Home Blog Page 563

Para neurologista, doação de cérebros pode ajudar a prevenir doenças

0

 

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) confirmou, nesta sexta-feira (25), que recebeu o cérebro do ex-pugilista José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, para estudos sobre a Encefalopatia Traumática Crônica (ETC). A doença com a qual o ex-atleta conviveu por 18 anos é degenerativa e afeta as células cerebrais por meio de impactos repetidos na cabeça. Campeão mundial dos pesos pesados, ele faleceu na última quinta-feira (24) aos 66 anos.

“Resolvemos, em vida, pela doação do cérebro dele. Foi feito isso ontem [quinta-feira]”, disse a viúva de Maguila, Irani Pinheiro, em entrevista coletiva nesta sexta-feira na Assembleia Legislativa de São Paulo, local no qual o corpo do marido foi velado durante a manhã.

O cérebro de Maguila é o terceiro pertencente a um atleta que o Biobanco para Estudos em Envelhecimento da FMUSP tem acesso. A entidade já pôde analisar as doações de mais dois campeões mundiais: o também ex-pugilista Éder Jofre e o ex-jogador de futebol Bellini, capitão da seleção brasileira que conquistou a Copa do Mundo de 1958. Ambos tiveram o diagnóstico da Encefalopatia Traumática Crônica confirmado.

“A suspeita clínica existe, mas o diagnóstico, por enquanto, é anatomopatológico [análise de fragmentos de um tecido retirado do indivíduo]. A importância da disponibilidade do tecido cerebral desses atletas é enorme para a pesquisa e a ciência, pois, no fim, [o resultado] reverte para todo mundo”, avaliou a coordenadora do Departamento Científico de Traumatismo Cranioencefálico da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Maria Elisabeth Ferraz, à Agência Brasil.

“Claro que nossa maior meta é a prevenção, mas, muitas vezes, fazermos diagnósticos mais precoces. Com isso, evitando que o indivíduo continue tendo choques cranianos. Se tivermos biomarcadores [indicadores que fornecem dados sobre a saúde da pessoa], exames laboratoriais ou de imagem que possam fazer esse diagnóstico – ou suspeita de diagnóstico – mais precoce, podemos desenvolver ainda mais a prevenção”, completou a médica neurologista.

A doença que acometeu Maguila, Eder Jofre e Bellini foi descoberta em 2002 pelo neuropatologista Bennet Omalu. Ele diagnosticou a encefalopatia no cadáver de um ex-jogador de futebol americano chamado Mike Webster, que havia falecido aos 50 anos, vítima de um ataque cardíaco.

A repercussão do estudo, publicado três anos depois, incomodou os dirigentes da liga responsável pela modalidade (NFL, na sigla em inglês) e levou a ameaças ao médico nigeriano-americano. Mais de uma década depois, após novas pesquisas e com atletas acionando a Justiça, a NFL, enfim, estabeleceu um protocolo de concussão e investiu em tecnologia para aumentar a segurança do jogo. A história, inclusive, transformou-se no filme “Um Homem Entre Gigantes”, de 2015, protagonizado pelo ator Will Smith.

“[A Encefalopatia Traumática Crônica] culmina com um quadro de alterações de comportamento, psiquiátricas, cognitivas, de memória e de equilíbrio que muitas vezes se desenvolvem após o atleta estar aposentado, pois ela é resultado de inúmeros impactos no cérebro ao longo de anos. Claro, fatores ambientais e genéticos também contam, mas é uma doença que se instala com o passar do tempo, culminando em quadros gravíssimos”, explicou Maria Elisabeth.

Segundo a coordenadora da ABN, não há necessidade de que o indivíduo perca a consciência para ter sofrido uma lesão cerebral. Segundo ela, os choques repetidos na cabeça, mesmo sem um desmaio, já podem levar ao movimento do cérebro na caixa craniana.

