Home Blog Page 552

Putin parabeniza Trump pela vitória e se diz pronto para restabelecer relações com os EUA

0

 

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou Donald Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos nesta quinta-feira (7). Em discurso realizado em Sochi, Putin afirmou estar disposto a restabelecer as relações com os EUA.

Durante a campanha, Trump declarou que poderia encerrar rapidamente a guerra na Ucrânia, mas não detalhou como faria isso. Ele também ressaltou seu “muito bom” relacionamento com Putin.

Hoje, Putin disse que ainda não sabe como Trump agirá em um eventual segundo mandato, mas ressaltou que qualquer esforço para restaurar as relações com a Rússia e contribuir para a resolução do conflito com a Ucrânia “merece atenção”.

“Não vejo problema em conversar com Trump. Se alguns líderes mundiais desejam restabelecer o contato, não sou contra. Estamos prontos para restabelecer as relações com os EUA, mas a iniciativa cabe a eles”, afirmou Putin.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, manifestou-se afirmando que ceder às exigências de Putin seria inaceitável e um erro fatal para a Europa. Trump já deu sinais no passado de que poderia reduzir ou até cessar a ajuda militar à Ucrânia.

Na quarta-feira (6), um porta-voz do Kremlin lembrou que os Estados Unidos são um país hostil à Rússia, destacando o tom ameaçador adotado pelo governo russo nos últimos meses. Agora, Putin mencionou a necessidade de observar como o novo governo dos EUA lidará com a política nuclear global.

Após o discurso de Putin, Trump declarou que ainda não teve uma conversa com o presidente russo, mas acredita que isso ocorrerá no futuro.

Em seu discurso, Putin ainda elogiou a reação de Trump durante as duas tentativas de assassinato que sofreu enquanto era candidato. “Fiquei impressionado com a postura de Trump. Ele agiu com coragem e fez o que era certo, como um homem”, disse o presidente russo, mencionando os desafios enfrentados por Trump durante o primeiro mandato.

Putin e Trump já se elogiaram no passado. Em 2019, Putin revelou que simpatizava com Trump desde as eleições de 2016. Em 2022, Trump descreveu Putin como “genial” e “pacificador” em relação à Ucrânia. Em maio deste ano, o Kremlin criticou o julgamento de Trump, no qual ele foi condenado por fraude contábil envolvendo um pagamento à ex-atriz pornô Stormy Daniels, alegando que os EUA perseguiam seus rivais políticos.

Milei irá aos EUA e tentará se reunir com Trump, a quem promete apoio incondicional

0

 

Um dos mais eufóricos entusiastas de Donald Trump, o presidente da Argentina, Javier Milei, fará mais uma viagem aos Estados Unidos, na semana que vem, desta vez com o desejo de se encontrar com o republicano, que deve voltar à Casa Branca em 2025.

A viagem foi confirmada à reportagem pela Casa Rosada, que no entanto ainda não crava que haverá um encontro com Trump. A ida coincide com mais um evento da CPAC, a conferência conservadora que já fez os dois líderes se reunirem há alguns meses. Desta vez o encontro é em Mar-a-Lago, resort de luxo de Trump na Flórida.
Milei já havia eleito Washington como sua aliada de primeira hora ainda sob o governo do democrata Joe Biden, mas com Trump vê um cenário muito mais favorável, ainda que os benefícios que poderá tirar da administração do republicano sejam uma grande incógnita.

“Donald Trump é um enorme expoente do mundo livre, ocidental e capitalista”, disse seu governo ao celebrar a vitória do republicano na disputa contra Kamala Harris. “Sua liderança terá apoio incondicional do nosso país para defender a vida, a liberdade e a propriedade”.

Com sorriso de orelha a orelha, Milei já havia se encontrado com Trump em fevereiro deste ano, durante outro evento da CPAC, em Washington. O argentino já foi diversas vezes aos EUA. Na ocasião, tirou fotos com Trump e lhe disse: “O senhor foi um grande presidente e espero que volte a ser”.

O ultraliberal também se mostrou muito próximo ao aliado número 1 de Trump, o bilionário Elon Musk, dono do X e da Tesla. Milei se encontrou com Musk no Texas e já o convidou para viajar à Argentina.

