Home Blog Page 562

Mega-Sena acumula e pagará R$ 95 milhões na próxima terça-feira (29)

0

 

Ninguém acertou os seis números do concurso 2790 da Mega Sena. Os números sorteados neste sábado (26) foram 29-32-40-42-49-58.

Na próxima terça-feira (29, o prêmio a ser distribuído será de R$ 95 milhões.

As informações são da Caixa Econômica Federal.

A Quina – cinco acertos – teve 85 apostas ganhadoras com R$ 58.927,35 para cada uma.

A Quadra – quatro acertos – registrou 6.127 apostas ganhadoras, R$ 1.167,85.

Diplomação de Eriton Ramos, do Vice e dos Vereadores eleitos, Acontecerá 10 de dezembro na Câmara de Vereadores

0

A Juíza Eleitoral da 127ª ZE de Candeias, Ana Bárbara Barbuda Ferreira Motta enviou na manhã desta sexta-feira (25/10), um ofício a Câmara Municipal de Vereadores de Candeias na Região Metropolitana de Salvador solicitando a disponibilização do auditório para a Diplomação dos Candidatos Eleitos, no dia 10 de dezembro às 10h da manhã.

De  acordo com o ofício foi solicitado a cooperação da Casa Legislativa a fim de disponibilizar o auditório/plenário da Câmara de Vereadores para que o Juízo Eleitoral possa realizar a Cerimônia de Diplomação dos Candidatos Eleitos nas Eleições Municipais de 2024 em Candeias.

Informando também que serão convocados os candidatos eleitos para os cargos de vereador (15), prefeito (1) e vice-prefeito (1), bem como seus familiares; também serão convidadas para a cerimônia as autoridades públicas locais.

Aulão Enem 2024 anuncia mudança de data e local

0

 

Com as provas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio 2024 se aproximando, a preparação dos estudantes é fundamental para alcançar bons resultados e garantir uma vaga no ensino superior. O exame acontece nos dias 3 e 10 de novembro.

Uma das iniciativas é o projeto Gabaritei – Aulão Enem 2024. O aulão, que estava previsto para o dia 28 de outubro na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, foi remarcado para o dia 31 de outubro (quinta-feira), das 17h às 21h, e será realizado no Espaço Moriah Hall, localizado na Paralela.

A nova data e o novo local oferecem uma melhor estrutura, garantindo que todos possam aproveitar ao máximo os conteúdos preparatórios para o ENEM. Para participar, os estudantes devem procurar a diretoria de suas escolas para realizar a inscrição ou se cadastrar no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) A programação do evento permanece a mesma, assegurando a qualidade e excelência das aulas.

Para apoiar os vestibulandos neste momento crucial, a Novabrasil Salvador, em parceria com a Carambola Produções e a Coordenação Pedagógica da A Vida Vale Produções, apresentam o projeto Gabaritei – Aulão ENEM 2024, que será totalmente gratuito. Com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, o evento proporcionará uma revisão completa dos conteúdos mais abordados no exame.

Destinado aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual, o evento oferece uma oportunidade única de aprendizado e interação. Para participar, os alunos interessados devem procurar a direção de suas respectivas escolas para realizar a inscrição.

O transporte e o lanche durante o evento serão disponibilizados pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, garantindo que todos os participantes tenham acesso às atividades de forma confortável e acessível.

Time de professores – O Gabaritei trará um time de professores renomados para revisar as áreas de Ciências Exatas, Ciências da Natureza, Linguagens, Ciências Humanas e Redação. O objetivo é proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e eficaz, preparando os alunos para o Enem.

Entre os professores que estarão presentes, destacam-se Zé Carlos Bastos, que ficará responsável pelas aulas de Linguagens e Redação, trazendo toda sua experiência e domínio nas áreas de interpretação de texto e construção de argumentos para a prova.

Na área de Ciências Humanas, Bartilloti ministrará Geografia, enquanto Iuri Vieira e Ricardo Carvalho serão os responsáveis por História, cobrindo os principais temas históricos que frequentemente aparecem no exame. Já em Ciências da Natureza, os alunos contarão com o conhecimento especializado de Digenal para Biologia, e a dupla Rodriguinho e Renato para Química.

Além disso, Marcelo Fininho dará a aula de Física, abordando os conceitos fundamentais exigidos nas provas do ENEM. Na área de Matemática, Léo e Adroaldo trarão uma abordagem prática e objetiva, ajudando os estudantes a resolverem questões de maneira eficiente e precisa, otimizando o tempo durante a prova.

Entretenimento – Além das aulas, o Gabaritei oferecerá uma programação especial com atividades interativas e momentos de descontração para proporcionar um ambiente descontraído e estimulante.