Por fim, a neurologista destacou uma realidade além do esporte, mas que dialoga com a periculosidade da encefalopatia. Segundo o boletim “Elas Vivem: Liberdade de Ser e Viver”, divulgado em março deste ano, ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas em 2023, em oito dos nove estados monitorados pela Rede de Observatórios da Segurança: Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

“Qualquer tipo de impacto que se repita no cérebro pode levar a alterações cognitivas, degenerativas e comportamentais. Aquela mulher que sofre violência doméstica cronicamente em casa, por seu companheiro ou alguém mais, também pode desenvolver esse quadro degenerativo neurológico. E pode acontecer com crianças”, alertou.

Governador reúne chefes e comandantes das forças de segurança

0

 

O governador Jerônimo Rodrigues reuniu chefes e comandantes das forças de segurança da Bahia, nesta quinta-feira (24), para avaliar o andamento de ações realizadas no estado e fazer um balanço de resultados.

Estiveram presentes representantes das Polícias Civil, Militar e Penal, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros. O encontro ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

“Todos nós, juntos, estamos buscando o que a Bahia espera, sem medir qualquer tipo de sacrifício para que os investimentos aconteçam. Investimentos em armamento, viaturas, equipamento de proteção, construção de delegacia, de pelotões, presídios. Todo mundo imbuído para que a gente possa seguir com as ações e operações em todo o estado”, pontuou o governador.

De acordo com o secretário de segurança pública, Marcelo Werner, a integração é fundamental e ela tem sido total entre as forças de segurança do Estado. “A Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica, Bombeiros Militar, além da Polícia Penal, vêm trabalhando diuturnamente no combate às facções no nosso estado. Fruto disso são os índices criminais reduzidos, não só crimes contra o patrimônio, mas também os crimes contra a vida”, ressaltou Werner, lembrando que esse trabalho conjunto conta ainda com o apoio de órgãos federais e municipais.

Dados – Na ocasião, foi feita uma avaliação das últimas ações do setor de janeiro a outubro deste ano. No comparativo com o mesmo período do ano passado, as mortes violentas tiveram redução significativa. Foram 3.941 contra 3.519 em 2024. O roubo de veículos diminuiu de 9.777 para 8.325, uma queda de 15%. O roubo a banco apresentou uma redução de 77,8%, passando de 9 para 2 no mesmo período. O roubo a carga saiu de 239 para 138, menos 42%. O roubo a ônibus teve uma queda de 36%, saindo de 882 para 563.

Ações – Como exemplo das ações que estão sendo realizadas em Salvador, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, destacou a Operação Hórus. “Uma operação que nós iniciamos há três dias, com o objetivo de levar maior segurança para as ruas da nossa capital e, sobretudo, combater os crimes violentos letais intencionais. Com certeza, isso reduzirá de maneira drástica o número de homicídios e levará mais paz social, que nós queremos tanto para a nossa sociedade”, explicou o coronel. A Operação Hórus tem o apoio de 208 policiais e 52 viaturas de unidades do interior e de Salvador.

A produtividade também se reflete no número de prisões. Em 2023, foram 13787. Este ano, foram 14087, uma variação positiva de 2,2%. Já as armas retiradas de circulação tiveram uma variação positiva de 0,1%, saindo de 4574 para 4578. Os investimentos se refletem também na contratação de novos agentes. Entre 2023 e 2024, foram contratados quatro mil novos policiais e bombeiros, adquiridas duas mil viaturas, um helicóptero, equipamentos de inteligência e 4.5 mil novos armamentos. O valor investido chega a R$ 400 milhões.

Cármen Lúcia convida eleitores a votarem no segundo turno

0

 

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, convidou os eleitores a comparecerem às urnas no próximo domingo (27), data do segundo turno das eleições municipais.

Os eleitores de 15 capitais e de 36 municípios voltam às urnas para eleger os prefeitos que disputam os cargos. 33,9 milhões de eleitores estão aptos a votar. Não há segundo turno para a disputa ao cargo de vereador.