Há certa expectativa de que o retorno de Trump à Casa Branca possa levar a algum alívio considerável da dívida que a Argentina tem com o FMI (Fundo Monetário Internacional). A disposição que terá o governo Trump para atuar nesse sentido, no entanto, é desconhecida.
Milei já iria à posse de Trump em janeiro do próximo ano, mas agora busca adiantar sua viagem também para se colocar como um possível interlocutor de Trump na América Latina, região que até aqui, em seu mandato, o argentino não fez questão de impulsionar ou promover.

Em uma vizinhança na qual os maiores países são governados por governos de esquerda (Luiz Inácio Lula da Silva no Brasil; Gustavo Petro na Colômbia, Gabriel Boric no Chile e Claudia Sheinbaum no México), Milei via como um de seus únicos aliados o líder de El Salvador, o autocrata em construção Nayib Bukele. Bukele já viajou a Buenos Aires, e os dois firmaram acordos na área de segurança.

Depois de ir aos EUA, Milei já tem outra agenda internacional, a cúpula do G20 no Rio de Janeiro, na qual confirmou participação em carta ao governo brasileiro. Também neste período ele receberá duas visitas em Buenos Aires: a da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, outra aliada de Trump e que já recebeu Milei em Roma, e a do presidente francês, Emmanuel Macron.

O novo chanceler argentino, Gerardo Werthein, era até há poucos dias embaixador justamente nos EUA. Próximo a Milei, é tido como uma figura que ajudará o governo no alinhamento à política americana.

Ele substituiu Diana Mondino, economista forçada a renunciar após um polêmico voto na ONU pelo fim do embargo a Cuba, em meio a um movimento de quase caça às bruxas no Ministério de Relações Exteriores, com pressão pública e reiterada contra diplomatas considerados de linhas contrárias à do governo.

 

Mayara Paixão, Folhapress

Candeias: Homens comparecem em bom número ao primeiro dia de campanha do Novembro Azul

0

 

Os homens da cidade de Candeias atenderam ao chamado da Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde – SESAU, e compareceram na manhã desta quinta (7), em bom número ao primeiro dia do mutirão em prol da saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata.
A ação que tem como finalidade o combate a patologia, vai acontecer todas às quintas-feiras, no ônibus Expresso da Saúde que estará no estacionamento do ginásio de esportes, no Centro da cidade.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a doença matou 17 mil homens no Brasil em 2023, uma média de 47 por dia. Pensando nisso a Prefeitura preparou uma programação toda especial para que os homens do município possam realizar exames e fazer consultas com médicos clínicos e urologistas, atendimento odontológico, ultrassonografias, exames laboratoriais e orientações de saúde.

Seu Domingos e o amigo Estevam vieram logo no primeiro dia de campanha para realizar todos os exames e garantir que o cuidado com a saúde também é coisa de homem. “Todos os anos estou aqui para me preveni, pois quanto antes a gente saber se tem algum problema melhor”, aconselhou seu Domingos. A fala foi compartilhada pelo amigo Estevam. “Aqui o preconceito passa longe, temos que nos cuidar para depois a gente não sofrer”, avisou.

O médico clínico Drº Sinval informou que o preconceito dos homens em participar das campanhas do novembro azul vem caindo a cada ano. “Os homens estão entendo a importância de se cuidarem. Quanto mais sendo o diagnóstico for detectado, mas chance de cura, então homens não vacilem: procurem um médico e siga as instruções”, explicou.

Para conseguir o atendimento é necessário portar RG, comprovante de residência e o cartão do SUS.

O que é câncer de próstata?
Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

Quais os fatores de risco?
Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

Sinais e sintomas
dificuldade de urinar;
demora em começar e terminar de urinar;
sangue na urina;
diminuição do jato de urina;
necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Como prevenir?
Ter uma alimentação saudável.
Manter o peso corporal adequado.
Praticar atividade física.
Não fumar.
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

2024 deve se tornar o ano mais quente da história, aponta relatório

0

 

O ano de 2024 deve se encerrar como o mais quente já registrado na história e o primeiro a ultrapassar a meta estabelecida na conferência climática de Paris em 2015, é o que apontam dados do Serviço de Mudança Climática Copernicus, da União Europeia. A temperatura em 2024 provavelmente ficará mais de 1,55°C acima do nível pré-industrial.

