Os jogadores do Uruguai teriam se rebelado contra o técnico Marcelo Bielsa às vésperas da decisão diante da Espanha, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026. A informação foi divulgada pela rádio uruguaia Espectador Deportes. O jogo acontece nesta sexta-feira (26), às 21h no horário de Brasília, no Estádio Akron, em Guadalajara, no México.
Líderes do elenco, incluindo Federico Valverde, Rochet, Manuel Ugarte e Rodrigo Betancur convocaram uma reunião com Bielsa para reclamar da alta carga de treinos, apontada como causa de lesões na preparação. Além disso, eles teriam pedido uma mudança tática para o duelo com os espanhóis, sugerindo que a seleção uruguaia jogue recuada e explorando os contra-ataques. Mas, segundo relato da rádio, o treinador rebateu e disse que pretendia espelhar o jogo do adversário.
Durante a reunião, Bielsa tomou a palavra e falou durante 48 minutos. Ele explicou as diferentes visões do seu trabalho. O treinador acusou os jogadores de tentarem tirá-lo do cargo após deixar de fora das convocações o atacante Luís Suárez e não levar o volante Nahitan Nández para a Copa. Ele ainda teria dito que ajudou a construir a carreira de nomes como Cáceres e Maxi Araújo. De acordo com a rádio, o clima esquentou, o zagueiro José Maria Giménez tentou acalmar os ânimos, mas não conseguiu, e os atletas teriam abandonado a conversa.
O Uruguai faz um jogo de vida ou morte contra a Espanha. Neste momento, a Celeste Olímpica é a vice-líder do grupo H com dois pontos, atrás dos espanhóis, que lideram a chave. Porém, Cabo Verde é o terceiro colocado com a mesma pontuação dos uruguaios. O quarto lugar é da Arábia Saudita, que tem um ponto. Cabo-verdianos e sauditas se enfrentam no mesmo dia e horário, em Houston, nos Estados Unidos.







