Após a janela partidária, no qual vereadores que pretendem concorrer à reeleição nas Eleições Municipais de 2020 podem mudar de partido sem a perda de mandato, o DEM teve perda significativas na Câmara de Vereadores de Candeias. Nas eleições de 2016, o partido elegeu três vereadores Irmão Gerson (376), Nal da San Martins (646) e Rita Loira (965), com o total de 1987 votos, liderados pela pre-candidata à prefeita Antônia Magalhães. No entanto, ao longo dos mandatos, os parlamentares migraram para a base do prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina (PP).
Na troca de legenda, Irmão Gerson migrou para o PODEMOS, Nal da San Martins entrou no SOLIDARIEDADE e Rita Loira se filiou ao PP.
Procurado pela nossa reportagem, o presidente municipal do DEM, Preto Magalhães não foi encontrado para falar da saída dos vereadores da legenda.
Janela partidária
A Câmara de Vereadores de Candeias conta, atualmente, com 17 vereadores, e 11 deles, equivalente a 65%, trocaram de partido. O prazo para troca de partido encerrou no último sábado (4). Além deles, outros nove vereadores mudaram de legenda. A maioria migrou para a base do prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina.
Veja a lista de quem mudou de partido
Rita Loira saiu do DEM e entrou no PP
Gil Soares saiu do PTB e entrou no PP
Val Enfermeiro saiu do PMN e entrou do PP
Valdir Cruz saiu do PDT e entrou no PRB
Nal da San Martins saiu do DEM e entrou no SOLIDARIEDADE
Irmão Gerson saiu do DEM e entrou no PODEMOS
Ivan do Prateado saiu do PP e entrou no AVANTE
Lucimeire Magalhães saiu do PTC e entrou no PSL
Alcione Cica saiu do PMN e entrou no PV
Arnaldo Araújo saiu do PSDB e entrou no MDB
Fonte: Madre Noticias