Segundo matéria do InfoMoney, o mês de Outubro já ultrapassou esse nível ao atingir a marca de 1,65°C mais quente do que os níveis pré-industriais, marcando o 15º mês nos últimos 16 com temperaturas acima desse limite. Com base nos planos climáticos nacionais, a nova análise da ONU indica que as temperaturas deverão atingir um pico entre 2,1°C e 2,8°C acima do nível pré-industrial ainda neste século.

O décimo mês de 2024 foi marcado por temperaturas acima da média na maior parte da Europa, com o continente enfrentando chuvas extremas, que resultaram em inundações relâmpago na região de Valência, na Espanha, onde mais de 200 pessoas morreram.

Quando redigido, em 2015, o Acordo de Paris pedia pela redução das emissões de dióxido de carbono com o objetivo de limitar o aquecimento global a 2°C (3,6°F) e, idealmente, 1,5°C acima das temperaturas do início da Revolução Industrial. Este limite de 2ºC é definido por cientistas com o intuito de evitar que as mudanças climáticas atinjam um ponto crítico irreversível, desencadeando inundações, secas e tempestades catastróficas.

A meta de 1,5°C é vista como uma média de longo prazo, em vez de um ano isolado, e negociadores climáticos indicam a possibilidade de reduzir as temperaturas abaixo do limite, caso ele seja ultrapassado. O novo relatório da Copernicus, porém, aumenta as preocupações de que um tendência prolongada de aquecimento é apenas uma questão de tempo, com as emissões globais de CO2 ainda sem atingir o pico.

O texto deve refletir também nas pautas da COP29, reunião de líderes da Organização das Nações Unidas (ONU) para debater as questões climáticas do planeta, que começa na próxima segunda-feira em Baku, no Azerbaijão.

“Isso marca um novo marco nos recordes globais de temperatura e deve servir como um catalisador para aumentar a ambição na próxima Conferência sobre Mudança Climática, a COP29,” disse Samantha Burgess, diretora adjunta do Copernicus.

Jovem autista desaparece do ES em busca de Léo Santana e é encontrado em Salvador

0

 

Um homem de 23 anos, que não teve o nome revelado, foi encontrado em Salvador após desaparecer do Espírito Santo, sua cidade natal. O jovem, portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), fez a viagem em busca do seu ídolo, o cantor Léo Santana, conforme contou a delegada de Proteção à Pessoa (DPP), Andrea Ribeiro.

Ele foi encontrado na última segunda-feira (4), e foi acolhido pelo DPP, que encontrou o jovem próximo a um restaurante. “Ele estava perdido próximo a um restaurante. Pessoas que estavam dentro do estabelecimento informaram a Guarda Municipal, que o encaminhou a Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP)”, diz a nota.

O sumiço do homem foi registrado em uma delegacia do Espírito Santo. Ao ser localizado na capital baiana, a DPP entrou em contato com a unidade e conseguiu encontrar a família do jovem.

Apesar disso, o homem ainda não retornou ao seu estado de origem, de acordo com informações da unidade de segurança.

 

Fonte:bahia.ba.

Candeias celebra a cultura afro-brasileira em evento de valorização dos Yaôs, Yawôs e Muzenzas

0

 

Como parte das comemorações do mês da Consciência Negra, a Biblioteca Municipal Dalila Batista sediou nesta quarta-feira (6) a 1ª Edição do Evento de Valorização dos Yaôs, Yawôs e Muzenzas. Com o apoio da Prefeitura de Candeias, a celebração homenageou os iniciados no Candomblé, destacando o papel essencial que desempenham na preservação e continuidade das tradições de matriz africana.

Com rodas de conversa, apresentações culturais, cânticos e danças, o evento proporcionou à comunidade momentos de reflexão sobre a força e a resistência da cultura afro-brasileira, evidenciando o impacto dos yaôs, yawôs e muzenzas na construção de uma identidade coletiva.

