A Medalha do Mérito Empresarial Conde dos Arcos foi instituída pela Associação Comercial da Bahia (ACB) em 16/12/1986 para homenagear empresários de notável conduta pública que tenham prestado relevantes serviços ao desenvolvimento econômico, social e cultural da Bahia através da sua ação empreendedora.
Durante os últimos 32 anos sete empresários foram agraciados com essa comenda: Norberto Odebrecht, criador da maior empresa de engenharia do país; Mamede Paes Mendonça, instituidor de monumental cadeia de abastecimento em Salvador; Fernando Corrêa Ribeiro, destaque do comércio varejista no suprimento de materiais de construção;Alfeu Simões Pedreira, fundador da maior empresa do setor de turismo da região; Euvaldo Carvalho Luz, o esbelto empresário da indústria e dos shoppings centers;João Batista de Andrade, campeão nacional da agropecuária;Geraldo Dannemman, instituidor dos royalties de petróleo.
Henri Armand Slezynger foi homenageado no último dia 15 de julho, recebendo medalha que traz o nome de D. Marcos de Noronha e Brito, o VIIIConde dos Arcos de Val-de-Vez, último vice-rei do Brasil. Henri nasceu na Bélgica no dia 26/04/1936, graduou-se em engenharia química no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde também cursou o mestrado.
Em 1966 Slezyngerfundou a Proquigel em São Paulopara sintetizar resinas usadas na indústria automobilística e, em 1976, quando o Polo Petroquímico de Camaçari estava sendo construído, desembarcou na Bahia plantando aCentral de Polímeros da Bahia (CPB). Em 1978, ano da inauguração do Polo, a CPB já fabricava as resinas SAN e ABS. Dai em diante ele não parou mais de investir, sendo um verdadeiro capitalista, reaplicando na indústria todo lucro vindo dos seus negócios. Em 1988 associou-se ao Grupo Mariani e fundou a Policarbonatos do Brasil, primeira fábrica de policarbonatos do hemisfério sul, resina usada na fabricação de para-brisas de aviões, vidro para blindagem de automóveis e embalagens.
As diversas fábricas que mantém na Bahia produzem acrilonitrila, estireno, acetonacianidrina, metacrilato de metila, chapas acrílicas, sulfato de amônio e garrafas PET. Aos 83 anos de idade acabou de anunciar a inversão de R$ 90 milhões na construção de fábrica de ácido sulfúrico, a segunda maior do País. Também está participando da licitação promovida pela Petrobras para arrendamento das fábricas de fertilizantes de Camaçari e Laranjeiras (Sergipe).Na indústria petroquímica Proquigel é o segundo maior grupo privado da Bahia e do Brasil, ficando atrás apenas da Braskem, com fábricas em São Paulo, México e Estados Unidos.
Todavia, seu fôlego não parou por aí. Desenvolve em Candeias exuberante ação social mantendo duas instituições de ensino: Centro de Educação Gisella Tygel,da Creche ao 5º ano do Ensino Fundamental com 750 alunos de 2 a 11 anos, 26 professores, 17 auxiliares e total de 74 funcionários; e Escola Técnica XIV de Agosto com 470 alunos de 12 aos 15 anos, comcursos técnicos de química e segurança do trabalho, proporcionando estágio eemprego para muitos de seus alunos.
Os moradores de Candeias consideram essas duas escolas um presente dos céus. Um deles, de nome Edvalmira de Jesus Bispo (Edy Bispo), usou a poesia para assim se expressar: “Na “guerra” contra toda a ignorância, marginalidade, violência, opressão…Pais, professores, famílias, sociedade, precisamos nos preparar com armas e munição.A munição é o conhecimento. A arma? É a educação!”
Essas e outras coisas fazem o Henri merecedor da Medalha do Mérito Empresarial Conde dos Arcos, enriquecendo a lista de empresários que dignificam a Bahia e o Brasil. A ACB, ao prestar essa homenagem, atesta a sua crença na existência de mortaistransformadores, sempre acreditando que não existe tempo ruim e adversocapaz de impedir a realização do bem e a construção de um mundo cada vez melhor.
Homenagem Bahia Notícia:
Para o editor jornalista do Bahia Notícia, Junior Robocop, a homenagem para esse grande homem é mais que justa e merecida. Dr. Henri com toda sua sensibilidade é referência como um homem e diante de todas suas grandes conquistas pelo mundo, especial em Candeias e Camaçari, onde ele mais encontrou forças para fazer bem aos mais necessitados com projetos sociais que ajudam milhares de crianças e seus familiares.
