O Vitória venceu o Itabaiana por 3 x 1 pela Copa do Nordeste e fez jus ao título de bom mandante. Nesta quarta-feira (6), Cleiton abriu o placar para o time sergipano, mas Zé Hugo, Camutanga e Iury Castilho viraram a partida para o Rubro-Negro, que chegou a 20 jogos de invencibilidade no Barradão.
Com o resultado positivo, o Leão pulou para a vice-liderança do Grupo A com oito pontos. Porém, o time baiano pode perder a posição e até sair do G-4, em caso de triunfo dos adversários que ainda entrarão em campo pela quinta rodada do Regional.
No próximo desafio, o Vitória vai encarar o Barcelona-BA pela primeira partida da semifinal do Campeonato Baiano. As equipes se enfrentam no domingo (10), às 16h, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus (BA).
O JOGO
Primeiro tempo
A partida começou como todos esperavam, mas a primeira etapa terminou do jeito que os torcedores rubro-negros não queriam. Precisando vencer, o Vitória não demorou a engrenar e desde o início sufocou o Itabaiana no campo de defesa. O Leão teve mais volume de jogo e dominou as ações. Aos 32 minutos, a superioridade rubro-negra, que já era visível, ficou mais escancarada quando Kauã foi expulso e a equipe baiana ficou com um jogador a mais. Porém, o time sergipano inaugurou o marcador com gol de Cleiton. Em desvantagem no placar, o Leão se lançou ao ataque e tentou minimizar o prejuízo ainda no primeiro tempo, mas sem sucesso. Destaque para o confronto particular entre Matheuzinho e o goleiro Jefferson, que salvou o Itabaiana diversas vezes.
Aos 14 minutos, Rodrigo Andrade aproveitou rebote da defesa sergipana e soltou uma bomba de longe, porém a bola passou rente à trave direita do goleiro Jefferson.
Aos 31, Cleiton balançou para cima de Zeca e finalizou cruzado. Muriel tentou encaixar, mas bateu-roupa e a bola foi para escanteio.
Expulsão! Na sequência, Mateus Gonçalves aproveitou sobra e lançou para Osvaldo, que partiu em velocidade e foi derrubado por Kauã. A arbitragem entendeu que o lateral-esquerdo era o último homem e expulsou o defensor com o vermelho direto.
Gol do Itabaiana! Aos 35 minutos, Matheus chutou e Muriel deu rebote. Tiago Souza aproveitou, tocou para o meio da área e Cleiton chegou livre na marca do pênalti para abrir o placar no Barradão.
Aos 37, Matheuzinho bateu de fora e o goleiro sergipano caiu no cantinho para fazer a defesa.
Aos 40 minutos, Zeca cruzou para área e Matheuzinho pulou mais alto que o marcador para cabecear forte, porém Jefferson foi buscar.
Incrível! Nos acréscimos, Patric Calmon foi no fundo e deu passe para Alerrandro. O centroavante fez a parede e deixou com Dudu, que chegou batendo, mas o goleiro sergipano foi no ângulo defender.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o técnico Léo Condé promoveu algumas mudanças que surtiram efeito. O Vitória manteve o ímpeto ofensivo e criou diversas chances para marcar, porém Jefferson seguiu impecável para salvar o Itabaiana. Quando o goleiro sergipano não salvou, a trave, duas vezes, parou o time rubro-negro. Porém, depois de tanto insistir, o Leão foi recompensado. Zé Hugo, de cabeça, empatou aos 28 minutos e depois Camutanga fez um golaço de falta para virar a partida. No final, Iury Castilho fez o terceiro e fechou a conta no Barradão.
Na trave! Aos cinco minutos, Zeca cruzou na cabeça de Matheuzinho, que chegou cabeceando para o chão, como manda o figurino. O goleiro Jefferson deu um tapa e a bola tocou no travessão.
Aos oito, Zeca mais uma vez fez um bom cruzamento, dessa vez para Alerrandro, que cabeceou à queima-roupa e o goleiro sergipano defendeu novamente.
Blitz rubro-negra! Aos 19 minutos, Matheuzinho recebeu na entrada da área, girou e bateu forte, mas a bola carimbou a trave mais uma vez.
Aos 22, Osvaldo arriscou de longe, a bola desviou e Jefferson deu um tapa para defender.
Gol do Vitória! Aos 28 minutos, Matheuzinho avançou pela direita e levantou na área. Zé Hugo ganhou dividida pelo alto e a bola foi morrer lentamente no fundo das redes.
Mais uma expulsão! Aos 33, Rony deu carrinho por trás em Alerrandro. O árbitro aplicou o segundo amarelo e o zagueiro foi expulso.
Golaço! Aos 35 minutos, em cobrança de falta, Camutanga soltou uma bomba de longe e virou a partida para o Vitória.
Terceiro do Leão! Aos 40, Iury Castilho aproveitou sobra na área e fechou o placar no Barradão.
FICHA TÉCNICA
Vitória 3 x 1 Itabaiana
Copa do Nordeste – 5ª rodada
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 06/03/2024 (quarta-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Joanilson Scarcella de Lima (CE)
Assistentes: Wesley Rodrigues Miguel (CE) e Deborah Beatriz Ferreira da Silva (CE)
Quarto árbitro: Josue Reis de Jesus Junior (BA)
Gols: Zé Hugo, Camutanga e Iury Castilho (Vitória) / Cleiton (Itabaiana)
Cartões amarelos: Iury Castilho (Vitória) / Rony (2x), Duda, Jefferson e Matheus (Itabaiana)
Cartões vermelhos: Kauã e Rony (Itabaiana)
Vitória: Muriel, Zeca ©, Camutanga, Wagner Leonardo e Patric Calmon (Lucas Esteves); Dudu (Daniel Jr), Rodrigo Andrade e Matheuzinho (Luan); Mateus Gonçalves (Iury Castilho), Osvaldo (Zé Hugo) e Alerrandro. Técnico: Léo Condé
Itabaiana: Jefferson; Douglas (Matheus Prado), Gabriel Caran, Rony e Kauã; Thiago Papel, Pedro Henrique (Duda) e Marcelinho (Chiquinho); Matheus ©, Tiago Souza (Vitão) e Cleiton (Léo Carvalho). Técnico: Ailton Silva