Os palestrantes destacaram que o reconhecimento desses iniciados no Candomblé representa a continuidade de um legado de resiliência, honrando a ancestralidade. Em uma carta aberta, a coordenação de Igualdade Racial de Candeias agradeceu o apoio da Prefeitura, enfatizando: “Esse compromisso com a promoção da igualdade racial e da cultura afro-brasileira é essencial para fortalecer a luta por dignidade, reconhecimento e respeito às tradições religiosas que, há mais de 300 anos, enfrentam repressão e segregação desde o sequestro de nossos antepassados africanos, trazidos compulsoriamente para o Brasil”.

“Este encontro nos lembra da importância de resistirmos juntos contra o racismo e o preconceito, honrando e respeitando nossa ancestralidade,” afirmou a coordenadora Ekedi Sônia Santos. Para ela, o evento reafirma a relevância das tradições afro-brasileiras e reforça o valor dos iniciados para a continuidade de uma cultura que carrega, há séculos, a força dos ancestrais.

Ao longo de novembro, outras ações em alusão ao mês da Consciência Negra estão programadas na cidade, incluindo palestras, encontros de artistas e exposições organizadas pela SECTUR. Datas e horários serão divulgados nas redes sociais oficiais da Prefeitura.

Candeias: XIV Peregrinação Fé e Luz acontece neste domingo (10)

0

 

Na manhã do próximo domingo (10), acontecerá em Candeias a 14ª edição da Peregrinação Fé e Luz. O ato religioso é organizado pela Diocese de Camaçari em parceria com o Santuário de Nossa Senhora das Candeias e demais paróquias pertencentes ao núcleo diocesano da RMS.

O tema escolhido para a reflexão será: “Na escola de Maria, a Senhora das Candeias, somos peregrinos da esperança”.

Este ano, o percurso terá pouco mais de 5 km, tendo como ponto de concentração a Base de Inspeção Veicular, localizada ao lado do posto desativado da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na BA 522. Ali acontecerá a Santa Missa, às 06h, que será presidida pelo bispo Dom Dirceu Medeiros.
Logo após a celebração, o ministério de música, Paráclito, em cima de um trio elétrico, anima os fiéis durante o trajeto por boa parte da BA e pelas ruas que dão acesso ao Santuário das Candeias.

De acordo com a organização, haverá ônibus saindo de pontos estratégicos da cidade: distrito de Passé, Malembá e Centro; já as comunidades que pertencem à paróquia São Francisco de Assis também terão transportes gratuitos. São esperadas aproximadamente 10 mil pessoas.

A peregrinação contará com a participação de 25 paróquias dos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova.

Durante o trajeto, o trânsito de veículos será organizado pela equipe de trânsito do município, polícia rodoviária estadual, com ajuda dos colaboradores da peregrinação. Cerca de 2 mil voluntários estarão envolvidos no apoio aos fiéis. O encerramento ocorrerá na Praça Nossa Senhora das Candeias, com a benção do Santíssimo Sacramento.

SERVIÇO
O QUE É: 14 ª Peregrinação Fé e Luz ao Santuário Nossa Senhora das Candeias
QUANDO: 10 de novembro
HORÁRIO: 06 horas
ONDE: Base de Inspeção Veicular, localizada ao lado do posto desativado da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na BA 522.

Mega-Sena sorteia R$ 140 milhões acumulados nesta quinta

0

Os números do concurso 2.794 da Mega-Sena serão sorteados às 20h desta quinta-feira (7), no Espaço da Sorte, que fica na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio será transmitido em tempo real pelo canal da Caixa no YouTube e pela página das Loterias Caixa no Facebook. O valor do prêmio acumulado é de R$ 140 milhões.

Se uma única pessoa ganhar o prêmio e investir o valor na poupança, poderá ter o retorno de aproximadamente R$ 800 mil em rendimento no primeiro mês.

Os apostadores podem realizar suas apostas até às 19h desta quinta-feira (7), pela internet ou em casas lotéricas certificadas pela Caixa de todo Brasil.

Um bilhete simples, com seis dezenas escolhidas, está no valor de R$ 5.

Candeias: Em entrevista exclusiva, diretores da Super Revel revelam como adquiriram o prédio que era do Bompreço e vão abrir a maior loja da região

0

 

Em Candeias não se fala em outra coisa a não ser a expectativa da grande inauguração da rede de supermercado Super Revel. O empreendimento que será o maior entre as quatro cidades da região (Candeias, Madre, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé), também será a principal opção de compra dos consumidores devido as grandes ofertas que a rede está preparando após abertura oficial.

