Senadores do partido Republicano planejam pedir a instalação de uma comissão eleitoral para auditar os resultados da eleição presidencial americana nos estados onde houve denúncias de fraude. O grupo reúne os congressistas Ted Cruz, Ron Johnson, James Lankford, Steve Daines, John Kennedy, Marsha Blackburn e Mike Braun, além dos eleitos Cynthia Lummis, Roger Marshall, Bill Hagerty e Tommy Tuberville.
Em nota conjunta divulgada neste sábado (2), os senadores afirmam que a eleição foi alvo de alegações de fraude “sem precedentes”, embora não citem evidências de que essas irregularidades tenham, de fato, ocorrido. Na eleição de 2020, o democrata Joe Biden venceu Donald Trump por 306 dos 538 votos.
De acordo com informações de O Estado de S.Paulo, os senadores republicanos querem que o Congresso indique uma comissão com poder investigativo para auditar os resultados em Estados cujos números foram questionados. Após a auditoria, os estados avaliariam o resultado e, caso necessário, certificariam uma mudança nos votos do colégio eleitoral.
O discurso de que houve fraude nas eleições presidenciais americanas tem sido utilizado por Donald Trump desde quando órgãos da imprensa e o colégio eleitoral confirmaram a vitória de Biden. O republicano não apresentou ainda qualquer prova de fraude. Os estados que refizeram as contagens eleitorais não alteraram seus resultados.