Ao conclamar o eleitor a votar, Cármen Lúcia disse que o voto é uma bênção da democracia. “A Justiça Eleitoral convida as eleitoras e os eleitores que compareçam às urnas. O voto é uma bênção democrática. Em nome dos que vieram antes de nós e que lutaram para que nós tivéssemos esse direito fundamental de votar, em nome dos que vierem depois de nós, que precisam de ter um Estado democrático, uma sociedade democrática da qual o voto é um gesto da participação livre”, afirmou.

A ministra também ressaltou que quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo. “Se você [eleitor] não votou no primeiro turno, não tem importância. Pode comparecer com título de eleitor ou com outro documento com foto para que exerça seu direito, que também é um dever cívico com a sociedade brasileira”, completou.

Justificativa – Os eleitores que não puderem comparecer ao pleito deverão fazer a justificativa de ausência na votação. Assim como ocorreu no primeiro turno, não há possibilidade de voto em trânsito no segundo.

No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo E-título da Justiça Eleitoral ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia do pleito. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Apple e Android até sábado (26), véspera da eleição.

Sem ganhador, Mega-Sena acumula e prêmio está estimado em R$ 85 milhões

0

 

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.789 da Mega-Sena, realizado na noite desta quinta-feira (24). Os números sorteados foram 03-17-18-19-20-55. Sem ganhador, o prêmio está estimado em R$ 85 milhões.

Se o prêmio principal não saiu, a quina teve 137 apostas ganhadoras e cada uma vai receber R$ 25.356,30. Já a quadra registrou 6.634 vencedores, com prêmio de R$ 748,05 para cada.

O próximo concurso da Mega-Sena será neste sábado (26). As apostas podem ser feitas até as 19h no horário de Brasília do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país, ou pela internet, no site da Caixa. No caso das lotéricas, os estabelecimentos podem fechar antes das 19h.

Número de pessoas mortas com marcas de tiro cresce 220% na Região Metropolitana de Salvador entre 2023 e 2024

0

 

O número de pessoas mortas com marcas de tiro cresceu 220% na Região Metropolitana de Salvador (RMS) entre o ano de 2023 e 2024, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Fogo Cruzado na quarta-feira (23). Segundo o levantamento, no ano passado foram registradas um total de 30 ocorrências, enquanto em 2024, até o momento, chegou aos 66 casos.

O reportado na RMS é três vezes maior que a Região Metropolitana de Rio de Janeiro neste ano, que ficou com 22 ocorrências. A Região Metropolitana de Recife registrou o maior crescimento em um ano, com uma alta de 352% ao chegar em 52 casos.

O Instituto Fogo Cruzado também deu destaque para dois casos recentes na RMS:

  • No dia 16 de outubro, três homens foram encontrados mortos com marcas de tiro na Via Parafuso, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.
  • No mesmo dia, duas mulheres foram encontradas mortas em uma região de mata na Rua Jerusalém, no bairro de Fazenda Grande IV, em Salvador.
  • O Instituto Fogo Cruzado também deu destaque para dois casos recentes na RMS:
    • No dia 16 de outubro, três homens foram encontrados mortos com marcas de tiro na Via Parafuso, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.
    • No mesmo dia, duas mulheres foram encontradas mortas em uma região de mata na Rua Jerusalém, no bairro de Fazenda Grande IV, em Salvador.

Polícia Federal vai reforçar segurança em Camaçari para 2º turno no domingo (27)

0

 

A Polícia Federal enviará o Grupo de Pronta Intervenção (GPI) para reforçar o policiamento de Camaçari, no próximo domingo (27), quando ocorre a votação do segundo turno nas eleições municipais 2024 que decidirá o novo prefeito da cidade. O grupo é especializado em ‘situações de crise’ e ‘operações de alto risco’. As informações são do jornal O Globo.

Às vésperas do segundo turno, deputados da oposição ao PT solicitaram a presença da Força Nacional na eleição de Camaçari. O requerimento foi encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e foi assinado pelos deputados federais Paulo Azi, Elmar Nascimento, Arthur Maia, Dal Barreto, Zé Rocha e Leur Lomanto Jr., todos do União Brasil, além de Adolfo Viana, presidente estadual do PSDB.

