Um ato simbólico marcando a pré-abertura e o reconhecimento da colaboração entre todos os envolvidos na concretização da programação do 2 de Julho acontece nesta quinta-feira (27). A programação é promovida pela gestão municipal de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), no Memorial Pavilhão Dois de Julho, que fica na Lapinha.
Durante o evento, serão entregues as novas tochas confeccionadas pelo artista plástico Ray Vianna aos representantes das cidades dos Recôncavos Leste e Oeste. Essas duas rotas são por onde passam os fogos simbólicos até chegarem em Simões Filho, onde uma única tocha é acesa e segue em direção a Salvador.
Um dos momentos mais esperados da Festa da Independência do Brasil na Bahia é o acendimento da Pira do Fogo Simbólico, chama que representa a união do povo na luta pela independência. Marcado para terça-feira (2), às 16h, no Largo do Campo Grande. O ato solene seguirá a chegada dos caboclos. Este ano, a honra de acender a chama recai sobre Ira Vilaronga, a primeira triatleta com deficiência visual da Bahia.
Ira se tornará a primeira mulher cega a acender a tocha. Diagnosticada na infância com retinose pigmentar, a jornada da atleta é um testemunho de superação. Além do talento atlético, Ira é Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Uneb e uma defensora da acessibilidade universal.