por muitos problemas com meu corpo. Não estava conseguindo dar uma boa sequência, com dores, e isso deixa o atleta aflito. Mas, quando me impõe um momento difícil, eu gosto. Gosto de desafios”, disse Petrúcio após vencer a prova.

E mais um ouro o atletismo com Ricardo Mendonça que venceu a final dos 100 metros rasos T37. Mendonça largou bem, liderou logo nos primeiros metros da prova e fechou com o tempo de 11s07, sua melhor marca pessoal. A prova teve a participação de outros brasileiros. Christian Gabriel ficou em 4º lugar, enquanto Edson Cavalcante terminou em 5º.

“Sai e tentei correr o mais rápido possível e essa foi rápida o suficiente pra trazer o ouro pra gente. Estou muito satisfeito. Agora ainda tem os 200 metros que é a prova que eu mais gosto”, afirmou Ricardo Mendonça.

Natação – Na última quinta-feira (29), o nadador Gabriel Araújo já havia conquistado a primeira medalha para o Brasil na Paralimpíada de Paris 2024. Gabrielzinho, como é chamado, chegou na frente na prova dos 100 metros costas da classe S2 (para atletas com deficiência física severa) e alcançou seu quatro pódio na carreira.

Nesta sexta-feira, a natação somou mais medalhas. O nadador catarinense Talisson Glock levou o bronze e subiu pela sexta vez ao pódio de uma paralimpíada. O nadador disputou os 200 metros medley, classe S6, para quem tem limitação físico-motora. Com o tempo de 2min39s30, ele baixou sua melhor marca após quase 10 anos.

“Essa é uma prova que gosto muito. Eu tinha nadado meu melhor tempo dessa prova em 2015. Fico muito contente com o resultado e mais contente ainda por ter feito meu melhor tempo, ter nada abaixo de 2 minutos e 40 segundos é muito satisfatório pra mim. É o que eu precisava para estar nessas outras provas aqui em Paris”, disse Talisson Glock.

Talisson Glock ainda participou do revezamento misto 4x50m livre, ao lado de Lídia Vieira, Patrícia Pereira e Daniel Mendes, e a equipe também garantiu a medalha de bronze. Com essas conquistas, a natação brasileira soma sua quinta medalha na França, todas com o apoio do programa Bolsa Atleta.

Tênis de mesa – Cátia e Joyce Oliveira conquistaram o bronze no tênis de mesa. Elas enfrentaram as sul-coreanas Su Yeon Seo e Jiyu Yoon para tentar avançar à disputa da medalha de ouro. Mas não conseguiram superar as rivais e perderam por 3 a 0 (11/6, 11/9 e 13/11).

Também no tênis de mesa, na disputa com as ucranianas, Bruna Alexandre e Danielle Rauen venceram por 3 a 0 e garantiram a classificação para a semifinal das duplas mistas WD20. A vitória garante a elas, no mínimo, a medalha de bronze, já que não há disputa pelo terceiro lugar prevista no regulamento do tênis de mesa dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024.

Luiz Filipe Manara e Cláudio Massad venceram os franceses por 3 a 1 e, assim, garantiram vaga na semifinal do tênis de mesa no torneio de duplas masculinas e, no mínimo, uma medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Desemprego cai e renda do trabalhador brasileiro aumenta

0

 

O desemprego no Brasil está em queda. Segundo dados da PNAD Contínua, levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de desempregados chegou a 6,8% no trimestre entre maio e julho, o menor número desde dezembro de 2014, quando a mesma pesquisa registrou 6,6%.

A taxa de desemprego também é a menor da série histórica, iniciada em 2012, para o período de maio a julho. O recorde anterior era de 2014, quando os desempregados eram 7% no trimestre.

A renda dos brasileiros também aumentou. De acordo com a PNAD Contínua, o rendimento médio do trabalhador no Brasil, que era de R$ 3.058 em julho de 2023, agora é de R$ 3.206.

Motociclista por aplicativo é morto a tiros durante tentativa de assalto em Salvador

0

Um motociclista por aplicativo foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto na noite de quinta-feira (29), no bairro das Sete Portas, em Salvador. Familiares, amigos e colegas de profissão protestaram por justiça e paz na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), uma das principais da capital baiana, no início da tarde desta sexta (30).

Segundo a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Kevin Pereira Piedade, de 24 anos. Informações preliminares apontam que o caso aconteceu na Avenida José Joaquim Seabra, quando a vítima parou a motocicleta próximo a uma lanchonete.

A Polícia Civil informou que o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso inicialmente como latrocínio. Ainda não há detalhes sobre a autoria e motivação do crime.

Kevin Pereira tinha recebido um pedido de corrida momentos antes e estava a caminho do cliente. Quando foi abordado por quatro homens, que estavam em duas motocicletas, o jovem reagiu a tentativa de assalto e foi baleado.

“Ele desceu da moto e aí começaram a brigar. Ele ‘puxou’ o celular e aí os bandidos acharam que era uma arma”, contou uma testemunha que preferiu não revelar a identidade.

O corpo de Kevin Pereira foi levado para o Instituo Médico Legal (IML). A vítima era pai de dois bebês, gêmeos, de apenas 6 meses, e morava no bairro de Cosme de Farias.

O sepultamento de Kevin Pereira acontecerá às 16h30, no Cemitério Ordem 3ª de São Francisco, na Baixa de Quintas.

Kevin Pereira também comemorava o nascimento dos dois filhos, gêmeos, nascido há seis meses. Ele começou a trabalhar como motorista por aplicativo há cerca de um ano, quando foi demitido da empresa que trabalhava como auxiliar de almoxarifado e gastou o dinheiro da rescisão para comprar a motocicleta.

O motociclista, irmão mais velho de três filhos, saía de casa todos os dias às 5h30 e só retornava para casa quando o movimento acabava. O jovem juntava dinheiro para pagar as parcelas restantes e o seguro da motocicleta.

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.