Os parlamentares baianos alegam que a facção criminosa Comando Vermelho (CV) estava impedindo que o candidato Flávio Matos (União Brasil) fizesse comícios e passeatas em regiões do município, por isso, a solicitação de um esquema reforçado de segurança durante o pleito.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) divulgou, nesta quarta-feira (24), a operação de segurança do segundo turno das eleições de Camaçari. As forças de segurança irão dospinibilizar 1,3 mil policiais, 180 viaturas e 50 câmeras de videomonitoramento, sendo 13 delas com sistema de reconhecimento facial.

No domingo, o Centro Integrado de Comunicação e Controle (CICC) vai funcionar. As atividades se iniciam na manhã de sábado (26) e seguirão em funcionamento até a manhã segunda-feira (28), no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia, na Avenida Paralela.

Fonte:Bahia.ba

Trump aparece à frente de Kamala em nova pesquisa, com 49% das intenções de voto

0

 

Uma pesquisa publicada nesta quinta-feira (24) mostra o ex-presidente e candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, em vantagem. Ele aparece numericamente à frente (49%) de Kamala Harris (46%), atual vice e candidata democrata, nas intenções de voto do eleitorado americano.

O levantamento realizado pelo The Wall Street Journal perguntou a 1.500 eleitores registrados quem escolheriam entre os dois candidatos. Dentro da margem de erro —de 2,5 pontos percentuais— Trump e Kamala estão tecnicamente empatados.

Ainda nesta quinta, o canal americano CNBC publicou uma pesquisa em que o cenário é parecido: Trump lidera com 48% das intenções, ante 46% de Kamala. Nos dois levantamentos os cenários praticamente se mantêm em relação às pesquisas similares realizadas em agosto.

Segundo os dados do WSJ, 53% dos entrevistados tem visões desfavoráveis sobre a democrata, contra 45% que afirmam vê-la com bons olhos. Por outro lado, as impressões acerca do republicano se tornaram mais otimistas: 52% dizem aprovar seu desempenho atual, enquanto 48% afirmam desaprovar. Para Kamala, o cenário é mais complicado, já que a maioria do eleitorado (54%) relatou desaprovar seu trabalho, ante 42% que manifestam o contrário.

O caráter acirrado da disputa eleitoral é fortalecido pelas preocupações dos possíveis eleitores. As questões econômicas são as mais caras aos eleitores, segundo dados da CNBC. Nesse sentido, 42% dos eleitores dizem acreditar em um melhor futuro financeiro caso Trump seja eleito; 24% afirmam ter mais esperança em Kamala e 29% relatam crer que sua situação financeira não mudaria em nenhum dos casos.

Programa Qualifica Candeias certifica 1ª turma de Jovens do curso de almoxarifado

0

 

A Prefeitura de Candeias continua oportunizando e preparando jovens e adultos para o mercado de trabalho em diferentes áreas. Na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito do município, Dr Pitágoras fez a entrega dos certificados para os aprovados do curso de almoxarifado. O curso faz parte da grade do Programa Qualifica Candeias.

O curso começou em 22 de julho numa parceria envolvendo a Prefeitura por meio da Secretaria de Trabalho Emprego e Renda ( SETER) e Senai.  Na oportunidade, os jovens tiveram toda noção logística da função, a exemplo de controle de e saída de materiais; estoque; controle de inventário; emissão de notas, entre outros.

O prefeito Pitágoras enfatizou a importância do diploma e que os sonhos podem ser realizados seja a pequeno ou longo prazo. “Não é um simples curso, quem sabe daqui há alguns anos vocês estão abrindo a própria empresa. Então quero profetizar na vida de cada um aqui que vai dar tudo certo e que vocês estão no mercado de trabalho o mais rápido possível, pois vocês merecem e estudaram para isso”, encerrou.

