STF confirma decisão de Flávio Dino por 11 a 0 sobre emendas parlamentares

Date:

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por unanimidade, a decisão do ministro Flávio Dino que homologou o plano de trabalho apresentado pelo Congresso Nacional para dar mais transparência às emendas parlamentares. A votação ocorreu em plenário virtual e o placar foi de 11 a 0 pela confirmação da decisão de Dino, que já havia dado aval à proposta do Legislativo na última quarta-feira (26).

Apesar de liberar a execução das emendas referentes ao Orçamento de 2025 e de exercícios anteriores, Dino manteve ressalvas, como as suspensões referentes a ONGs e entidades do terceiro setor.  Na decisão, o ministro também enviou novos recados ao Congresso, afirmando que serão mais diálogos necessários para lidar com questões pendentes e que inquéritos e ações judiciais sobre casos de uso irregular da verba serão mantidos.

Dino reforçou a exigência de que as transferências diretas para estados e municípios, conhecidas como “emendas Pix”, só sejam pagas com a apresentação de planos de trabalho. As informações foram confirmadas pela Folha de S.Paulo.

Além disso, Dino ressaltou que a homologação do acordo não é definitiva e que continuará atento para que o acordo seja cumprido. Também deu prazo até 30 de maio para que o Congresso preste novas informações sobre o andamento dos ajustes técnicos e legislativos prometidos num plano de trabalho.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

No apagar das luzes, Bahia bate o Ceará e vence a primeira no Brasileirão

  O Bahia conquistou o primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro...

Rebeca Andrade faz história e vence Prêmio Laureus, o “Oscar do Esporte”

  A ginasta Rebeca Andrade, de 24 anos, entrou para...

O que acontece agora? Vaticano inicia tradicional processo após morte de Papa Francisco

  A morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira (21), inicia...

Kremlin confirma que Putin não estenderá cessar-fogo de Páscoa

  O cessar-fogo de Páscoa na guerra da Ucrânia, anunciado...