Um dos destaques será a participação de Renanzinho CBX, que promete animar os participantes com seu repertório envolvente e cheio de energia. Além disso, haverá sorteios de brindes exclusivos, garantindo que todos os participantes tenham a chance de levar uma lembrança dessa experiência única.

SERVIÇO:

GABARITEI – Aulão Enem 2024

Data: 31 de outubro de 2024

Horário: Das 17h às 21h

Abertura dos Portões: 16h

Local: Espaço Moriah Hall

Endereço: Av. Luís Viana Filho, 8812 – Paralela, Salvador – BA

Coordenação Pedagógica: A Vida Vale Produções

Realização: Novabrasil Salvador e Carambola Produções

Apoio: Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura.

Presidente do TRE-BA acompanha segundo turno em Camaçari

0

 

A cidade de Camaçari terá o segundo turno das eleições municipais, neste domingo (27). Para acompanhar o andamento do pleito, o presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo da Matta, e demais membros da Corte Eleitoral da Bahia, seguirão para a cidade pela manhã.

A comissão do TRE-BA pretende monitora as atividades referentes o segundo turno eleitoral no município e prestar apoio às magistradas, as servidoras e aos servidores das zonas eleitorais 170ª e 171ª.

Na ocasião, o desembargador Abelardo da Matta, receberá a imprensa às 11 horas, para realizar um balanço parcial do pleito que ser encerra às 17h.

Cássia Kis vira ré após declarações homofóbicas em entrevista

0

 

O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra Cássia Kis por homofobia. As falas foram feitas em 2022 durante uma entrevista que a artista deu para a jornalista Leda Nagle, onde ela condena a existência de pessoas homofóbicas. Caso condenada, a atriz pode pagar uma multa de até R$ 1 milhão.

Segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (25) pela coluna do jornal A Folha de São Paulo “Outro Canal”, a denúncia-crime, aceita na semana passada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região), foi movida pelo coletivo Articulação Nacional dos Transgêneros (Antra) e pelo ator José de Abreu. Ao todo, foram três sugestões de ação civil pública, todas em 2022.

“Não existe mais o homem e a mulher, mas mulher com mulher e homem com homem. Essa ideologia de gênero que já está nas escolas. Eu recebo as imagens inacreditáveis de crianças de 6, 7 anos se beijando, onde há inclusive um espaço chamado ‘beijódromo’ ou algo assim”, afirmou

SAC tem atendimento especial neste sábado para expedir nova Identidade

0

 

O SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) promove atendimento especial para a nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) em 14 unidades do interior do Estado. Os postos de Alagoinhas, Brumado, Conquista I e II, Feira I e II, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Senhor do Bonfim e Valença vão funcionar neste sábado, 26/10, de 8h às 12h, somente para a CIN.

O atendimento da CIN é realizado por agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo ou portal ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia.

A CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. É importante ressaltar que os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.

A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

Fim de semana prolongado na Bahia terá sol e chuvas isoladas no centro-sul

0

 

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou nesta sexta-feira (25) a previsão do tempo para esse fim de semana no estado. No sábado (26), a chuva no sul do estado ganha intensidade devido ao aumento do fluxo de umidade da Amazônia. Os municípios na divisa com Minas Gerais, especialmente no sul das regiões oeste e São Francisco, devem registrar volumes significativos de precipitação. Em contraste, o restante da Bahia segue com tempo firme, céu parcialmente nublado e temperaturas amenas, como em Paulo Afonso, que registra máxima de 36°C, e Ilhéus, onde os termômetros ficam entre 25°C e 29°C.

Já no domingo (27), a previsão é de condições similares ao dia anterior, com chuva fraca a moderada, concentrada no centro-sul da Bahia. As regiões próximas à divisa mineira e à extremidade sul do litoral devem continuar com volumes expressivos de precipitação, enquanto o centro-norte baiano permanece com tempo firme e sol entre nuvens. Em cidades como Feira de Santana, a temperatura atinge 33°C, e em Jequié, a máxima chega a 31°C, mantendo o padrão de calor que predomina na maior parte do estado.

Na segunda-feira (28), dia do servidor público, o cenário atmosférico se mantém estável. O centro-norte da Bahia deve seguir com céu claro a parcialmente nublado, enquanto no centro-sul as chuvas persistem, agora acompanhadas por descargas elétricas e ventos moderados, especialmente no litoral sul. Cidades como Remanso registram máximas de 36°C, e Vitória da Conquista, situada em uma área mais amena, apresenta temperaturas entre 17°C e 29°C.