A expectativa da jovem Adriana Pereira é grande para conseguir logo uma oportunidade no mercado que, para a qualificação de almoxarife anda bem aquecido. “Esse curso é uma expectativa de toda família e acredito que já estou pronta para o mercado de trabalho. Foram mais de 300 pessoas inscritas e graças a Deus conseguimos chegar a esse momento da diplomação. Agora é conseguir o emprego e colocar em prática todo aprendizado”.

O secretário da SETER, Ednilson Alves, popularmente conhecido como Eide do Siticcan disse que o próximo passo agora da pasta é buscar as empresas e apresentar os currículos dos alunos. “É um pedido do prefeito Pitágoras que as empresas que aqui chegarem deverá priorizar a mão de obra local e qualificada”, informou.

Já o secretário de Governo, Filipe Magno, que iniciou a implantação do Programa Qualifica Candeias, na época secretário da SETER, parabenizou os alunos pela formação no curso e ressaltou a importância da presença das mulheres como maioria da turma. “Vocês são privilegiados por serem a 1ª turma formada pelo Qualifica Candeias, em especial as mulheres que somam quase 80% da turma formada. Lembro também que esse programa é obrigatoriamente a reservar 40% de suas vagas para o público feminino, graças a esse olhar do nosso prefeito”, ressaltou.

São mais de 25 cursos que o Qualifica vai disponibilizar para a população ao longo dos anos. Entre eles Instalador de sistema fotovoltaico (placa solares); Manutenção de tablets e smartphones; Segurança alimentar para autônomos e permissionários que irão atuar na nova Central de Abastecimento; Desenvolvedor de Sistema (Mestre de obras e construção de drywall), entre outros.

Além dos citados, participaram do evento a representante do SENAI Iana Simões; o vereador Jorge da JM (SD), demais secretários e servidores públicos.

Quase 200 crianças e adolescentes são agredidos por dia no país

0

 

O Brasil registrou, ao longo de todo o ano de 2023, uma média de 196 casos de violência física contra crianças e adolescentes de até 19 anos. Cerca de 80% das agressões contra crianças de até 14 anos ocorreram dentro de suas próprias casas. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (24) pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com base em casos notificados por unidades de saúde.

Dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), mantido pelo Ministério da Saúde, indicam que casos de violência afetam todas as faixas etárias em questão.

Em 2023, foram registradas mais de 3 mil notificações envolvendo bebês com menos de 1 ano, enquanto 8.370 casos estavam relacionados a crianças de 5 a 9 anos. Adolescentes de 15 a 19 anos foram as principais vítimas de agressões, respondendo por 35.851 notificações ao longo do ano.

Subnotificação

Apesar do número expressivo de registros, a entidade alerta que os dados representam apenas “a ponta do iceberg” e que a subnotificação figura como um grande desafio, impedindo uma compreensão mais precisa da real dimensão do problema. Segundo a SBP, muitas agressões contra crianças e adolescentes não são relatadas, sobretudo em áreas remotas ou com poucos recursos.

O cenário de subnotificação de casos de violência contra crianças e adolescentes, de acordo com a SBP, é particularmente evidente na Região Norte, onde o número de notificações é significativamente menor, o que pode estar relacionado tanto à dificuldade de acesso aos serviços de saúde quanto à ausência de mecanismos eficazes de denúncia.

A entidade destaca que, no Brasil, a notificação de qualquer caso suspeito ou confirmado de violência contra crianças e adolescentes é compulsória, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Todos esses casos devem ser reportados ao conselho tutelar local.

“Em situações mais graves ou que envolvem crimes como violência física, psicológica ou sexual, as delegacias de polícia e o Ministério Público também precisam ser notificados.”

Distribuição geográfica

De modo geral, estados da Região Sudeste concentram a maioria dos casos de violência física contra crianças e adolescentes, o que, segundo a SBP, é esperado em razão da alta densidade populacional e de sistemas mais eficientes de diagnóstico e denúncia. Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, entretanto, também registraram números classificados pela entidade como expressivos.

O estado de São Paulo lidera em todas as faixas etárias, com 17.278 registros de violência física – uma média de quase 50 casos por dia. Minas Gerais aparece como o segundo estado com mais notificações, contabilizando 8.598 notificações ao longo de 2023.

