A Superintendência de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-BA) inaugurou, nesta quinta-feira (5), um novo posto de atendimento em Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador. O equipamento funciona na unidade do SAC, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30, por ordem de chegada e mediante retirada de senha.
No local, os consumidores de Vera Cruz e região poderão fazer consultas, reclamações a diversos serviços como comércio eletrônico, bancos, financeiras, administradoras de cartões de crédito, operadoras de telefonia fixa, móvel e internet, comércio varejista, transporte aéreo, administradoras de consórcio, operadoras de planos de saúde, dentre outras empresas, além de renegociar dívidas, receber orientações e encaminhar solicitações de intermediação nas relações de consumo.
A instalação do equipamento faz parte do plano de interiorização do órgão, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), para promover a cidadania e o acesso à justiça aos cidadãos baianos/as. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), através do SAC, que oferece atendimento a diversos serviços do Governo do Estado para a população.
“A instalação do novo posto do Procon vai possibilitar aos moradores de Vera Cruz ter acessos aos nossos serviços e buscar os seus direitos, além de trazer harmonia e equilíbrio nas relações de consumo”, afirmou o superintendente do Procon-BA, Tiago Venâncio.
Além do atendimento presencial no Procon-BA, os consumidores podem buscar orientações e registrar reclamações através da plataforma ProConsumidor. Mantido pelo Governo Federal, através da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a plataforma é utilizada para intermediar as relações de consumidores e fornecedores. Para acessar o sistema, o consumidor pode acessar o portal consumidor.gov, com login e senha do gov.br.