Seleção Brasileira vai treinar no Barradão para partida contra Uruguai

0

 

A seleção brasileira joga em Salvador no próximo dia 19 de novembro, na Arena Fonte Nova, e já foi definido e oficializado que o grupo treinará para o duelo no Barradão, estádio do Esporte Clube Vitória.

A Canarinha joga contra o Uruguai pelas Eliminatórias Sul-Americanas. A previsão de chegada à capital baiana é no dia 15 de novembro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda vai definir os horários de treinamento da equipe no no Centro de Treinamento Manoel Pontes Tanajura, no complexo do Barradão. Os jogadores serão convocados pelo técnico Dorival Júnior no dia 1° de novembro.

Antes disso, a seleção joga no dia 14 de novembro, no Estádio Monumental de Maturín, na Venezuela, contra a seleção da casa. Em 10 jogos até agora, o Brasil fez 16 pontos e figura na quarta posição nas eliminatórias, atrás de Colômbia (19 pontos) e Argentina (22 pontos).

Amistoso Brasil x Colômbia neste sábado abre preparação para Copa 2027

0

 

A seleção brasileira feminina de futebol volta a campo neste sábado (26) para o primeiro compromisso após a conquista da prata na Olimpíada de Paris. A partir das 18h30 (horário de Brasília), o Brasil encara a Colômbia, segunda melhor equipe da América do Sul, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES). A partida terá transmissão ao vivo da TV Brasil.

O embate sul-americano abre o ciclo de preparação da seleção para a primeira Copa do Mundo Feminina no Brasil. Renovação é o lema atual do técnico Arthur Elias, mas sem perder de vista a experiência das jogadoras vice-campeãs olímpicas. Das 26 convocadas, 12 participaram da histórica campanha em Paris.

“Em relação à convocação, um grande objetivo é a gente abrir novamente a seleção para avaliação de novas jogadoras, não só de idade como de ambiente de seleção. Jogadoras que vêm merecendo pelo momento presente e também olhando para frente. A gente tem uma Copa do Mundo em casa, uma responsabilidade muito grande, de um objetivo muito ambicioso. Então quero conhecer de perto, quero conseguir aproximar as jogadoras da seleção brasileira, aumentar bastante essa nossa unidade com tantas jogadoras de talento que temos no país”, afirmou o treinador em entrevista coletiva nesta sexta-feira (25).

Medalha de prata em Paris, a volante Angelina revelou o ambiente entre as convocadas durante os treinos e concentração na cidade de Serra (ES). Atualmente no Orlando Pride (Estados Unidos), a volante se juntou ao grupo na última quarta (23). “Eu sinto que as meninas que estão chegando agora na convocação têm se sentido tão confortáveis dentro de campo, talvez pelo momento que a gente teve nas Olimpíadas. Teve muita confiança para quem estava lá, mas também para quem está chegando agora”, pontuou Angelina durante a coletiva

“A gente precisa equilibrar as duas coisas: jogar com seleções fortes que nos estimulem bastante e também no nosso país. Nem sempre é fácil de conciliar tudo, mas já há um planejamento para 2025 e 2026 para que a gente consiga fazer isso. Aproveitar a medalha olímpica e o crescimento em geral do futebol feminino no país para criar essa atmosfera muito favorável para nós, para a Copa. Acho que um país que investe em Copa do mundo tem que ter uma responsabilidade social ao que representa o futebol feminino, as mulheres e várias questões como a violência contra a mulher, muitas situações que eu também pretendo levantar até lá, que são importantes para a gente evoluir como um todo”, projetou o treinador.

Para o jogo deste sábado (26), Arthur Elias afirmou que manterá a espinha dorsal da seleção vice-campeã olímpica, com possíveis estreias ao longo da partida. “A maioria das titulares em campo amanhã serão atletas que estiveram nas Olimpíadas sim. Acho importante nós mantermos as ideias com essas jogadoras que fizeram uma grande Olimpíada, e aos poucos ir incluindo [outras]. Não que a gente não vá ter estreias. Penso em substituições, haverá trocas, minutos suficientes para avaliar, não só nesse jogo como no outro”, concluiu o treinador, referindo ao segundo amistoso contra as colombiana, na próxima terça (29), às 19h.

De agosto de 2021 a julho de 2022, Bahia registrou 127 mortes de homens para cada 100 de mulheres

0

 

Entre agosto de 2021 e julho de 2022, 12 meses antes da data de referência do Censo Demográfico 2022, foram informadas, na Bahia, 93.926 mortes, sendo 52.500 de homens (55,9%) e 41.426 de mulheres (44,1%), numa sobremortalidade de 127 mortes masculinas para cada 100 femininas, segundo informações do Censo Demográfico 2022 sobre óbitos informados. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (25) pelo IBGE.