Em terceiro lugar, está o Rio de Janeiro, que registrou 7.634 agressões.

A entidade classifica os números relacionados à Região Sul como “preocupantes”, com destaque para o Paraná, com 7.266 casos, e o Rio Grande do Sul, com 2.331 casos. “No Paraná, chama a atenção a elevada proporção de casos em menores de 10 anos, representando um terço das notificações. Em Santa Catarina, 31% dos episódios de violência física também envolvem crianças com menos de 10 anos”.

Já no Nordeste, a Bahia aparece com o maior número de ocorrências, 3.496. Outros estados com números expressivos incluem Ceará (2.954 casos) e Pernambuco (2.935 casos), sobretudo entre adolescentes de 15 a 19 anos.

No Centro-Oeste, o estado de Goiás se destaca com 2.533 casos, dos quais 70% ocorreram entre adolescentes de 10 a 19 anos.

No Norte, o Pará se sobressai, com 2.357 notificações, o maior registrado em toda a região.

Orientações

A SBP classifica a violência contra crianças e adolescentes como uma doença silenciosa e avalia ser fundamental que profissionais de saúde estejam atentos e sensíveis a possíveis sinais de agressão, incluindo fraturas inexplicáveis ou específicas de traumas intencionais; e relatos contraditórios ou lesões incompatíveis com o trauma descrito ou com o desenvolvimento psicomotor da criança.

“A violência intrafamiliar é uma doença crônica e progressiva, que se repete de geração em geração e causa grande impacto devido à relação de dependência entre vítima e agressor, tanto pelo dano físico quanto pela destruição de laços afetivos. Como uma doença, que afeta todas as classes sociais e culturas, ela apresenta sinais e sintomas que exigem tratamento e a interrupção do ciclo com medidas de denúncia e proteção.”

A entidade destaca que, embora o diagnóstico de violência e o encaminhamento de uma notificação não constitua uma denúncia formal contra os agressores, ambos configuram “um passo importante no processo de cuidados destinado a pessoas em situação de risco”.

Campanha

A SBP informou que, após debater o tema no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, que ocorreu entre 22 e 26 de outubro em Florianópolis (SC), será lançada uma nova campanha de sensibilização e orientação diagnóstica sobre violência contra crianças e adolescentes no Brasil.

A proposta é fortalecer ações de prevenção e a identificação precoce de sinais de agressão em todos os níveis de serviços de saúde.

Fonte: Bahia.ba

Imprensa uruguaia crava Botafogo na final após goleada sobre o Peñarol

0

 

O Botafogo encaminhou a vaga na final da Libertadores na noite desta quarta-feira (23). Jogando no Engenhão, o Fogão aplicou uma goleada histórica sobre o Peñarol por 5 a 0, pelo jogo de ida da semifinal. Os gols foram marcados por Savarino, duas vezes, Alexander Barboza, Luiz Henrique e Igor Jesus. A imprensa uruguaia cravou o time carioca na decisão do título continental.

“Peñarol sofreu um vendaval de gols após um notável segundo tempo do Botafogo, que se meteu na final da Libertadores”, descreveu o jornal El Observador.

Outro jornal que se rendeu ao Fogão foi o El Pais que exaltou a exibição da equipe dirigida pelo português Arthur Jorge. O periódico destacou os gols marcados, todos feitos no segundo tempo.

Com o placar elástico, o Botafogo pode perder por até quatro gols de diferença para o Peñarol na partida de volta, marcada para a próxima quarta (30), às 21h30, no Campeón del Siglo. A final da Libertadores acontece no dia 30 de novembro, um sábado, no Monumental de Núñez, na Argentina. A outra semifinal está sendo disputada entre Atlético-MG e River Plate. O Galo venceu o primeiro encontro na Arena MRV por 3 a 0 e pode ser derrotado por dois tentos a mais para ter um encontro de brasileiros na decisão do torneio continental.