Transações via PIX superam pagamento com débito e dinheiro em espécie, diz pesquisa

Date:

 

O BC (Banco Central) informou nesta quarta-feira (4), que o Pix, serviço de pagamento instantâneo, já é a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros, com quatro anos desde o seu lançamento.

De acordo com a instituição, a modalidade superou as transações com dinheiro em espécie. A ferramenta é usada por 76,4% da população, além de ser aquela utilizada com maior frequência para 46% dos entrevistados.

Em 2021, o Pix havia entrado em operação havia poucos meses e, na época, já era usado por 46% da população. No recorte sobre frequência, entretanto, seu percentual era de apenas 17%. A informação é com base nos dados da mesma pesquisa.

No levantamento de 2024, em 2º lugar, aparece o cartão de débito, utilizado por 69,1% da população, sendo o meio pagamento mais frequente para 17,4% dos entrevistados.

Em 3º, o dinheiro em espécie (cédulas e moedas), usado por 68,9% da população, sendo o meio mais frequente para 22%. Em 2021, o dinheiro era utilizado por 83,6% da população, sendo o mais frequente para 42% dos entrevistados.

O cartão de crédito é utilizado por 51,6% da população, o mais frequente para 11,5%. Por outro lado, o cartão de crédito é a forma de pagamento usada com maior frequência nos estabelecimentos comerciais, 42% do total, contra 25,7% de uso de Pix.

Foram ouvidas 2 mil pessoas entre os dias 28 de maio e 1º de julho, sendo que mil compõem o público específico de caixas de estabelecimentos comerciais, em todas as capitais e em amostras de cidades com mais de 100 mil habitantes. A confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 3,1%.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Credenciamento de veículos de moradores para acesso às áreas do Carnaval encerra nesta segunda-feira

  O prazo para que moradores de áreas próximas aos...

Anvisa determina recolhimento de tônico capilar com minoxidil e suspende venda de produtos irregulares

  A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o...

Copa do Mundo de 2026 terá pausas obrigatórias para hidratação em cada tempo

A Fifa definiu que todas as partidas da Copa...

Governo Federal cria política que institui competição por rede de transmissão de energia

  Um decreto que cria nova política para que grandes consumidores...