A nova unidade vai funcionar na Avenida Antônio Patterson, em frente a rodoviária, local onde abrigava a rede Bompreço – franquia pertencente ao grupo americano Walmart. A loja tem a maior área do segmento em Candeias, com pouco mais de 3 mil m² e um estacionamento que comporta aproximadamente 100 veículos (entre carros e motos).

O Super Revel terá açougue, padaria, congelados, bebidas, cereais, hortifrúti, farmácia entre outros departamentos. A loja contará com mais de 15 mil itens, entre alimentos, bebidas, itens de higiene pessoal e limpeza, bazar, linha automotiva, linha pet e eletroportáteis, além de embalagens e descartáveis. Para agilizar o processo de compra, a unidade oferece 15 caixas de pagamento, separados em caixas de compras rápidas em pequeno volume e todos têm balança de pesagem para produtos de hortifruti.

A equipe do MNoticias entrevistou as duas gerações que culminou no grande projeto chamado Super Revel. Na primeira geração vem seu Lourival Tosta (pai) e na segunda, Lusinete Tosta (filha); eles estavam representando toda a família, já que cada irmão tem funções especificas no projeto.

Lourival – que desde a década de 90 já trabalhava em comércio próprio -. foi logo dizendo: “Não gosto de microfone, de aparecer, dar entrevista, mas eu gosto mesmo é de trabalhar e dar oportunidades para que as pessoas possam ter seus respectivos trabalhos e vivam de forma digna”, destacou.

Logo a função de passar às informações recaiu sobre Lu (como é chamada pelos amigos, familiares e colaboradores), administradora de formação, tímida, mãe, esposa, mas que herdou do pai a habilidade e versatilidade para o mundo dos negócios. Em poucos minutos de preparo para a entrevista, Lu fez umas dez coisas ao mesmo tempo:  articulou a chegada de materiais com o fornecedor, direcionou alguns funcionários, tirou duvidas do pessoal da arrumação e depois se concentrou na entrevista.

Sem fugir de nenhuma pergunta, Lusinete foi relatando o passo a passo até a empresa adquirir o prédio mais cotado do município. Assim que a rede Bompreço anunciou que estaria finalizando as atividades em Candeias, grandes empresas entraram na “briga” para adquirir o prédio, entre elas Assaí, Atacadão, Atakarejo, Cesta do Povo entre outras.

 

Confira a entrevista completa

 

MNoticias – Lu, obrigado por receber nossa equipe. Como aconteceu o processo de compra desse prédio onde funcionava o Bompreço?

Lusinete Tosta – Olha, não foi fácil. Foram 8 meses de negociações pesadas. Idas e vindas, subidas e descidas, mas tudo aconteceu no tempo de Deus. Aliás foi Deus mesmo. Meu irmão ele é muito bom em observar as coisas e as oportunidades. Ele ficou acompanhando que o Bompreço antes de anunciar que estaria fechando se antecipou e perguntou ao pessoal que trabalhava aqui se iriam vender.  Então ele achou o corretor que estaria fazendo esse processo e trouxe a proposta pra gente. Eu falei: “não, nem venha com essa loucura”, mas meu pai – sempre foi visionário -, disse: “vamos ver”. O negócio esfriou pois outros compradores chegaram na frente e tal, mas também não deu certo com os outros compradores e quem estava a posto? Meu irmão (risos).

MN – Se falaram muito dos valores que o prédio foi comprado. Valores que segundo as “más- línguas” eram incompatíveis com o faturamento da Revel. O que tem de verdade e mentira nisso e quanto foi o investimento nesse ponto comercial?

LT – Olha foi tanta coisa que a gente ouviu que você não tem noção (risos). Falaram coisas que a gente ficava rindo e também teve muita gente torcendo contra mesmo, mas somos uma empresa que temos os pés no chão e só fazemos aquilo que podemos fazer, sem estrangular nada, sem comprometer nada, principalmente o nome da nossa família. O investimento foi alto mas o que nos moveu mesmo era saber que iríamos gerar mais emprego e renda para nossa cidade. Era uma oportunidade de crescimento da empresa? Claro que sim, mas era a oportunidade de colocar mais pessoas no mercado de trabalho. Chegaram centenas de curriculum e vamos empregar muita gente, com fé em Deus.