O Bahia Notícia deixa aqui sua homenagem e informa que em Setembro no Top Destaque dará suas honras e comendas ao Grupo Unigel Proquigel.
Conheça a Unigel:
A indústria é o fio condutor do crescimento econômico. E a indústria química é base para a maioria absoluta das indústrias que compõem esse cenário. Os setores químico e petroquímico produzem os insumos básicos e intermediários para outras importantes cadeias industriais. Por meio dos produtos de nossos clientes, estamos presentes no cotidiano de todas as pessoas, em todos os lugares.
O Grupo Unigel, maior produtor latino-americano de acrílicos e estirênicos, com operações verticalmente integradas, desenvolve seu crescimento baseado nessa premissa. Com plantas nos estados de São Paulo (Cubatão, Guarujá e São José dos Campos) e Bahia (Camaçari e Candeias), está estrategicamente localizada nos principais polos petroquímicos do país e possui uma carteira diversificada de químicos, petroquímicos, plásticos e fertilizantes.
Com aquisições, incorporações e fusões, tem como visão de mercado a formação e fortalecimento de amplas cadeias de produção competitivas, com portfólio de produtos que garante sua sustentabilidade e contínuo crescimento.
A estratégia da Unigel combina integração operacional com o domínio de tecnologia de processos e a inovação constante. Nossas operações integradas, que nos permitem produzir parte dos insumos de nossos próprios produtos, nos proporcionam ainda mais competitividade.
Tecnologia e Desenvolvimento:
A Unigel tem estabelecido, a cada dia, uma sólida relação com os maiores fornecedores e usuários finais na indústria petroquímica na América Latina, desenvolveu instalações utilizando tecnologia de ponta e também tecnologia proprietária para fornecer a seus clientes soluções e produtos inovadores.
A Unigel pesquisa e desenvolve tecnologias próprias, buscando a contínua inovação dos processos produtivos de forma a ampliar sua competitividade e ao mesmo tempo reforçar seu compromisso com a preservação ambiental.
Codesenvolvimento e Qualidade Internacional:
Ao fornecer matéria-prima para indústrias de segmentos variados, a Unigel se posiciona no backoffice da cadeia produtiva. Fazemos parte de outros processos industriais com produtos que são commodities internacionais, daí a importância de buscarmos, incessantemente, a qualidade internacional em nossos processos e entregas.
Os padrões internacionais a serem seguidos nos garantem competitividade com grandes empresas, localmente e em mercados da Ásia, Américas e Europa. Para nos diferenciar, buscamos a excelência também em atendimento de vendas: quanto mais técnica a venda, mais excelente deve ser o atendimento.
Outro diferencial competitivo da Unigel é a parceria que estabelece com seus clientes, que vai muito além da pura relação comercial. Prova disso é o processo de codesenvolvimento com clientes que o grupo tem buscado, com entregas diferenciadas para atender às suas demandas.
Investir nesse nicho de commodities tailor made é investir no caminho da diferenciação em nossos mercados, oferecendo produtos aprimorados e adequados à necessidade dos clientes e construindo parceiros de futuro.
Atuação Responsável:
A ocorrência de grandes acidentes envolvendo as indústrias químicas e seus impactos significativos (financeiros e de imagem), somados à pressão crescente da sociedade, levaram a indústria química mundial a repensar suas estratégias de segurança e relacionamento com seus públicos.
Em 1984, a Canadian Chemical Producers Association – CCPA criou o Responsible Care, estabelecendo novas diretrizes para as questões de segurança dos processos, produtos, segurança dos trabalhadores e para a proteção ambiental. Posteriormente adotado por outros países, representa uma estratégia da indústria química mundial para impulsionar a melhoria contínua em saúde, segurança e meio ambiente juntamente com uma comunicação aberta e transparente com as partes interessadas.
No Brasil, a ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) lançou, em 1992, o Programa Atuação Responsável® como uma iniciativa destinada a apoiar a indústria química na gestão de suas atividades em saúde, segurança e meio ambiente. O programa demonstra a postura da indústria química de proatividade, transparência e diálogo com as partes interessadas na indústria e o compromisso com a sustentabilidade do setor químico brasileiro, contribuindo para a promoção da competividade e do desenvolvimento sustentável da indústria química instalada no País.
A Unigel aderiu ao programa em 2012 e, desde então, vem evoluindo significativamente em suas condutas de sustentabilidade, com destaque para a redução na destinação de resíduo industrial, no volume de efluente lançado, nos índices de acidentes com e sem afastamento e no consumo de água.