A Itália, atual campeã da Eurocopa, e Portugal, de Cristiano Ronaldo, vencedor da edição de 2016, caíram no mesmo grupo da repescagem para o Mundial do Catar-2022, portanto um dos dois ficará fora da Copa do Mundo, de acordo com o sorteio realizado nesta sexta-feira, 26, em Zurique, na Suíça.
As duas seleções se enfrentariam na final do grupo C, com uma vaga no Catar apenas para o vencedor, desde que antes superem as semifinais, contra a Macedônia do Norte no caso da Itália e Turquia no de Portugal.
Todas os confrontos serão em partida única e, no caso de disputar a final, os portugueses terão a vantagem de jogar em casa.
“É muito difícil porque a Macedônia do Norte é uma boa seleção e se passarmos por essa fase vamos jogar a final em Portugal ou na Turquia”, reagiu o técnico da Itália, Roberto Mancini, após o sorteio.
O Grupo A dos playoffs europeus terá como semifinais Escócia-Ucrânia e País de Gales-Áustria, enquanto na chave B competirão Rússia-Polônia e Suécia-República Tcheca.
As partidas serão disputadas em março.
As três seleções vencedoras em cada grupo vão completar a cota de 13 representantes do futebol europeu na Copa do Catar-2022, torneio para o qual já se classificaram os 10 campeões de cada grupo das Eliminatórias: Espanha, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Croácia, França, Inglaterra, Holanda, Suíça e Sérvia.