MN – Você disse que tinha muita gente jogando contra e que torciam para dar errado. Como assim?

LT – Falavam que a gente não queria deixar outras empresas entrarem em Candeias; falaram que empresário A e B comprou o Bompreço pra gente pois não tínhamos condições de comprar e que até políticos entraram no negócio, mas não é verdade. Essas empresas de nome no mercado trazem a marca, mas não trazem o preço. Nós temos preço! Conhecemos a realidade do nosso povo e por isso que iremos apresentar os melhores produtos com os melhores preços e um ótimo atendimento.

MN – Candeias terá apenas a Super Revel ou a outra loja vai continuar?

LT – Vai continuar sim. O que estamos trazendo é opções para nossos clientes de Candeias e região. Se eles preferem comprar na loja de baixo podem ir pois o padrão será o mesmo, se quiser vir para a loja de cima o atendimento e o padrão de qualidade também serão o mesmo. Podem ficar à vontade para escolher.

MN – Quantos empregos diretos e indiretos serão gerados com a chegada da Super Revel e como está acontecendo o processo de contratação?

LT – Olha com as duas lojas, acredito que estamos gerando uns 300 {empregos}, mas com possibilidade de ampliação em números de vagas, pois tem questões de férias, licença maternidade, INSS, enfim, sempre surgem vagas. O processo para ser nosso colaborador pode ser por meio do nosso site o (superrevel.com.br), tem a opção do “Trabalhe conosco”, o candidato preenche tudo lá e aparecendo a oportunidade chamamos para a entrevista. Nesse momento já tem pessoas passando pelos processos de admissão, infelizmente não podemos empregar todos, mas ninguém deve desanimar, pois sempre aparece vagas. Também utilizamos o SINE e o banco de dados da Secretaria de Emprego e Renda do município.

MN – Quando pretende inaugurar?

LT – Se tudo ocorrer bem e com fé em Deus vai ocorrer, acredito que ainda nesse mês de novembro a gente inaugure a Super Revel.

MN – O que o cliente pode esperar dessa nova loja?

Todo dia da semana praticamente faremos promoções, mas o dia “R” no final de cada mês tá garantido viu. Mais de 100 itens com preço bem abaixo do mercado e só quem ganha com isso é o consumidor. Então todo mundo atento em nosso Instagram e nas nossas lives que terá muitas novidades. Lembrando que Super Revel vai seguir a mesma proposta de preços mais baixos, variedade de produtos e serviços de qualidade no atendimento.

Fonte: Madre Noticias

Estudantes já podem conferir locais de prova do Enade

0

 

Os inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 já podem conferir o local da prova que será aplicada no dia 24 de novembro. O Cartão de Confirmação da Inscrição está disponível no Sistema Enade para quem preencheu o Questionário do Estudante.

É obrigatório que o participante tenha concluído a pesquisa para poder visualizar o cartão de confirmação. Ela permite traçar o perfil socioeconômico dos avaliados. No documento de confirmação constam informações como local e horário de aplicação da prova do Enade 2024, documentos de identificação exigidos no dia do exame e atendimentos especializados, caso tenham sido solicitados.

O Enade avalia o rendimento dos alunos que estão concluindo a graduação e é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em ciclos de avaliação de três anos, mudando as áreas de conhecimento e eixos tecnológicos avaliados a cada ano. A inscrição é obrigatória para os estudantes cujos cursos estejam sendo avaliados naquela edição. A situação de regularidade do aluno é registrada no histórico escolar.

Mas, exclusivamente, a edição de 2024 do Enade será aplicada apenas a alunos de cursos de formação de professores. A partir deste ano, as licenciaturas passam a ser avaliadas anualmente pelo exame.

O Inep aplicará as provas teóricas, já comumente realizadas, e acrescentará uma avaliação da prática dos estudantes de graduações direcionadas à docência. O objetivo, segundo o órgão, é aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito da formação de docentes no Brasil. Com isso, o Enade passa a ter dois tipos de avaliação, teórica e prática, com um cronograma específico para cada uma delas.

O exame será aplicado em cursos de 17 áreas de conhecimento diferentes. A edição de 2024 avaliará licenciaturas das áreas de artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.