Trump pressiona Hamas e ameaça Irã em encontro com Netanyahu

Date:

 

Donald Trump voltou a ameaçar o Irã e cobrou o desarmamento do Hamas ao se reunir nesta segunda-feira (29) com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Mar-a-Lago, na Flórida, para discutir a segunda fase do cessar-fogo em Gaza.
Reunião teve como foco a segunda fase do plano de paz para Gaza. A nova etapa prevê a retirada gradual das forças israelenses do território e a criação de uma nova administração provisória, sem a presença do Hamas. Trump afirmou que pretende iniciar o processo “o mais rápido possível”.
Netanyahu disse que Israel está comprometido com o plano. Premiê agradeceu Trump e afirmou que a parceria com os EUA é fundamental para garantir a segurança de Israel e impedir o fortalecimento de grupos armados na região.
Esta foi a quinta visita de Netanyahu ao presidente americano em 2025. Ontem, Trump se reuniu com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no mesmo local.
‘É NECESSÁRIO QUE O HAMAS SE DESARME’, DIZ TRUMP
Antes e depois da reunião, Trump afirmou a jornalistas que o Hamas terá um prazo curto para se desarmar. Segundo ele, a continuidade do grupo armado inviabiliza qualquer solução duradoura para o conflito.
Trump também afirmou que não vê motivos para preocupação com a atuação de Israel na condução do acordo. “Não estou preocupado com nada que Israel esteja fazendo. Eles cumpriram o plano”, declarou.
IRÃ VOLTA AO CENTRO DO DISCURSO
Trump voltou a ameaçar o Irã caso o país tente retomar seu programa nuclear. O presidente afirmou que os EUA e Israel não permitirão qualquer avanço que represente risco à segurança regional, mas não detalhou eventuais ações.
“Ouvi dizer que o Irã está tentando desenvolver isso novamente. Se estiver, nós vamos derrubar. Vamos acabar com eles”, disse Trump a jornalistas.
PRÊMIO E RELAÇÃO POLÍTICA
Durante a coletiva, Netanyahu anunciou que Trump receberá o Prêmio Israel da Paz, concedida a um cidadão não israelense. Segundo o primeiro-ministro, a mais alta honraria civil do país representa o “sentimento do povo pelo que ele fez conta o terrorismo”.
Trump, por sua vez, agradeceu e afirmou que ficou “realmente surpreso” com a homenagem. O encontro reforça a aliança entre Trump e Netanyahu em um momento decisivo para o futuro do cessar-fogo em Gaza e para o equilíbrio de forças no Oriente Médio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Expresso Salvador registra 12,7 mil usuários no 1º dia de Carnaval

  Foliões que optaram pelo Expresso Salvador para chegar aos...

Lazzo Matumbi celebra retorno ao trio elétrico ao lado do BaianaSystem no Carnaval

  O cantor Lazzo Matumbi voltará a se apresentar em...

Nova Rodoviária de Salvador projeta fluxo de 170 mil passageiros no Carnaval

  A nova Estação Rodoviária de Salvador, localizada no bairro...

No segundo dia do Carnaval de Salvador, reconhecimento facial da SSP já localizou 18 foragidos

  No segundo dia oficial do Carnaval de Salvador, iniciado...