O prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina anunciou nesta quinta-feira (7), durante a solenidade de posse dos secretários, que o município vai disponibilizar cerca de R$ 1 milhão para a construção do prédio do INSS. O custo da obra está em torno de R$ 1, 8 milhão.
Segundo o chefe do Poder Executivo municipal, uma reunião deve acontecer ainda neste primeiro semestre com o Ministério Público Federal e representantes do INSS, com o objetivo de apresentar aos promotores a importância da agência na cidade e justificar o aporte do valor para recuperação do prédio.
O Ministério Público Federal (MPF/BA) instaurou inquérito civil, em novembro do ano passado, para apurar as supostas irregularidades no atendimento dos segurados do INSS no município de Candeias, na região metropolitana de Salvador. A agência está fechada desde 2012 após o incêndio que destruiu parte da estrutura.
Incêndio
O prédio onde funciona o prédio da Previdência Social no município de Candeias pegou fogo no dia 28 de outubro de 2012. Uma sala, além de armários, papéis e computadores destruídos no incêndio. Cerca de 100 pessoas eram atendidas por dia na agência, segundo informações do INSS. Com fechamento da agência, os moradores de Candeias e municípios próximos, como Madre de Deus e São Francisco do Conde, passaram a ser atendidos na agência da Previdência Social de São Sebastião de Passé.