Trump acusa Zelensky de prolongar guerra com a Rússia: “Declarações inflamatórias”

Date:

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (23) que o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, está dificultando os esforços por um acordo de paz com a Rússia. Para Trump, Zelensky “não tem cartas para jogar” e estaria prolongando o conflito ao adotar “declarações inflamatórias”.

A declaração de Trump acontece um dia depois de Zelensky reafirmar que a Ucrânia não irá “reconhecer a ocupação da Crimeia” — ponto que, segundo uma autoridade ouvida pela CNN, aparece como uma das cláusulas na proposta de cessar-fogo conduzida pela Casa Branca.

“A declaração feita por Zelensky hoje não fará nada além de prolongar o ‘campo da morte’, e ninguém quer isso! Estamos muito perto de um acordo, mas o homem ‘sem cartas para jogar’ deve agora, finalmente, FAZER ISSO”, escreveu Trump em sua rede social, a Truth Social.

O presidente americano também afirmou que a fala de Zelensky atrapalha o andamento das negociações, citando que “a Crimeia foi perdida anos atrás sob os auspícios do presidente Barack Hussein Obama e nem sequer é um ponto de discussão”.

“Ninguém está pedindo a Zelensky que reconheça a Crimeia como território russo, mas, se ele quer a Crimeia, por que não lutaram por ela onze anos atrás, quando foi entregue à Rússia sem que um tiro fosse disparado?”, questionou Trump. Ele ainda fez uma avaliação dura sobre o futuro da Ucrânia: “A situação para a Ucrânia é terrível — ele pode ter paz ou pode lutar por mais três anos antes de perder o país inteiro”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Obesidade infantil supera desnutrição no mundo, aponta Unicef

Pela primeira vez, há mais crianças e adolescentes obesos...

Câmara aprova urgência para projeto que libera mais recursos do Pré-Sal para saúde e educação

  A urgência para apreciação do projeto de lei complementar...

Bahia perde para o Fluminense e é eliminado da Copa do Brasil

  O Bahia não conseguiu passar mais uma vez das...

Medicamento brasileiro devolve movimento a pacientes com lesão na medula

Um medicamento desenvolvido no Brasil mostrou potencial para devolver...