No Brasil como um todo, foram informadas 1.326.138 mortes no mesmo período, sendo 722.225 para o sexo masculino (54,5%) e 603.913 para o feminino (45,5%) – uma sobremortalidade um pouco menor do que a baiana, de 120 homens mortos para cada 100 mulheres mortas.

Em todos os estados morreram mais homens do que mulheres, nos 12 meses que antecederam o Censo 2022. A sobremortalidade masculina foi maior em Tocantins (150 mortes de homens para cada 100 mortes de mulheres), Rondônia (148/100) e Roraima (147/100). Por outro lado, Rio de Janeiro (104/100), Pernambuco (112/100) e Rio Grande do Sul (114/100) tiveram as menores sobremortalidades masculinas. A Bahia ficou na 12ª posição.

Na Bahia, morrem 5 homens para cada mulher – Na Bahia, assim como no Brasil como um todo, as mortes masculinas superam numericamente as femininas em todos os grupos de idade até os 79 anos, tornando-se minoritárias somente a partir daí, por causa do viés demográfico: como as mulheres sobrevivem mais e são a ampla maioria da população de 80 anos ou mais, também são as que mais morrem dessa idade em diante.

Na Bahia a maior sobremortalidade masculina ocorre entre jovens de 20 a 24 anos de idade, grupo no qual morrem 5 homens para cada mulher morta, ou 506 para cada 100. É a segunda maior sobremortalidade masculina, nessa faixa etária, dentre os estados brasileiros, abaixo apenas de Sergipe (573/100).

Em seguida, na Bahia, vêm as sobremortalidades masculinas no grupo de 15 a 19 anos de idade (450 mortes de homens por 100 de mulheres) e de 25 a 29 anos (411/100). As faixas de 15 a 29 anos de idade são aquelas em que as pessoas estão mais sujeitas às mortes por causas externas ou violentas, como acidentes, homicídios e suicídios, que atingem mais a população masculina.

No país, a maior participação de óbitos masculinos também ocorre no grupo de 20 a 24 anos, mas a diferença é bem menor do que na Bahia, com 371 mortes de homens para cada 100 mortes de mulheres.

5º município em população, Salvador teve o 3º maior total de mortes informadas – Em Salvador, segundo o Censo 2022, ocorreram 15.258 mortes entre agosto de 2021 e julho de 2022. Mesmo abrigando a quinta maior população do país, o município teve o terceiro maior número de óbitos informados, abaixo apenas de São Paulo/SP (71.559) e Rio de Janeiro/RJ (47.802) e acima de Brasília (13.642) e Fortaleza (14.852), que superam a capital baiana em total de habitantes.

Das mortes informadas em Salvador, 7.865 foram de homens (51,5%) e 7.393 de mulheres (48,5%), o que dá uma razão de 106 óbitos masculinos por cada 100 femininos. A sobremortalidade masculina no município foi muito menor do que a verificada na Bahia como um todo (127/100) e apenas a 20ª entre as 27 capitais, empatada, no arredondamento, com a de Belém/PA.

Rio de Janeiro/RJ (97 mortes de homens por cada 100 de mulheres) e Recife/PE (94/100) foram as únicas capitais com menos mortes masculinas do que femininas, segundo o Censo 2022. Na capital baiana, há sobremortalidade masculina em quase todos os grupos de idade até 74 anos. A única exceção ocorre na faixa de 5 a 9 anos de idade, em que foram informadas 26 mortes de meninas frente a 11 mortes de meninos.

Além de não ser tão ampla e de se encerrar antes do que na Bahia como um todo, a sobremortalidade de homens em Salvador também é maior mais cedo, no grupo de pessoas de 15 a 19 anos de idade, em que morreram 6 homens para cada mulher morta (615/100). Foi a 3ª maior sobremortalidade masculina nessa faixa etária entre as capitais, abaixo apenas das informadas em João Pessoa/PB (733/100) e Campo Grande/MS (700/100).

Segundo o informado no Censo 2022, só 26 dos 417 municípios baianos (6,2%) tiveram, no ano anterior à pesquisa, mais mortes femininas do que masculinas. Pedrão (56 óbitos de homens para cada 100 de mulheres), Santa Cruz da Vitória (63/100) e Dom Macedo Costa (67/100) lideraram nesse indicador.

Por outro lado, as maiores sobremortalidades masculinas foram informadas em Itaju do Colônia (quase 3 mortes de homens para cada morte de mulher, ou 283/100), Gongogi (277/100) e Itagimirim (250/100).